5. TATUÍ SE DESTACA EM TERCEIRO LUGAR ENTRE AS 30 CIDADES MAIS SEGURAS DO BRASIL

TATUÍ SE DESTACA EM TERCEIRO LUGAR ENTRE AS 30 CIDADES MAIS SEGURAS DO BRASIL

A classificação leva em conta a taxa de óbitos violentos a cada 100 mil habitantes por município brasileiro e foi divulgada pelo Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil©.

Tatuí é a terceira cidade mais segura do Brasil, em um ranking que classifica as 30 cidades mais seguras, atrás apenas de Valinhos e Botucatu, ambas situadas também no Estado de São Paulo. Os dados foram divulgados pelo Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil©, que foi elaborado pela MySide, empresa especializada em tecnologia e serviços no setor imobiliário.

A classificação leva em conta a taxa de óbitos violentos a cada 100 mil habitantes por município brasileiro com referência ao período de 2023, ou seja, em Tatuí a taxa de assassinatos registrada foi de 1,6 a cada 100 mil habitantes. Vale mencionar que o ranking considera apenas municípios brasileiros com 100 mil habitantes ou mais, pois, de acordo com o estudo, municípios menores são mais suscetíveis a distorções do indicador de assassinatos.

Entre os municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), também se destacam entre as 30 cidades mais seguras do Brasil: Votorantim, em 8º lugar, com 3,5 assassinatos/100 mil habitantes; Itu, em 27º lugar, com 6,6 assassinatos/100 mil habitantes; e Salto, em 29º lugar, com 6,8 assassinatos/100 mil habitantes.

De acordo com o Anuário, este ranking é baseado no cruzamento de dados mais recentes do Ministério da Saúde – por meio do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) – e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda segundo a publicação da MySide, foi realizado o agrupamento do número de mortes por cidade com base na metodologia de classificação estatística de mortalidade CID-10, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em tempo, a edição de 2023 do Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil foi pautado em sessões de Assembleias Legislativas Estaduais e Câmaras Municipais, trazendo atenção para este tema relevante e fortalecendo o debate sobre melhorias nas políticas públicas de segurança no Brasil. O impacto do Anuário também se refletiu no ambiente digital, com ampla repercussão em redes sociais, portais e veículos de imprensa. Somente no site da MySide, por exemplo, o estudo recebeu quase meio milhão de acessos.

Para acessar a atual edição (2024) do Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil©, basta clicar em https://bit.ly/4eccKxi.

QUARTETO APRESENTA SUCESSOS DO SAMBA E DA BOSSA NOVA NO CEU DAS ARTES

Sérgio Frigério, Celso Veagnoli, Rodrigo Marinônio e Cris Bloes farão show gratuito às 16h deste domingo, 29 de setembro.

MANHÃ MUSICAL NORDESTINA E SERTANEJA ACONTECE NESTE DOMINGO (29/9), NO CENTRO CULTURAL DE TATUÍ

Os artistas Gilberto Feitosa (Giba), William Holden e Rui Ferraz Albuquerque se apresentarão gratuitamente ao público das 9h às 12h.

CEU DAS ARTES RECEBE A PRÉ-ESTREIA DO VIDEOCLIPE “NARCISO”, DA PIANISTA E COMPOSITORA SAYURI TINA

A produção mergulha na complexidade das relações narcisistas, abordando o ciclo e as contradições dessas relações abusivas.