3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OFICINA DE HISTÓRIAS PARA ANIMAÇÃO, DO PROJETO PONTOS MIS, QUE ACONTECE…

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OFICINA DE HISTÓRIAS PARA ANIMAÇÃO, DO PROJETO PONTOS MIS, QUE ACONTECE DIA 18/9 NO MUSEU

A Oficina será ministrada pelo roteirista e diretor de animação Alê Camargo, premiado com o filme “Os anjos do meio da praça”.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, realizará no dia 18/9 (quarta-feira), em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, por meio do Projeto “Pontos MIS”, a Oficina de Histórias para Animação, ministrada por Alê Camargo.

A atividade acontecerá a partir das 14h, no Museu, é indicada para pessoas com idade a partir de 16 anos e as inscrições são gratuitas, porém limitadas a 16 vagas.

De acordo com os organizadores, a Oficina promete ser uma experiência completamente analógica – offline – sem computadores, sem wifi, sem telas. Usando apenas materiais simples, como papel e caneta, Alê Camargo ensinará os conceitos básicos de estrutura narrativa e técnicas para desenvolver uma ideia e contar uma boa história.

Por meio de teoria e atividades práticas, cada participante criará uma história e desenvolverá a sinopse e o argumento de uma narrativa própria. Alguns dos temas abordados na Oficina serão: o que é uma história; o que são ideias e de onde surgem; estrutura narrativa (o que é e como funciona); “A Jornada do Herói”: a teoria do “monomito”, de Joseph Campbell.

Os interessados em participar da Oficina devem fazer a inscrição pessoalmente no Museu Histórico “Paulo Setúbal” (Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro), de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, ou pelos e-mails educativo.paulosetubal@gmail.com e museupaulosetubal@gmail.com, informando nome completo e telefone para contato. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969.

SOBRE O OFICINEIRO

Alê Camargo é um roteirista e diretor de animação paulista. Trabalhando com animação desde 1997, já escreveu e dirigiu uma série de curtas-metragens de animação, como os premiados filmes “Os anjos do meio da praça”, “A ilha” e “A Noite do Vampiro”. É o criador da série de TV “As aventuras de Fujiwara Manchester” (2017), já exibida pela TV Cultura e Amazon Prime Video. Seu primeiro longa-metragem, o filme “Mundo Proibido” (2022), já foi selecionado para diversos festivais no Brasil e no exterior (incluindo o Festival de Annecy), e recebeu o prêmio de Melhor Longa-metragem no Festival Anima Córdoba, na Argentina. Recentemente dirigiu o filme de animação “Tainá e a Flecha Azul”, com previsão de estreia neste ano de 2024.

ÚLTIMA SEMANA PARA VISITAR A EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM AOS 70 ANOS DO CONSERVATÓRIO QUE ACONTECE NO MIS TATUÍ

Quem deseja visitar a exposição, que é gratuita, tem até o próximo sábado (14/9). O MIS Tatuí está aberto todas as sextas-feiras e sábados das 9h às 17h.

COMTUR ENCERRA WORKSHOP SOBRE TURISMO PARA SEUS CONSELHEIROS

O 1º Workshop “COMTUR + Forte” aconteceu em dois encontros e abordou temáticas pertinentes ao desenvolvimento do setor turístico local, tanto na esfera do Poder Público quanto da iniciativa privada.