3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. A PARTIR DE 10 DE SETEMBRO, EXPOSIÇÃO “BORDADOS QUE CONTAM HISTÓRIAS”, DE CRISTIAN LOURENÇO, ESTÁ…

A PARTIR DE 10 DE SETEMBRO, EXPOSIÇÃO “BORDADOS QUE CONTAM HISTÓRIAS”, DE CRISTIAN LOURENÇO, ESTÁ EM CARTAZ NO MUSEU

A mostra celebra o bordado como arte, meio de sustento e expressão pessoal e apresenta peças criadas pelos alunos do Lar Donato Flores.

De 10 a 30 de setembro, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, receberá a exposição “Bordados que contam histórias”, do estilista Cristian Lourenço, celebrando o bordado como arte, meio de sustento e expressão pessoal.

A mostra destaca o papel histórico das mulheres bordadeiras que, muitas vezes, viam no bordado uma forma de sobrevivência e independência financeira. De acordo com Cristian, cada peça traz consigo as lutas, as conquistas e as histórias de vida dessas mulheres, eternizadas em cada ponto.

Além disso, a exposição apresenta peças criadas pelos alunos do Lar Donato Flores, orientados por Cristian Lourenço e sua mãe, Aparecida Correia, que usaram o bordado para contar suas próprias histórias. Esse diálogo entre gerações e experiências cria uma exposição que transcende a técnica e toca o emocional; que retrata as memórias e o talento de bordadeiras e novos artistas; e que oferece uma reflexão profunda sobre arte, memória e identidade.

Cristian Lourenço, com uma carreira marcada pela inovação e pela promoção da cultura, tem uma longa trajetória como estilista e professor. Durante a pandemia da Covid-19, no ano de 2020, adaptou o seu trabalho, organizando ensaios fotográficos e intervenções culturais on-line, além de workshops e cursos sobre moda e bordado. Foi reconhecido pela Lei Aldir Blanc, permitindo a realização de mais de 10 intervenções culturais virtuais, expandindo seu alcance para além das fronteiras municipais. Lecionou na ETEC de Cerquilho, desenvolveu figurinos para a ópera “Uma Noite de São João” e colaborou com Conservatório de Tatuí. Em 2023, foi convidado pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal” para atuar como diretor criativo da exposição “Memórias afetivas de um apartamento”, que explorou a vivência de pessoas LGBTQIAPN+ por meio de ensaios fotográficos e entrevistas.

O Projeto de Cristian Lourenço, que resulta na exposição “Bordados que contam histórias”, foi contemplado pelo Edital da Lei Paulo Gustavo nº 06/2023 – “Seleção de Projetos para Arte e Cultura da Capital da Música e Terra de Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí e Ministério da Cultura do Governo Federal.

“Bordados que contam histórias” estará aberta ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada franca no Museu, situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OFICINA DE HISTÓRIAS PARA ANIMAÇÃO, DO PROJETO PONTOS MIS, QUE ACONTECE DIA 18/9 NO MUSEU

A Oficina será ministrada pelo roteirista e diretor de animação Alê Camargo, premiado com o filme “Os anjos do meio da praça”.

ÚLTIMA SEMANA PARA VISITAR A EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM AOS 70 ANOS DO CONSERVATÓRIO QUE ACONTECE NO MIS TATUÍ

Quem deseja visitar a exposição, que é gratuita, tem até o próximo sábado (14/9). O MIS Tatuí está aberto todas as sextas-feiras e sábados das 9h às 17h.

COMTUR ENCERRA WORKSHOP SOBRE TURISMO PARA SEUS CONSELHEIROS

O 1º Workshop “COMTUR + Forte” aconteceu em dois encontros e abordou temáticas pertinentes ao desenvolvimento do setor turístico local, tanto na esfera do Poder Público quanto da iniciativa privada.