Contemplado pelo Edital de Cultura nº 02/2023 “Carlos Ribeiro – Seleção e Premiação de Propostas de Circulação de Trabalhos Artísticos, exceto Música”, da Prefeitura de Tatuí, o espetáculo teatral “Borboletas me convidaram a elas…”, da Cia. Ímpares, inspirado na poesia de Manoel de Barros, será apresentado no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, na próxima quarta-feira (18/9), às 19h30.
Com dramaturgia, direção e atuação de André Kaires, a peça tem, aproximadamente, 50 minutos de duração e traz à tona toda poética, força e sensibilidade das memórias de um filho em um acerto de contas com seu pai, que sofre da doença do esquecimento.
Neste espetáculo, a poética de Manoel de Barros ganha vida em uma narrativa que transcende o simples ato de lembrar, transformando a memória em uma dança visceral e sensível. O monólogo é vibrante, arrebatador e une dança, teatro, poesia e performance.
A entrada para prestigiar a peça teatral é gratuita, mas é preciso chegar ao Museu Histórico “Paulo Setúbal” (Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro) com antecedência para garantir o ingresso.
SOBRE ANDRÉ KAIRES
Com registro profissional DRT 0048570/SP, André Kaires é um artista multifacetado, atuando como ator, bailarino, poeta, escritor, performer, professor e pesquisador de assuntos relacionados à fisicalidade, subjetividades do corpo e teatralidade.
É professor de Dança e Teatro no Curso Livre de Teatro do Espaço Cultural do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba (SP). Também é fundador, diretor e ator da Cia Ímpares, de Tatuí.
SOBRE A CIA. ÍMPARES
Fundada em 2015, a Cia Ímpares tem como base de sua criação artística a fisicalidade e a teatralidade dos corpos em cena: o corpo é o centro das ações e das manifestações artísticas e criativas.
Ao longo de sua trajetória, o grupo produziu seis espetáculos aclamados e apresentados em importantes espaços e festivais de Tatuí e região, sendo eles: “Pra lavar” (2015); “Pra lavrar” (2016), premiado no Mapa Cultural Paulista); “Mac(h)os” (2017), premiado em alguns festivais com o prêmio de Melhor Ator para André Kaires; “Ensaios para a liberdade ou tentativas de.” (2018); “(ab)surdo coração” (2020), orientado pelo Projeto “Ademar Guerra”, do Governo do Estado de São Paulo; e “Borboletas me convidaram a elas..”; (2024), prêmio de Melhor Ator para André Kaires no Festival de Teatro de Porangaba.