Pular para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. EXPOSIÇÃO “RETRATOS DO TERRITÓRIO”, PRODUZIDA PELO COSC, OCORRE NO CENTRO CULTURAL DE TATUÍ

EXPOSIÇÃO “RETRATOS DO TERRITÓRIO”, PRODUZIDA PELO COSC, OCORRE NO CENTRO CULTURAL DE TATUÍ

Publicado em:

Baseada na proposta de questionar e retratar as contradições sociais invisíveis no dia a dia, a mostra captura, por meio de fotos, imagens e histórias do cotidiano de diferentes culturas presentes nas ruas tatuianas.

Com a intenção de trazer à tona reflexões sobre a identidade cultural e as realidades sociais que muitas vezes passam despercebidas, o COSC – Centro de Orientação e Serviços à Comunidade apresenta a exposição “Retratos do Território”. Ela acontecerá no Centro Cultural, da Prefeitura de Tatuí, a partir da próxima segunda-feira (14/10), das 9h às 17h.

Baseada na proposta de questionar e retratar as contradições sociais invisíveis no dia a dia, a mostra captura, por meio de fotos, imagens e histórias do cotidiano de diferentes culturas presentes nas ruas tatuianas. Ao longo de três anos de trabalho no território, ao discutir sobre políticas públicas, pertencimento e criticidade foram transformadas em “lentes” que permitirão ao público refletir sobre preconceitos e construir novos entendimentos.

A exposição busca não apenas demonstrar a vivência das pessoas, mas também criar vínculos e promover o respeito pela comunidade local. A reflexão proposta pelos organizadores vai além de capturar imagens; ela visa suscitar desconforto e provocar questionamentos sobre o que realmente vemos ao observar o território: “paisagem ou cultura?”.

De acordo com os responsáveis pelo COSC, “a mostra é um ato político que reflete sobre a forma como a sociedade nos enxerga e, consequentemente, nos ouve”. Ainda segundo eles, a identidade cultural retratada nas fotografias revela a construção cotidiana de costumes e valores, muitas vezes moldados pela violência e pelo preconceito. Nesse sentido, as imagens expostas trazem à tona sonhos, escolhas e realidades que, normalmente ficam à margem da percepção popular.

“Retratos do Território” busca enfatizar que a cultura está presente em todos os cantos, desde as ruas até os pequenos detalhes do cotidiano, como gírias, cortes de cabelo e fragmentos de paredes grafitadas. A mensagem que a exposição passa é clara: cultura e expressão estão sempre vivas no território e todos podem ter acesso a essa riqueza cultural. “Cada um com sua cultura, cada um com seu respeito”, dizem os organizadores do evento, reforçando o poder transformador da cultura nas periferias e à margem da sociedade.

O público poderá conferir a exposição no Centro Cultural de Tatuí (Praça Martinho Guedes, n° 12, Centro) até o dia 31/10, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

Compartilhe:

Outras

Notícias

PROJETO GURI ESTÁ COM MATRÍCULAS ABERTAS NO POLO DE TATUÍ

A inscrição deve ser feita diretamente no Polo, não é necessário ter conhecimento musical prévio e nem instrumento em casa. E é tudo gratuito.

CARNAVAL CULTURAL: EXPOSIÇÃO DESTACA A HISTÓRIA DOS CARROS ALEGÓRICOS EM TATUÍ

A mostra resgata a memória carnavalesca de Tatuí, destacando os desfiles da cidade desde os anos 1920 e a evolução da elaboração dos carros alegóricos nas décadas seguintes.

NA QUINTA-FEIRA (27/2), CEU DAS ARTES TEM “FOLIA NO CEU” COM ZUMBA CARNAVALESCA

A novidade para este ano é a participação especial dos Blocos “Império do Samba” e “Os Tatus”.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.