3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. EXPOSIÇÃO “RETRATOS DO TERRITÓRIO”, PRODUZIDA PELO COSC, OCORRE NO CENTRO CULTURAL DE TATUÍ

Com a intenção de trazer à tona reflexões sobre a identidade cultural e as realidades sociais que muitas vezes passam despercebidas, o COSC – Centro de Orientação e Serviços à Comunidade apresenta a exposição “Retratos do Território”. Ela acontecerá no Centro Cultural, da Prefeitura de Tatuí, a partir da próxima segunda-feira (14/10), das 9h às 17h.

Baseada na proposta de questionar e retratar as contradições sociais invisíveis no dia a dia, a mostra captura, por meio de fotos, imagens e histórias do cotidiano de diferentes culturas presentes nas ruas tatuianas. Ao longo de três anos de trabalho no território, ao discutir sobre políticas públicas, pertencimento e criticidade foram transformadas em “lentes” que permitirão ao público refletir sobre preconceitos e construir novos entendimentos.

A exposição busca não apenas demonstrar a vivência das pessoas, mas também criar vínculos e promover o respeito pela comunidade local. A reflexão proposta pelos organizadores vai além de capturar imagens; ela visa suscitar desconforto e provocar questionamentos sobre o que realmente vemos ao observar o território: “paisagem ou cultura?”.

De acordo com os responsáveis pelo COSC, “a mostra é um ato político que reflete sobre a forma como a sociedade nos enxerga e, consequentemente, nos ouve”. Ainda segundo eles, a identidade cultural retratada nas fotografias revela a construção cotidiana de costumes e valores, muitas vezes moldados pela violência e pelo preconceito. Nesse sentido, as imagens expostas trazem à tona sonhos, escolhas e realidades que, normalmente ficam à margem da percepção popular.

“Retratos do Território” busca enfatizar que a cultura está presente em todos os cantos, desde as ruas até os pequenos detalhes do cotidiano, como gírias, cortes de cabelo e fragmentos de paredes grafitadas. A mensagem que a exposição passa é clara: cultura e expressão estão sempre vivas no território e todos podem ter acesso a essa riqueza cultural. “Cada um com sua cultura, cada um com seu respeito”, dizem os organizadores do evento, reforçando o poder transformador da cultura nas periferias e à margem da sociedade.

O público poderá conferir a exposição no Centro Cultural de Tatuí (Praça Martinho Guedes, n° 12, Centro) até o dia 31/10, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE APRESENTA ÚLTIMO EPISÓDIO DA 2ª TEMPORADA DO “VOZES DA ARTE DE TATUÍ”; JONY MARCONDES É O ENTREVISTADO

O pianista, compositor e arranjador, letrista, cantor, escritor e produtor fonográfico, Jony Marcondes – que é um dos idealizadores do “Vozes da Arte de Tatuí” – é entrevistado por Adriana Afonso.

GUARDA CIVIL MUNICIPAL LOCALIZA, POR MEIO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO DA “MURALHA PAULISTA”, MOTOCICLETA COM PLACA CLONADA

O condutor e a motocicleta foram encaminhados para a Central de Flagrantes, onde a autoridade policial determinou a apreensão da moto para perícia e liberou o motorista.

COM DIVERSAS ATIVIDADES, 5º ENCONTRO GEEK É BENEFICENTE AO LAR DONATO FLORES; EVENTO É NESTE SÁBADO (19/10), NA A.A. XI DE AGOSTO

Os cosplayers de todas as idades terão a oportunidade de participar de um concurso, com premiação especial para os melhores colocados.