3. Agricultura e Meio Ambiente
  5. SEMANA MUNICIPAL DA ARBORIZAÇÃO URBANA PREVÊ O PLANTIO DE 50 MUDAS DE DIFERENTES ESPÉCIES EM…

SEMANA MUNICIPAL DA ARBORIZAÇÃO URBANA PREVÊ O PLANTIO DE 50 MUDAS DE DIFERENTES ESPÉCIES EM TATUÍ

No Dia da Árvore, 21 de setembro, 25 mudas serão plantadas na Área de Preservação Ambiental (APP) que margeia o Ribeirão Manduca, no trecho da Rua Bento Correa Antunes, próximo ao final da Rua José Bonifácio, entre o Centro da cidade e a Vila Esperança.

Tem início nesta sexta-feira (20/9) e segue até a próxima quinta-feira (26/9), a Semana Municipal da Arborização Urbana em Tatuí, evento este instituído pela Lei Municipal nº 3.751, de 3 de novembro de 2005 (https://bit.ly/4ea6o1o), e organizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

As atividades são alusivas ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, e, de acordo com os organizadores, a previsão é realizar no município o plantio de 50 mudas de diferentes espécies indicadas para arborização urbana.

O primeiro plantio, de 10 mudas, é na FATEC – Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, na manhã desta sexta-feira (20/9), com a equipe de docentes, servidores administrativos e diretoria da instituição, sob a supervisão do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, em parceria com o Lions Clube de Tatuí. Também haverá ações de Educação Ambiental no local.

No Dia da Árvore, 21/9 (sábado), às 8h, mais 25 mudas – criteriosamente selecionadas para trazer benefícios à população, auxiliar na estabilização do solo e contribuir com o paisagismo – serão plantadas em uma Área de Preservação Ambiental (APP) que margeia o Ribeirão Manduca, no trecho urbano da Rua Bento Correa Antunes, próximo ao final da Rua José Bonifácio, entre o Centro da cidade e a Vila Esperança. Esta atividade será em parceria com o Rotary Club de Tatuí. Neste mesmo local, das 8h às 16h, estará disponível o Ecoponto Móvel, onde os munícipes poderão descartar resíduos da construção civil, madeiras, lixo eletrônico, pilhas, baterias e lâmpadas.

O plantio de outras 15 mudas acontecerá na EMEF “Prof. Paulinho Ribeiro”, com os alunos do Ensino Fundamental I, na segunda-feira (23/9), às 14h. Na ocasião, a equipe de Educação Ambiental da Prefeitura também fará atividades voltadas para preservação do meio ambiente, com o tema “Árvores da minha escola”.

As demais atividades da programação da Semana Municipal da Arborização Urbana em Tatuí são palestras educativas e lançamentos de projeto. Confira:

– Dia 25/9 (quarta-feira), às 14h, na Fadel Transportes e Logística, palestra sobre meio ambiente e a importância das árvores, voltada para os funcionários da empresa e ministrada pela equipe de Educação Ambiental da Prefeitura;

– Dia 26/9 (quinta-feira), às 9h, no NUMEA – Núcleo Municipal de Educação Ambiental “Rita Corrêa Coelho”, situado no Parque Municipal Ecológico “Maria Tuca”, atividade para alunos e professores do NUMEA com o tema “Queimadas: riscos, impactos e como podemos ajudar”, ministrada pela equipe de Educação Ambiental da Prefeitura, em parceria com a Coordenadoria de Defesa Civil de Tatuí e com a Polícia Ambiental;

– Dia 26/9 (quinta-feira), às 14h, na ETEC “Sales Gomes”, palestra “Arborização Urbana: importância e benefícios da árvore no ambiente urbano” e lançamento do Projeto “Árvores das Praças”, para os alunos dos cursos de Meio Ambiente e de Saneamento, ministrada pela equipe de Educação Ambiental da Prefeitura.

A Semana Municipal da Arborização Urbana em Tatuí tem o objetivo de destacar a importância da presença de vegetação na cidade, no aspecto do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida da comunidade.

QUARTETO APRESENTA SUCESSOS DO SAMBA E DA BOSSA NOVA NO CEU DAS ARTES

Sérgio Frigério, Celso Veagnoli, Rodrigo Marinônio e Cris Bloes farão show gratuito às 16h deste domingo, 29 de setembro.

MANHÃ MUSICAL NORDESTINA E SERTANEJA ACONTECE NESTE DOMINGO (29/9), NO CENTRO CULTURAL DE TATUÍ

Os artistas Gilberto Feitosa (Giba), William Holden e Rui Ferraz Albuquerque se apresentarão gratuitamente ao público das 9h às 12h.

CEU DAS ARTES RECEBE A PRÉ-ESTREIA DO VIDEOCLIPE “NARCISO”, DA PIANISTA E COMPOSITORA SAYURI TINA

A produção mergulha na complexidade das relações narcisistas, abordando o ciclo e as contradições dessas relações abusivas.