O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, realizará no dia 18/9 (quarta-feira), em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, por meio do Projeto “Pontos MIS”, a Oficina de Histórias para Animação, ministrada por Alê Camargo.
A atividade acontecerá a partir das 14h, no Museu, é indicada para pessoas com idade a partir de 16 anos e as inscrições são gratuitas, porém limitadas a 16 vagas.
De acordo com os organizadores, a Oficina promete ser uma experiência completamente analógica – offline – sem computadores, sem wifi, sem telas. Usando apenas materiais simples, como papel e caneta, Alê Camargo ensinará os conceitos básicos de estrutura narrativa e técnicas para desenvolver uma ideia e contar uma boa história.
Por meio de teoria e atividades práticas, cada participante criará uma história e desenvolverá a sinopse e o argumento de uma narrativa própria. Alguns dos temas abordados na Oficina serão: o que é uma história; o que são ideias e de onde surgem; estrutura narrativa (o que é e como funciona); “A Jornada do Herói”: a teoria do “monomito”, de Joseph Campbell.
Os interessados em participar da Oficina devem fazer a inscrição pessoalmente no Museu Histórico “Paulo Setúbal” (Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro), de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, ou pelos e-mails educativo.paulosetubal@gmail.com e museupaulosetubal@gmail.com, informando nome completo e telefone para contato. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969.
SOBRE O OFICINEIRO
Alê Camargo é um roteirista e diretor de animação paulista. Trabalhando com animação desde 1997, já escreveu e dirigiu uma série de curtas-metragens de animação, como os premiados filmes “Os anjos do meio da praça”, “A ilha” e “A Noite do Vampiro”. É o criador da série de TV “As aventuras de Fujiwara Manchester” (2017), já exibida pela TV Cultura e Amazon Prime Video. Seu primeiro longa-metragem, o filme “Mundo Proibido” (2022), já foi selecionado para diversos festivais no Brasil e no exterior (incluindo o Festival de Annecy), e recebeu o prêmio de Melhor Longa-metragem no Festival Anima Córdoba, na Argentina. Recentemente dirigiu o filme de animação “Tainá e a Flecha Azul”, com previsão de estreia neste ano de 2024.