3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. TATUÍ DEVE APRESENTAR INFORMAÇÕES TÉCNICAS ATÉ O DIA 27 DE SETEMBRO PARA PLEITEAR O TÍTULO…

TATUÍ DEVE APRESENTAR INFORMAÇÕES TÉCNICAS ATÉ O DIA 27 DE SETEMBRO PARA PLEITEAR O TÍTULO DE ESTÂNCIA TURÍSTICA

Reconhecida como Município de Interesse Turístico, Tatuí busca elevar seu status para Estância Turística, destacando seu potencial turístico e cultural, especialmente em sua tradição musical e como “Terra dos Doces Caseiros”.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, está em processo para pleitear o título de Estância Turística para o município e deve apresentar, até o dia 27/9 (sexta-feira), mais informações para a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Desde o fim do ano de 2023, o Departamento Municipal de Turismo tem impulsionado dados na plataforma da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, que é usada para o ranqueamento técnico de Estâncias e Municípios de Interesse Turístico (MITs), conforme a Lei Complementar nº 1.261/2015. E, neste mês de setembro, mais informações técnicas foram solicitadas sobre o fluxo dos principais atrativos e eventos turísticos locais reconhecidos pelo Estado de São Paulo, entre eles, Feira do Doce, Festa da Caridade, Semana Paulo Setúbal e Tatuí Classic Car, eventos esses, que reforçam o status turístico do município.

Neste sentido, os turismólogos da Prefeitura, Jean Vinicios Sebastião e Rafael Halcsik Coutinho – que são os responsáveis pelas informações e dados turísticos de Tatuí -, estão formatando um dossiê técnico, com mais de 150 páginas, para ser encaminhado ao Grupo Técnico de Análise dos Municípios Turísticos (GAMT) da Secretaria Estadual, material esse que deverá ser validado pelo prefeito e pelo secretário municipal de Turismo, conforme orientação do GAMT.

“Estamos sempre buscando melhorar a certificação turística de Tatuí, almejando a categoria de Estância”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Douglas Dalmatti Alves Lima, destacando todo o empenho da Pasta em fomentar o turismo local em parceria com a iniciativa privada, a sociedade e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Neste mês de setembro, Tatuí também celebra o Dia Municipal do Turismo (27/9), conforme instituído pela Lei nº 5.460, de 2020. Para marcar a data, diversas atividades de promoção do setor estão sendo realizadas em parceria com o COMTUR, conforme a programação da “6ª Semana Municipal de Turismo”, que está disponível no link https://encurtador.com.br/hxvqU.

MUNICÍPIOS TURÍSTICOS

Atualmente, o Estado de São Paulo possui 70 Estâncias Turísticas e 144 Municípios de Interesse Turístico (MITs), que recebem investimentos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos para aprimoramento da infraestrutura turística local, priorizando, desta forma, as proposituras elencadas no Plano Diretor de Turismo de cada cidade e que são discutidas pelo Conselho Municipal de Turismo.

Tatuí, que já é reconhecida como MIT pela Lei nº 16.429/2017, busca agora elevar seu status para Estância Turística, destacando seu potencial turístico e cultural, especialmente em sua tradição musical e como “Terra dos Doces Caseiros”. Cabe aos técnicos da Secretaria Estadual avaliarem os municípios turísticos paulistas, classificando-os como MIT ou como Estâncias.

QUARTETO APRESENTA SUCESSOS DO SAMBA E DA BOSSA NOVA NO CEU DAS ARTES

Sérgio Frigério, Celso Veagnoli, Rodrigo Marinônio e Cris Bloes farão show gratuito às 16h deste domingo, 29 de setembro.

MANHÃ MUSICAL NORDESTINA E SERTANEJA ACONTECE NESTE DOMINGO (29/9), NO CENTRO CULTURAL DE TATUÍ

Os artistas Gilberto Feitosa (Giba), William Holden e Rui Ferraz Albuquerque se apresentarão gratuitamente ao público das 9h às 12h.

CEU DAS ARTES RECEBE A PRÉ-ESTREIA DO VIDEOCLIPE “NARCISO”, DA PIANISTA E COMPOSITORA SAYURI TINA

A produção mergulha na complexidade das relações narcisistas, abordando o ciclo e as contradições dessas relações abusivas.