1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. “FORRÓZIN PRA ELAS” HOMENAGEIA ANASTÁCIA, MARINÊS E CARMÉLIA ALVES NO “MÚSICA NA PRAÇA”

“FORRÓZIN PRA ELAS” HOMENAGEIA ANASTÁCIA, MARINÊS E CARMÉLIA ALVES NO “MÚSICA NA PRAÇA”

Publicado em:

Excepcionalmente neste sábado (5 de outubro), apresentação do “Música na Praça” começa às 10h30, com uma celebração especial à música nordestina.

Excepcionalmente neste sábado (5/10), o Projeto “Música na Praça”, ação cultural da Prefeitura de Tatuí, terá início às 10h30 na Praça da Matriz com uma celebração especial à música nordestina. Trata-se do projeto musical “Forrózin pra elas: homenagem à Anastácia, Marinês e Carmélia Alves”, contemplado pelo 4º Festival de Arte e Cultura de Tatuí “Mestre Canturião José Pinto de Moraes”.

No palco, estarão Danielle Domingos, no triângulo e na voz; Yuri Gonzaga, na sanfona e na voz; Tiago Mecatti, na zabumba; e Matheus Franz, no contrabaixo. O show terá duração de 1h30 e mesclará os clássicos do forró com canções interpretadas por grandes compositoras do gênero, como Marinês, Anastácia e Carmélia Alves. Essas mulheres tiveram um papel crucial na difusão da música nordestina e merecem ser celebradas pela relevância de suas obras.

De acordo com o grupo, o objetivo do evento vai além de apresentar boa música: busca promover a cultura nordestina, fortalecer a economia, valorizar as mulheres que contribuíram para o forró e fomentar o intercâmbio cultural entre Sorocaba e Tatuí, com a participação de Danielle Domingos, uma artista de destaque na região.

O projeto vem do recente debate sobre a presença feminina na música, especialmente em gêneros dominados por homens, como o forró. “A valorização e a visibilidade da produção musical de compositoras, por exemplo, ainda é uma realidade a ser alcançada”, destaca Harue Tanaka em sua obra “Mulheres na música: uma trajetória de luta e invisibilidade” (2018). Essa primeira edição de “Forrózin pra elas” visa lançar luz sobre essas compositoras, resgatando e promovendo suas contribuições à cultura nordestina.

SOBRE OS MÚSICOS

Danielle Domingos é cantora e compositora de São Paulo, residente em Sorocaba, com formação em Música pela UNIMES e em Canto MPB/Jazz pelo Conservatório de Tatuí. Trabalhou com artistas renomados como Hermeto Pascoal, Tião Carvalho e Gabriel Levy. Tem forte atuação como educadora musical, desenvolvendo vários projetos, entre eles, “Ideias sobre música brasileira”, pelo SESI. Em 2020, foi contemplada pela Funarte e pela Lei Aldir Blanc com seu trabalho. Atualmente, integra a Orquestra AfroLatinaTupiniquim e trabalha na produção de seu novo disco “Caminhada”, premiado no edital do Programa de Ação Cultural (ProAC), 2023, do Governo do Estado de São Paulo.

Yuri Gonzaga é sanfoneiro, cantor e compositor paraibano, formado em Música Popular pela Universidade Federal da Paraíba. Membro-fundador da banda “Os Gonzagas”, vencedora de prêmios como o Festival de Forró de Itaunas (2013) e semifinalista do programa Superstar (2015). Lançou o EP solo “Amador”, em 2022, retratando artisticamente a pandemia. Atualmente, é aluno do Conservatório de Tatuí.

Tiago Sebbe Mecatti é formado em Percussão e Bateria pelo Conservatório de Tatuí, tendo atuado com músicos como Nailor Azevedo “Proveta” e Hamilton de Holanda. Lecionou no Conservatório de Tatuí e no Projeto Guri, onde atua como educador musical. Gravou vários discos e se apresenta com grupos como Gui Silveiras Trio e André Grela Trio.

Matheuz Franz é baixista e educador musical, natural de Blumenau (SC), graduado pela FURB e formado em Contrabaixo pelo Conservatório de Tatuí. Atua na Orquestra Municipal de Boituva e com o Bruno Pereira Quarteto. Lecionou em diversas escolas de música e gravou discos com Ary Placios Quarteto e Alexandre Lazarin Trio.

Compartilhe:

Outras

Notícias

INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA MARCA ATIVIDADES DO SENAI TATUÍ EM ABRIL

TATUÍ CELEBRA A SEMANA NACIONAL DE MUSEUS COM EXPOSIÇÃO DEDICADA AO TROPEIRISMO

Aberta ao público de maio até o dia 29 de junho, das 9h às 17h, a mostra reúne peças do acervo permanente do museu e obras do artista plástico tatuiano Mingo Jacob, que retrata a vida dos tropeiros e o cotidiano rural com grande expressividade.

MAIS DE 35 KM DE ESTRADAS RURAIS SÃO REVITALIZADOS EM TATUÍ NO MÊS DE ABRIL

Ao longo do mês, 13 bairros receberam serviços de regularização de estradas de terras.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.