5. MESMO NO PERÍODO INTEREPIDÊMICO, TATUÍ CONTINUA COM NOVOS CASOS DE DENGUE

MESMO NO PERÍODO INTEREPIDÊMICO, TATUÍ CONTINUA COM NOVOS CASOS DE DENGUE

Entre os dias 22 de agosto e 18 de setembro, foram registrados 12 casos de Dengue, sendo 11 autóctones e 1 importado.

Na 9ª Sala de Situação da Dengue, que aconteceu nesta quinta-feira (19/9), no Paço Municipal, o Setor de Combate à Dengue da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Tatuí apresentou um relatório, referente ao período de 22 de agosto a 18 de setembro, em que mostra que o município, mesmo estando no período interepidêmico, continua com a propagação da doença. Foram registrados 12 casos de Dengue (11 autóctones e 1 importado). Em tempo, no ano de 2023, nesta mesma época, nenhum caso da doença foi notificado em Tatuí.

Portanto, a coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Juliana Aparecida de Camargo da Costa, reforça mais uma vez a importância da colaboração do munícipe nas ações de prevenção dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti junto às equipes de Agentes de Controle de Endemias.

Outros dados referentes à Dengue foram mostrados durante a reunião, sendo eles: 20.688 visitas à imóveis; 3.205 controles de criadouros; 1.668 nebulizações portáteis; 224 visitas à imóveis junto com os Agentes Comunitários de Saúde e 51 demandas.

Também foram apresentadas as ações que aconteceram neste período: identificação e planejamento para imóveis de acumuladores residentes no Jardim Lucila; correção e cadastro das novas áreas de Tatuí no mapa do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (GVE XXXI-Sorocaba); reunião, no dia 23/8, com a equipe de enfermagem responsável pelos Agentes Comunitários de Saúde; envio de duas máquinas de nebulização para manutenção, para que no período epidêmico estejam aptas para uso; e participação em uma live do Ministério da Saúde do Governo Federal, no dia 18/9, sobre o Plano de Ação 2024/2025, que tem o intuito de diminuir os números de casos e de óbitos por Dengue, Chikungunya, Zika e Oropouche no próximo período sazonal no Brasil.

CUIDADOS

A Prefeitura de Tatuí pede a colaboração de todos quanto à limpeza e à manutenção de terrenos e residências, que devem ser constantes; o descarte correto de entulhos e demais materiais deve ser feito nos diversos Ecopontos (confira a lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento em www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/. O munícipe também pode denunciar os terrenos sujos e abandonados da cidade, ou as casas recém-construídas sem moradores e com piscinas, para a Ouvidoria Municipal no link tatui.sp.gov.br/ouvidoria ou pelos telefones 0800-770-0665 e (15) 3251-3576; ou ainda pelo telefone da Secretaria da Saúde (15) 3305-8855.

Além das denúncias, é importante que cada um faça a sua parte na própria residência, como deixar a caixa d’água bem fechada e limpa; descartar de forma adequada pneus usados; retirar do quintal objetos que acumulam água, como vasos de planta, potes e garrafas; manter materiais de reciclagem em saco fechado e em local aberto; e usar repelente diariamente.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) atendem as pessoas com suspeitas de Dengue, realizam notificações, coleta de exames e todas as ações necessárias, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Portanto, quem apresentar febre, acompanhada de, pelo menos, dois sintomas como náuseas, vômitos, manchas avermelhadas pelo corpo, dor nas articulações, dor de cabeça ou dor no fundo do olho, deve procurar a UBS mais próxima de sua residência de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana, é necessário procurar a UPA.

VACINAÇÃO CONTRA À DENGUE

A vacina Dengue atenuada quadrivalente (Qdenga) está disponível em Tatuí para adolescentes de 10 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade. O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de 2 doses, com intervalo de 3 meses entre as doses.

Ela pode ser tomada de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, em todas as Unidades Básicas de Saúde, exceto na UBS Santa Cruz, que vacina das 8h às 12h. Nas Unidades de Saúde rurais, a vacinação está disponível no bairro Congonhal todas as sextas-feiras das 8h às 12h; e no bairro Mirandas de segunda a quinta-feira das 8h às 12h.

Para receber a vacina é necessário levar a carteira de vacinação, o cartão SUS, um documento pessoal com foto e um comprovante de endereço. É obrigatória a presença do pai e/ou responsável pelo adolescente.

A Vigilância Epidemiológica orienta que, ao chegar na Sala de Vacina, o adolescente e seu responsável responderão a uma entrevista rápida para saberem se o adolescente está apto a tomar o imunizante. Após receber a vacina, o adolescente deverá permanecer em repouso na Unidade de Saúde por 15 minutos, acompanhado de seu pai e/ou responsável, para depois ser liberado.

QUARTETO APRESENTA SUCESSOS DO SAMBA E DA BOSSA NOVA NO CEU DAS ARTES

Sérgio Frigério, Celso Veagnoli, Rodrigo Marinônio e Cris Bloes farão show gratuito às 16h deste domingo, 29 de setembro.

MANHÃ MUSICAL NORDESTINA E SERTANEJA ACONTECE NESTE DOMINGO (29/9), NO CENTRO CULTURAL DE TATUÍ

Os artistas Gilberto Feitosa (Giba), William Holden e Rui Ferraz Albuquerque se apresentarão gratuitamente ao público das 9h às 12h.

CEU DAS ARTES RECEBE A PRÉ-ESTREIA DO VIDEOCLIPE “NARCISO”, DA PIANISTA E COMPOSITORA SAYURI TINA

A produção mergulha na complexidade das relações narcisistas, abordando o ciclo e as contradições dessas relações abusivas.