3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” RECEBE A EXPOSIÇÃO “AMÁLGAMA”, DO DUO FITE ART; ABERTURA É NO…

MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” RECEBE A EXPOSIÇÃO “AMÁLGAMA”, DO DUO FITE ART; ABERTURA É NO DIA 5 DE SETEMBRO

As esculturas realistas, dioramas e painéis criam um conjunto artístico dinâmico em escalas visuais dimensionais, apresentando uma nova forma de acesso à Street Art.

Às 9h da próxima quinta-feira (5 de setembro), no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, terá início a exposição “Amálgama”, do duo Fite Art, representando toda a essência dos artistas Michel Japs e Will Ferreira. A exposição é gratuita ao público e ficará aberta para visitação até o dia 26 de setembro, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Composta por nove esculturas realistas, dioramas e painéis, a exposição é rica em cores e texturas, criando um conjunto artístico dinâmico em escalas visuais dimensionais e convidando o público a construir novas perspectivas do meio ambiente, da sociedade e das relações através da Street Art.

De acordo com os artistas, a Street Art é uma importante expressão artística americana que, em meados de 1970, ganhou as ruas mecanismo artístico e de manifesto contra as condições sociais, políticas e culturais do território. No Brasil, a Street Art se popularizou a partir do Graffiti, na década de 1980, na cidade de São Paulo, passando a fazer parte do cenário e do cotidiano da metrópole como instrumento de constatação sociocultural e política.

“Amálgama” é promovida com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, sendo contemplada em 1º lugar no Edital Estadual de Circulação de Exposições. Ela é conduzida por Magda Barbosa, produtora executiva da Lamparina Núcleo Cultural. Com o objetivo de levar uma nova forma de acesso à Street Art para as cidades do interior paulista, a mostra está percorrendo, além de Tatuí, os municípios de Pilar do Sul, Registro, Salto, São Roque, São Miguel Arcanjo e Itu, permanecendo em cada local por 21 dias.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, local da exposição, está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro.

SOBRE OS ARTISTAS

Michel Japs e Will Ferreira, que formam o duo Fite Art, tem como principal proposta estética a Street Art. Ambos são de Sorocaba (SP) e atuam no Estado de São Paulo desde 2014. Juntos, os artistas venceram sete vezes o Prêmio de Artes Visuais “Flávio Gagliardi” e já participaram de grandes ações artísticas, como um mural de 116m² no SESC Sorocaba e o Mural Street Art, com extensão de 650m², em Mesquita (RJ).

EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE TATUÍ, ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE SAÚDE SEXUAL

O encontro, que aconteceu nas dependências da unidade escolar, teve apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE LANÇA 4º EPISÓDIO DA 2ª TEMPORADA DO PROJETO “VOZES DA ARTE DE TATUÍ”; LUIZA GAIÃO É A ENTREVISTADA

Adriana Afonso entrevista a compositora, produtora e intérprete Luiza Gaião para a segunda temporada do Projeto “Vozes da Arte de Tatuí”.

RECITAL “BRASILIDADES”, DE PROFESSORES DE CANTO LÍRICO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ, ACONTECE NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Serão apresentadas obras de compositores brasileiros, destacando a diversidade e a riqueza da música lírica do País.