3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. SETOR EDUCATIVO DO MUSEU DESENVOLVE O PROJETO “AMIGOS DA NATUREZA – SUA AÇÃO PODE TRANSFORMAR…

SETOR EDUCATIVO DO MUSEU DESENVOLVE O PROJETO “AMIGOS DA NATUREZA – SUA AÇÃO PODE TRANSFORMAR O MUNDO”

Faz parte deste projeto uma exposição sobre o Cordão dos Bichos Mirim de Tatuí, iniciativa cultural que resgata tradições folclóricas locais com a confecção de animais feitos a partir de materiais reutilizáveis.

No período de 1º de outubro a 30 de novembro, o Setor Educativo do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, realizará o Projeto “Amigos da natureza – Sua ação pode transformar o mundo”, que contará com uma série de ações educativas e culturais que destacam a importância da preservação do meio ambiente e dos cuidados com os animais.

Os temas foram escolhidos devido a duas datas especiais a serem celebradas em 4 de outubro: o Dia Mundial dos Animais, mesma data em que também é celebrado São Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais; e o Dia Nacional da Natureza. Outra data comemorativa do mês de outubro é o Dia Nacional do Livro (29/10), mesma data da fundação da Biblioteca Nacional, que para o Museu tem o intuito de promover a leitura e a literatura como ferramentas essenciais para a formação cultural e a conscientização ambiental.

O Projeto “Amigos da natureza – Sua ação pode transformar o mundo” busca integrar educação e criatividade para fortalecer a conexão das pessoas com o meio ambiente, incentivando práticas sustentáveis para a valorização da natureza. Por meio de exposições, oficinas e contações de histórias, destacará a beleza e a importância da biodiversidade, enquanto levará o público a refletir sobre o impacto das ações humanas nos ecossistemas.

A contação de histórias com a escritora e ilustradora Raquel Prestes – que utiliza materiais reciclados em suas apresentações, demonstrando de maneira prática o conceito de sustentabilidade – será uma das principais atividades deste Projeto. As oficinas deverão estimular a conscientização ambiental ao associar a literatura ao respeito pela natureza.

Já a exposição destacará o Cordão dos Bichos Mirim de Tatuí, uma iniciativa cultural que resgata tradições folclóricas locais com a confecção de animais feitos a partir de materiais reutilizáveis. Os alunos da EMEI “Joaquim da Silva Campos” são os protagonistas desse trabalho, que alia arte, cultura e conscientização ambiental, mostrando como é possível reutilizar materiais e dar uma nova vida ao que seria descartado. A exposição estará aberta para visitação durante todo o período do Projeto, ou seja, de 1º de outubro a 30 de novembro, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Os grupos escolares ou entidades interessados em visitar e/ou conhecer o Projeto, devem solicitar o agendamento por e-mail (educativo.paulosetubal@gmail.com). O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro.

REVELADOS OS VENCEDORES DO CONCURSO FOTOGRÁFICO “VISITE TATUÍ, OLHAR DE TURISTA”

O 1º lugar ficou com a foto “Praça da Santa, se refrescando na fonte”, de Pablo Bercero Ruiz. O 2º lugar foi para a foto “Acrobacia”, de Leonardo de Moraes. E o 3º lugar ficou para “Onde começou o povoado de Tatuí – Capela São João do BemFica”, de Lucio Rodrigues Junior.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE OUTUBRO; AÇÕES VOLTADAS PARA AS CRIANÇAS SÃO DESTAQUE NESTE MÊS

A Capital da Música receberá uma série de eventos culturais voltados especialmente para as crianças, em comemoração ao dia dedicado a elas.