3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OFICINA DE PESQUISA E ESTUDO NA ÁREA DO HUMOR, COM FOCO…

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OFICINA DE PESQUISA E ESTUDO NA ÁREA DO HUMOR, COM FOCO NA OBRA E NO LEGADO DE PAULO SETÚBAL

Ministrada pelo ator e produtor Ander Ferraz, a capacitação será de 8 de outubro a 1º de novembro, todas as terças e sextas-feiras, das 9h às 12h.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, sediará de 8 de outubro a 1º de novembro, uma Oficina de pesquisa e estudo na área do humor, com foco na obra e no legado do escritor tatuiano Paulo Setúbal.

A capacitação será ministrada pelo ator e produtor Ander Ferraz e acontecerá todas as terças e sextas-feiras, das 9h às 12h, sendo oito encontros. Há 15 vagas disponíveis e podem participar jovens a partir de 14 anos de idade, sendo as inscrições gratuitas no link https://bit.ly/477wKyn.

Intitulada Oficina de Humor “Stand’uptuiano Paulo” – uma combinação criativa de stand-up comedy, o gentílico tatuiano e uma homenagem ao renomado escritor Paulo Setúbal, que tem grande representatividade para a cidade de Tatuí – a atividade buscará, por meio de jogos teatrais, construir cenas de stand-up com o tema Paulo Setúbal.

Além de manter viva a memória de Setúbal e seus poemas, a Oficina visa, também, abrir um debate sobre identidade e pertencimento, questionando a construção da história local e a conexão dos moradores com seu território. Utilizando o humor como ferramenta de abordagem, ela se apoia na pesquisa literária de Setúbal para explorar sua obra de forma leve e lúdica.

Ao falar de humor, Ferraz contextualiza suas origens na medicina humoral da Grécia Antiga, em que se acreditava que os fluídos corporais influenciavam as emoções humanas. “No Brasil, o humor foi moldado pela Bella Époque, período entre o final do século XIX e o término da Primeira Guerra Mundial. Foi nesse cenário que surgiram o humor moderno e as caricaturas no jornalismo, depois florescendo no teatro, no rádio e no cinema”, explica Ander Ferraz.

Segundo ele, na Oficina, a pesquisa partirá da influência desses formatos no rádio, como o programa “Balança, mas não cai”, que marcou a época com personagens icônicos, até o humor televisivo de Chico Anysio e Jô Soares, passando por programas mais recentes, como “Casseta e Planeta” e “Zorra Total”. A partir dessa rica tradição, os participantes trabalharão na construção de suas próprias criações humorísticas, inspirados pela poesia e pelo legado de Paulo Setúbal.

O ator e produtor Ander Ferraz atua na área cultural desde 1995 e é estudante de Produção Cultural. Ele se dedica à pesquisa dos impactos da coletividade na cultura, sempre buscando “a união como forma de desenvolvimento autossustentável por meio da economia criativa e do compartilhamento de experiências”.

A Oficina de Humor “Stand’uptuiano Paulo” foi contemplada pelo 4º Festival de Arte e Cultura “Mestre Canturião José Pinto de Moraes”, da Prefeitura de Tatuí.

EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE TATUÍ, ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE SAÚDE SEXUAL

O encontro, que aconteceu nas dependências da unidade escolar, teve apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE LANÇA 4º EPISÓDIO DA 2ª TEMPORADA DO PROJETO “VOZES DA ARTE DE TATUÍ”; LUIZA GAIÃO É A ENTREVISTADA

Adriana Afonso entrevista a compositora, produtora e intérprete Luiza Gaião para a segunda temporada do Projeto “Vozes da Arte de Tatuí”.

RECITAL “BRASILIDADES”, DE PROFESSORES DE CANTO LÍRICO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ, ACONTECE NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Serão apresentadas obras de compositores brasileiros, destacando a diversidade e a riqueza da música lírica do País.