O Projeto “Música na Praça”, ação cultural da Prefeitura de Tatuí, apresentará, neste sábado (26/10), às 11h, na Praça da Matriz, uma edição especial em comemoração ao Mês do Idoso. No palco, a animação será do Grupo de Viola “Alma Cabocla”, com participação especial do Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida”, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT).
Com coordenação de Godoy Nogueira, o Grupo de Viola “Alma Cabocla” contará com um repertório de clássicos da música raiz e das modas de viola, eternizados nas vozes de grandes ícones do cancioneiro popular, retratando a paisagem rural e o estilo de vida caboclo.
O “Alma Cabocla” foi criado em Tatuí no dia 21 de junho de 2021 e teve como incentivador o saudoso radialista Helinho Beijo Frio, nome artístico de Aurélio Serrão Corrêa. Além de reunir amigos, de tocar viola e de cantar boas músicas, o grupo de viola tem o objetivo de homenagear o poeta tatuiano Paulo Setúbal, que iniciou sua trajetória literária com a publicação do livro “Alma Cabocla”.
SOBRE GODOY NOGUEIRA
Antônio de Godoy Nogueira nasceu em Tatuí no dia 7 de janeiro de 1955. Morou em Guarulhos, entre os anos de 1956 e 2014, quando retornou à cidade natal.
Aos 47 anos de idade, ganhou a sua primeira viola, do amigo violonista Antônio Nunes de Brito, e começou a ter aulas semanais com o renomado Nestor da Viola, da dupla “Nestor e Nestorzinho”. A partir de 2003, o violonista Adauto Rodrigues passou a treiná-lo solo e acompanhamento.
Entre os anos de 2005 e 2014, formou a dupla “Oscar Neto e Godoy Nogueira”, em Guarulhos, dupla esta que, em 2006 obteve o 1º lugar no “1º Festival de Música Sertaneja de Mogi das Cruzes”, defendendo a querumana “Pedra 90”, composta por Rivaldo José e Brazando.
Também em Guarulhos, de 2005 a 2008, participou do Grupo “Viola e Paz”, comandado pelo músico Amauri Falabela. Depois, de 2008 a 2014, integrou o Grupo de Viola “Alma Caipira”, naquela mesma cidade.
No ano de 2018, formou, com o músico José Carlos Severino, a dupla tatuiana “Toninho e Zezinho”, que participou do “Festival de Música de Botucatu” classificando a música “Casinha”, de Nunes de Brito e Adauto Rodrigues, entre as 10 melhores do certame.
Godoy Nogueira também coordenou, em 2019, o Grupo “Tatu Viola”, com apresentação na Festa da Padroeira de Tatuí.