Teve início nesta segunda-feira (23/9) em Tatuí – junto com a Semana Nacional de Trânsito – a segunda fase do convênio “Respeito à Vida – São Paulo Dirigindo com Responsabilidade”, firmado entre o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-SP) e a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana.
Tal fase consiste na instalação de 14 lombadas eletrônicas educativas, e não radares móveis, implantadas conforme a resolução nº 798/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), cuja finalidade é a redução de velocidade dos veículos para proporcionar a segurança dos usuários, além de melhorar as condições do tráfego de veículos e pedestres, bem como reduzir o índice de acidentes no município.
Essas lombadas eletrônicas educativas estão sendo instaladas nos seguintes pontos: Rua Antônio de Salles, nº 60, Parque San Raphael; Rua Capitão Lisboa, nº 309, Centro; Rua Chiquinha Rodrigues, nº 60, Vila Dr. Laurindo; Rua Manoel Alves Falcão, nº 195, Jd. Saba; Rua Rio de Janeiro, nº 476, Vila Santa Luzia; Rua Teófilo Andrade Gama, nº 1.512, Jd. Rosa Garcia; Rua Teófilo Andrade Gama, nº 4.025, Jd. Santa Rita de Cássia; Rua Teófilo Andrade Gama, nº 3.595, Jd. Santa Rita de Cássia; Av. Donato Flores, nº 1.098, Jd. Modena; Rua Professora Maria Aparecida Santi, nº 1, Bairro Morro Grande; Rua João Batista Correia Campos, nº 399, Jd. Junqueira; Praça André Lange Adrien, nº 413, Jd. Junqueira; Rua João Batista Correia Campos, nº 1000, Jd. Junqueira; e Av. Vice-prefeito Pompeo Realli, nº 1.299, Vila São Cristóvão.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Cel. Miguel Angelo de Campos, nesse convênio entre o DETRAN-SP e o município de Tatuí, os recursos e contratos de execução e instalação dos equipamentos são exclusivamente com recursos financeiros do Governo do Estado de São Paulo. Ele ressalta que são lombadas eletrônicas educativas, para segurança dos usuários, e não radares móveis de velocidade para aplicação de multas de trânsito, que não foram instalados nos últimos anos e não há nenhum em funcionamento no perímetro urbano de Tatuí. “O objetivo maior é a redução de acidentes, oferecendo aos usuários das vias públicas municipais mais segurança, fluidez, conforto e, principalmente, educação no trânsito”, destaca o secretário da Pasta.
A primeira fase do convênio “Respeito à Vida – São Paulo Dirigindo com Responsabilidade” já foi realizada com a instalação de lombadas e lombofaixas para redução de velocidades dos veículos, proporcionando a segurança dos pedestres, na Marginal do Manduca, próximo ao Museu da Imagem e do Som – MIS Tatuí; na Rua XI de Agosto, próximo ao CIR – Centro Integrado de Reabilitação; e na Rua XI de Agosto, próximo a rotatória da Padaria Onze. As implantações de tais equipamentos atendem as resoluções nº 600/2016 CONTRAN e nº 738/2018 CONTRAN.
Já a terceira e última fase será a troca de semáforos, que deve ser implantada conforme o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do CONTRAN, com a finalidade de informar, regulamentar, indicar e educar o usuário acerca da correta utilização da via, tornando-a mais segura ao trânsito. Serão beneficiados estes quatro cruzamentos: Rua Capitão Lisboa com a Rua Cel. Bento Pires; Rua XV de Novembro com a Rua do Cruzeiro; Rua Teófilo Andrade Gama com a Rua Ana Rosa Monteiro; e Av. Firmo Vieira de Camargo com a Av. São Carlos.
Em tempo, neste ano, a Semana Nacional de Trânsito, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e conforme definição do CONTRAN, tem como tema “Paz no trânsito começa por você”, cuja proposta é conscientizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito, mobilizando a mesma para adotar comportamentos que promovam um trânsito mais pacífico, consciente e seguro.