Em comemoração ao Dia Nacional da Seresta – que foi celebrado em 12/9 -, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, receberá uma edição especial da “Noite da Seresta com Ternura”.
O evento, que acontece sempre às sextas-feiras, neste mês será, excepcionalmente, às 19h desta quinta-feira (19/9), integrando a programação do 4º Festival de Arte e Cultura de Tatuí “Mestre Canturião José Pinto de Moraes”, da Prefeitura de Tatuí.
A seresta, estilo musical que resgata as melodias nostálgicas e românticas, será o centro de uma noite dedicada à tradição, à arte e à cultura local. E, para trazer a essência destas canções ao público e interpretar clássicos que marcaram gerações, a apresentação será do Grupo “Seresteiros com Ternura”, formado por Maria Inês Camargo (voz e afoxé); Leonel Antunes da Rosa, conhecido por Léo da Sanfona, (acordeão); Carlos Orlando Mendes (violão e timba); Pedro Adilson Pavanelli (violão) e Paulo Rita Aguiar (violão e cavaquinho).
Com entrada gratuita, a “Noite da Seresta com Ternura” é uma excelente oportunidade para celebrar essa herança cultural tatuiana e fortalecer os laços de suas tradições. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro.
SOBRE O DIA NACIONAL DA SERESTA
O Dia Nacional da Seresta é comemorado no dia 12 de setembro em homenagem ao aniversário do ex-presidente Juscelino Kubitschek, nascido em 12 de setembro de 1902, em Diamantina (MG). A data celebra a importância da música e da poesia nas cidades brasileiras.
A seresta surgiu no Rio de Janeiro, no século XX, e rebatizou a antiga tradição da serenata, tornando-se um símbolo da melodia romântica e nostálgica que continua a encantar o público.