Nesta semana (24 a 29 de setembro), das 9h às 17h, acontece, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, a “18ª Primavera dos Museus”, com o tema “Museus, acessibilidade e inclusão”. E, como parte da programação deste evento cultural, a instituição museológica realizará uma contação de histórias e uma palestra especial, ambas com a participação de escritoras tatuianas.
A primeira atividade acontecerá nesta quarta-feira (25/9), às 14h, e será a contação de histórias com Raquel Prestes. Professora, escritora e ilustradora, Raquel nasceu em Santo André e veio morar em Tatuí no ano de 1979. Formada em Pedagogia e Artes Visuais, é também pós-graduada em Educação Infantil. Ao longo de sua carreira, atuou como coordenadora pedagógica e diretora de escola. Em 2022, foi destaque no “Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias”, de abrangência nacional, e iniciou o Projeto “Tatu de Histórias” na Rede Municipal de Ensino de Tatuí. Raquel é voluntária na APODET – Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí, onde conta histórias para pessoas com deficiência visual e baixa visão. Ela publicou diversas livros, entre eles, “O menino passou por aqui”, “Ovelha Raquel”, “Tatu Cantarola” e “Que frio!!!”.
Um dia depois, na quinta-feira (26/9), às 9h30, haverá a palestra com Sarah Maria Vitorino. Formada em Pedagogia, com especializações em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e Educação Especial, Sarah atua no Atendimento Educacional Especializado da EMEF “Prof. Alan Alves de Araújo” e é formada em Educação Musical pelo Conservatório de Tatuí. Em 2024, lançou seu primeiro livro, “Pétalas do meu coração”. Mãe de Dani, uma adolescente autista, Sarah compartilha suas experiências na área da Educação Inclusiva.
As duas ações são gratuitas e abertas ao público em geral. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro. Mais informações sobre a “18ª Primavera dos Museus” podem ser obtidas pelos e-mails educativo.paulosetubal@gmail.com e museupaulosetubal@gmail.com.