3. Guarda Civil Municipal
  5. “PATRULHA DA PAZ”: INICIATIVA DA GCM E DA JUSTIÇA RESTAURATIVA FORTALECE PROTEÇÃO A MULHERES VÍTIMAS…

“PATRULHA DA PAZ”: INICIATIVA DA GCM E DA JUSTIÇA RESTAURATIVA FORTALECE PROTEÇÃO A MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA EM TATUÍ

Somente no primeiro semestre deste ano, 40 ocorrências e 25 prisões foram realizadas pela “Patrulha da Paz”.

O programa “Patrulha da Paz”, lançado em fevereiro de 2020 pela Guarda Civil Municipal (GCM) em parceria com o Núcleo de Justiça Restaurativa, tem desempenhado um papel fundamental na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica em Tatuí. Com uma abordagem focada no acolhimento, visitas domiciliares e fiscalização de medidas protetivas, a iniciativa tem contribuído para a diminuição de casos de agressão e feminicídio na cidade, além de incentivar um maior número de vítimas a denunciar seus agressores.

Segundo dados da GCM, o programa registrou, no segundo semestre do ano passado, 28 ocorrências e resultou em 31 prisões. Já no primeiro semestre deste ano, esses números subiram para 40 ocorrências e 25 prisões, mostrando que as vítimas estão mais determinadas a denunciar seus agressores, com o apoio oferecido pela Patrulha da Paz.

Atualmente, o programa acompanha de perto 100 pessoas, e já contabilizou mais de 700 vítimas cadastradas, incluindo mulheres, crianças vítimas de abuso, idosos e casais homossexuais. Esses números refletem não um aumento na violência, mas sim uma maior conscientização e confiança das vítimas na eficácia do programa.

A equipe da “Patrulha da Paz”, composta por seis guardas e três viaturas, realiza rondas específicas e visitas regulares às famílias cadastradas, garantindo assistência especializada. Além disso, o programa implementou o “Botão do Pânico”, um aplicativo que permite às vítimas acionar rapidamente a GCM em situações de emergência. O cadastro para uso do aplicativo é feito na Justiça Restaurativa e a GCM se encarrega de instalar o aplicativo no celular da vítima. Quando acionado, ele gera automaticamente uma ocorrência de risco, direcionando a equipe policial mais próxima ao local.

Denúncias de violência podem ser feitas através da Central de Atendimento à Mulher pelo telefone 180, que integra a Rede de Apoio à Mulher Vítima de Violência em Tatuí, juntamente com a Delegacia de Defesa da Mulher e outros serviços de apoio. Mais informações sobre o programa “Patrulha da Paz” podem ser obtidas com a Guarda Civil Municipal pelo telefone (15) 3251-2849 ou pelos números de emergência 199 e 153.

EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE TATUÍ, ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE SAÚDE SEXUAL

O encontro, que aconteceu nas dependências da unidade escolar, teve apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE LANÇA 4º EPISÓDIO DA 2ª TEMPORADA DO PROJETO “VOZES DA ARTE DE TATUÍ”; LUIZA GAIÃO É A ENTREVISTADA

Adriana Afonso entrevista a compositora, produtora e intérprete Luiza Gaião para a segunda temporada do Projeto “Vozes da Arte de Tatuí”.

RECITAL “BRASILIDADES”, DE PROFESSORES DE CANTO LÍRICO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ, ACONTECE NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Serão apresentadas obras de compositores brasileiros, destacando a diversidade e a riqueza da música lírica do País.