Uma Oficina de fotografia e uma exposição fotográfica compõem o projeto “O Passado, no Futuro Presente – Dos Bastidores da História”, que estará no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, nos meses de outubro e novembro. Idealizado pela fotógrafa Nathalia Gerevini, o Projeto foi contemplado “4º Festival de Arte e Cultura de Tatuí – Mestre Canturião José Pinto de Moraes”.
A primeira proposta, que é a Oficina de Fotografia, acontecerá nos dias 5, 12 e 19 de outubro (sábados), das 13h às 17h, no Museu. Nestes três encontros, os participantes registrarão imagens de prédios históricos da cidade e as fotografias resultantes serão exibidas em uma exposição agendada para o período de 4 a 18 de novembro, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, também no Museu.
Ministrada por Nathalia Gerevini – que é fotógrafa formada em Rádio e TV, Cinema e Marketing – a atividade busca despertar nos participantes o sentido contemporâneo da fotografia, mostrando como o uso do celular pode transformar cada cidadão em guardião da cultura e da identidade local.
Na Oficina, a ideia central é usar a fotografia como ferramenta de preservação da memória, seja ela de momentos cotidianos ou de eventos importantes. “Ao incentivar os alunos a fotografar prédios históricos de Tatuí, não ensinaremos apenas técnicas e funcionalidades da câmera de celular, mas também promoveremos a reflexão sobre a preservação do patrimônio público material e imaterial da cidade”, completa Nathalia.
Além da prática fotográfica, a Oficina convida os participantes a refletirem sobre a importância do pertencimento, da identidade e da conservação de seu território, para que se transformem em protagonistas de suas próprias histórias, atuando como defensores e propagadores da memória e da cultura local.
O interessado em participar do projeto “O Passado, no Futuro Presente – Dos Bastidores da História” tem até a próxima quarta-feira (25/9) para realizar a inscrição gratuita no link https://bit.ly/4gtEHSW.