3. Educação
  5. COMEÇA A 4ª EDIÇÃO DOS JOGOS ESCOLARES DE TATUÍ; DISPUTAS ESPORTIVAS SEGUEM ATÉ 12 DE…

COMEÇA A 4ª EDIÇÃO DOS JOGOS ESCOLARES DE TATUÍ; DISPUTAS ESPORTIVAS SEGUEM ATÉ 12 DE SETEMBRO

Cerimônia de abertura reuniu cerca de mil alunos e profissionais das escolas de Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal de Ensino, no ginásio da A.A. XI de Agosto, na manhã de 9 de setembro.

Cerca de mil pessoas, entre alunos e profissionais das escolas de Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal de Ensino, estiveram reunidos no ginásio de esportes da A.A. XI de Agosto na manhã desta segunda-feira (9/9), para a cerimônia de abertura da quarta edição dos Jogos Escolares de Tatuí, cujas disputas esportivas seguem até esta quinta-feira (12/9).

O evento – promovido pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria da Educação, com apoio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer -, foi marcado pela vibração positiva de competição e congraçamento, aliada ao espírito esportivo, por apresentações culturais de dança e por homenagens que emocionaram o público.

Entre as autoridades que prestigiaram a solenidade, estavam presentes a secretária da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio; o secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko); o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Cel. Miguel Angelo de Campos; as supervisoras do Ensino Fundamental I e II, Jocilene Vioto e Talita Camargo Albiero Facella; além de demais supervisores, diretores e coordenadores das unidades escolares.

A recepção ficou por conta do “Trio Bravo”, que animou a entrada das escolas e suas delegações com muita música. Em seguida, um momento de silêncio foi feito em memória do professor Marco Antônio Orsi, do Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (Nebam), com homenagens a este educador e amigo que inspirou gerações de alunos e colegas.

As apresentações culturais de dança tiveram destaque com as líderes de torcida (cheerleaders) do Nebam, comandadas por Emily Barros da Costa, ao som da música “Happy”; e com a coreografia “Segue o Ritmo”, do Corpo Artístico do Ballet Municipal, sob a orientação da professora Andréa Luise Santos Oliveira. E os juramentos dos atletas e dos juízes foram conduzidos pela aluna Yasmin Caroline Soares, da EMEF “Prof.ª. Maria Helena Machado”, e pelo árbitro Luiz Eduardo Hessel, respectivamente.

Um dos momentos mais esperado por todos foi o revezamento da tocha e o acendimento da Pira Olímpica, conduzindo para o encerramento da cerimônia ao som do emblemático tema da “Champions League” – principal torneio de clubes de futebol do mundo -, entoado pelo “Trio Bravo”.

Com o objetivo principal de destacar o valor do esporte como uma ferramenta de inclusão e de promoção do bem-estar entre os alunos, a quarta edição dos Jogos Escolares de Tatuí tem a disputa das seguintes modalidades esportivas: para os alunos do Ensino Fundamental I – atletismo (lançamento de pelota, corrida de 50 metros e salto em distância), basquete, queimada, dama, xadrez e cabo de guerra; e para os estudantes do Ensino Fundamental II – atletismo (lançamento de pelota, corridas de 75 metros, 100 metros, 200 metros, 400 metros, revezamento 4×100 e salto em distância), basquete, queimada, dama, xadrez, cabo de guerra, minobol, tênis de mesa, jogos eletrônicos, boliche e shootout.

HOMENAGEADOS

Representando os profissionais de Educação Física da Rede Municipal de Ensino, dois professores foram homenageados com vídeos: Lodimar Antônio Milkeviecz, da EMEF “Prof.ª Eunice Pereira de Camargo”, e Rosana Godoy, da EMEF “Prof.ª Maria Eli da Silva Camargo”.

Nascido em Chapecó (SC), Lodimar iniciou sua carreira esportiva aos 12 anos de idade, nos Jogos Escolares de sua cidade natal. Desde então, desempenhou uma carreira de vitórias como atleta profissional. Em 2010, ingressou como professor efetivo de Educação Física na Rede Municipal de Tatuí e, desde o ano de 2022, dedica-se ao seu Projeto de Handeball, o qual já colhe conquistas com seus alunos.

Rosana Godoy é formada pela Faculdade de Educação Física de Sorocaba (FEFISO), tem como hobby andar de bike e jogar vôlei. Trabalha há 17 anos na Rede Municipal de Educação, ensinando a importância da atividade física e inspirando os alunos a manterem uma vida saudável.

QUARTETO APRESENTA SUCESSOS DO SAMBA E DA BOSSA NOVA NO CEU DAS ARTES

Sérgio Frigério, Celso Veagnoli, Rodrigo Marinônio e Cris Bloes farão show gratuito às 16h deste domingo, 29 de setembro.

MANHÃ MUSICAL NORDESTINA E SERTANEJA ACONTECE NESTE DOMINGO (29/9), NO CENTRO CULTURAL DE TATUÍ

Os artistas Gilberto Feitosa (Giba), William Holden e Rui Ferraz Albuquerque se apresentarão gratuitamente ao público das 9h às 12h.

CEU DAS ARTES RECEBE A PRÉ-ESTREIA DO VIDEOCLIPE “NARCISO”, DA PIANISTA E COMPOSITORA SAYURI TINA

A produção mergulha na complexidade das relações narcisistas, abordando o ciclo e as contradições dessas relações abusivas.