3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. TATUÍ REALIZA ENCONTRO REGIONAL SOBRE PERSPECTIVAS PARA O TURISMO

TATUÍ REALIZA ENCONTRO REGIONAL SOBRE PERSPECTIVAS PARA O TURISMO

No Complexo Cultural de Tatuí – que abrange o Museu da Imagem e do Som – MIS Tatuí e o Memorial do Rugby 1928, evento foi um dos destaques da “6ª Semana Municipal de Turismo de Tatuí”.

Nesta quarta-feira (25/9), o Complexo Cultural de Tatuí – que abrange o Museu da Imagem e do Som – MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” e o Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes” – foi palco do evento “Perspectivas para o turismo regional”, realizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (COMTUR).

Mais de 40 pessoas do trade turístico estiveram presentes, entre elas, conselheiros do COMTUR de Tatuí, produtores de doces, empresários do setor turístico e dirigentes dos Municípios de Interesse Turístico de Laranjal Paulista, Boituva e Cesário Lange, que compõem a Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista”.

No evento – que foi um dos destaques da “6ª Semana Municipal de Turismo de Tatuí” – o secretário municipal de Turismo, Douglas Dalmatti Alves Lima, ressaltou que esta Semana é uma ação estratégica e educativa que valoriza o vasto potencial turístico de Tatuí, promovendo seus atrativos como Capital da Música e Terra dos Doces Caseiros. “A Semana Municipal de Turismo ajuda no fortalecimento da herança cultural e histórica da cidade, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável do turismo”, destacou.

Os turismólogos da Prefeitura, Jean Vinicios Sebastião e Rafael Halcsik Coutinho, apresentaram dados que reforçam o potencial de Tatuí como polo de desenvolvimento econômico e cultural por meio do turismo, mostrando a importância das práticas adequadas ao setor.

Entre os convidados, estiveram presentes a vice-presidente executiva da AMITur – Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, Waldirene Ricanelo, que explanou sobre as perspectivas do turismo regional; e o presidente-executivo da AMITur, Jarbas Favoretto, que ressaltou a importância do COMTUR e do ranqueamento dos Municípios de Interesse Turístico (MITs) e Estâncias para a certificação e promoção das cidades paulistas. Ambos salientaram que Tatuí tem um grande potencial turístico para se tornar Estância Turística e evidenciaram o trabalho desenvolvido de forma técnica pelos turismólogos da Prefeitura, lembrando que, na época, Tatuí foi uma das primeiras cidades que conseguiu apresentar todas as documentações para se tornar MIT.

Esteve presente, também, o diretor técnico da Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo (Setur-SP), Gregory Andrade, que apresentou o Programa CrediturSP, que visa incentivar o crédito e o investimento no turismo paulista, criando novas oportunidades para empresários e gestores locais.

No encerramento do evento, o presidente do COMTUR, César Augusto de Araújo, entregou os certificados do “Selo de Qualidade Turística – Edição Especial 2024”. Ele explicou que o Selo deste ano foi concedido aos produtores de doces de Tatuí que participaram da 10ª Feira do Doce. “Este Selo valoriza os estabelecimentos comprometidos com o bom atendimento, fortalece a economia local e o setor turístico, além de ser uma certificação gratuita que orienta tanto os turistas quanto a população”, salientou César.

Com ações como essa, Tatuí reafirma seu compromisso com o fortalecimento do turismo regional, com o apoio da sociedade civil, do setor privado e de gestores públicos, trabalhando para alcançar o desenvolvimento sustentável e se consolidar como um destino turístico de referência no interior paulista.

REVELADOS OS VENCEDORES DO CONCURSO FOTOGRÁFICO “VISITE TATUÍ, OLHAR DE TURISTA”

O 1º lugar ficou com a foto “Praça da Santa, se refrescando na fonte”, de Pablo Bercero Ruiz. O 2º lugar foi para a foto “Acrobacia”, de Leonardo de Moraes. E o 3º lugar ficou para “Onde começou o povoado de Tatuí – Capela São João do BemFica”, de Lucio Rodrigues Junior.

SETOR EDUCATIVO DO MUSEU DESENVOLVE O PROJETO “AMIGOS DA NATUREZA – SUA AÇÃO PODE TRANSFORMAR O MUNDO”

Faz parte deste projeto uma exposição sobre o Cordão dos Bichos Mirim de Tatuí, iniciativa cultural que resgata tradições folclóricas locais com a confecção de animais feitos a partir de materiais reutilizáveis.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE OUTUBRO; AÇÕES VOLTADAS PARA AS CRIANÇAS SÃO DESTAQUE NESTE MÊS

A Capital da Música receberá uma série de eventos culturais voltados especialmente para as crianças, em comemoração ao dia dedicado a elas.