3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. “FORRÓZIN PRA ELAS” HOMENAGEIA ANASTÁCIA, MARINÊS E CARMÉLIA ALVES NO “MÚSICA NA PRAÇA”

Excepcionalmente neste sábado (5 de outubro), apresentação do “Música na Praça” começa às 10h30, com uma celebração especial à música nordestina.

Excepcionalmente neste sábado (5/10), o Projeto “Música na Praça”, ação cultural da Prefeitura de Tatuí, terá início às 10h30 na Praça da Matriz com uma celebração especial à música nordestina. Trata-se do projeto musical “Forrózin pra elas: homenagem à Anastácia, Marinês e Carmélia Alves”, contemplado pelo 4º Festival de Arte e Cultura de Tatuí “Mestre Canturião José Pinto de Moraes”.

No palco, estarão Danielle Domingos, no triângulo e na voz; Yuri Gonzaga, na sanfona e na voz; Tiago Mecatti, na zabumba; e Matheus Franz, no contrabaixo. O show terá duração de 1h30 e mesclará os clássicos do forró com canções interpretadas por grandes compositoras do gênero, como Marinês, Anastácia e Carmélia Alves. Essas mulheres tiveram um papel crucial na difusão da música nordestina e merecem ser celebradas pela relevância de suas obras.

De acordo com o grupo, o objetivo do evento vai além de apresentar boa música: busca promover a cultura nordestina, fortalecer a economia, valorizar as mulheres que contribuíram para o forró e fomentar o intercâmbio cultural entre Sorocaba e Tatuí, com a participação de Danielle Domingos, uma artista de destaque na região.

O projeto vem do recente debate sobre a presença feminina na música, especialmente em gêneros dominados por homens, como o forró. “A valorização e a visibilidade da produção musical de compositoras, por exemplo, ainda é uma realidade a ser alcançada”, destaca Harue Tanaka em sua obra “Mulheres na música: uma trajetória de luta e invisibilidade” (2018). Essa primeira edição de “Forrózin pra elas” visa lançar luz sobre essas compositoras, resgatando e promovendo suas contribuições à cultura nordestina.

SOBRE OS MÚSICOS

Danielle Domingos é cantora e compositora de São Paulo, residente em Sorocaba, com formação em Música pela UNIMES e em Canto MPB/Jazz pelo Conservatório de Tatuí. Trabalhou com artistas renomados como Hermeto Pascoal, Tião Carvalho e Gabriel Levy. Tem forte atuação como educadora musical, desenvolvendo vários projetos, entre eles, “Ideias sobre música brasileira”, pelo SESI. Em 2020, foi contemplada pela Funarte e pela Lei Aldir Blanc com seu trabalho. Atualmente, integra a Orquestra AfroLatinaTupiniquim e trabalha na produção de seu novo disco “Caminhada”, premiado no edital do Programa de Ação Cultural (ProAC), 2023, do Governo do Estado de São Paulo.

Yuri Gonzaga é sanfoneiro, cantor e compositor paraibano, formado em Música Popular pela Universidade Federal da Paraíba. Membro-fundador da banda “Os Gonzagas”, vencedora de prêmios como o Festival de Forró de Itaunas (2013) e semifinalista do programa Superstar (2015). Lançou o EP solo “Amador”, em 2022, retratando artisticamente a pandemia. Atualmente, é aluno do Conservatório de Tatuí.

Tiago Sebbe Mecatti é formado em Percussão e Bateria pelo Conservatório de Tatuí, tendo atuado com músicos como Nailor Azevedo “Proveta” e Hamilton de Holanda. Lecionou no Conservatório de Tatuí e no Projeto Guri, onde atua como educador musical. Gravou vários discos e se apresenta com grupos como Gui Silveiras Trio e André Grela Trio.

Matheuz Franz é baixista e educador musical, natural de Blumenau (SC), graduado pela FURB e formado em Contrabaixo pelo Conservatório de Tatuí. Atua na Orquestra Municipal de Boituva e com o Bruno Pereira Quarteto. Lecionou em diversas escolas de música e gravou discos com Ary Placios Quarteto e Alexandre Lazarin Trio.

BIBLIOTECA MUNICIPAL “BRIGADEIRO JORDÃO” REALIZA FEIRA DE TROCA ESPECIAL DE HQS NO 5º ENCONTRO GEEK

O público pode levar seus quadrinhos, livros (exceto técnicos e didáticos) e jogos de tabuleiro para troca.

BANDA DOS TATUS SE APRESENTA NO “HAPPY HOUR MUSICAL” DESTA SEXTA-FEIRA (18/10), NA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO MUNICIPAL

Com muita música, alegria, diversão e energia, o grupo apresentará o Projeto “Tatucada”, transformando o local em um verdadeiro Carnaval.

CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE APRESENTA ÚLTIMO EPISÓDIO DA 2ª TEMPORADA DO “VOZES DA ARTE DE TATUÍ”; JONY MARCONDES É O ENTREVISTADO

O pianista, compositor e arranjador, letrista, cantor, escritor e produtor fonográfico, Jony Marcondes – que é um dos idealizadores do “Vozes da Arte de Tatuí” – é entrevistado por Adriana Afonso.