O programa “Patrulha da Paz”, lançado em fevereiro de 2020 pela Guarda Civil Municipal (GCM) em parceria com o Núcleo de Justiça Restaurativa, tem desempenhado um papel fundamental na proteção de mulheres vítimas de violência doméstica em Tatuí. Com uma abordagem focada no acolhimento, visitas domiciliares e fiscalização de medidas protetivas, a iniciativa tem contribuído para a diminuição de casos de agressão e feminicídio na cidade, além de incentivar um maior número de vítimas a denunciar seus agressores.
Segundo dados da GCM, o programa registrou, no segundo semestre do ano passado, 28 ocorrências e resultou em 31 prisões. Já no primeiro semestre deste ano, esses números subiram para 40 ocorrências e 25 prisões, mostrando que as vítimas estão mais determinadas a denunciar seus agressores, com o apoio oferecido pela Patrulha da Paz.
Atualmente, o programa acompanha de perto 100 pessoas, e já contabilizou mais de 700 vítimas cadastradas, incluindo mulheres, crianças vítimas de abuso, idosos e casais homossexuais. Esses números refletem não um aumento na violência, mas sim uma maior conscientização e confiança das vítimas na eficácia do programa.
A equipe da “Patrulha da Paz”, composta por seis guardas e três viaturas, realiza rondas específicas e visitas regulares às famílias cadastradas, garantindo assistência especializada. Além disso, o programa implementou o “Botão do Pânico”, um aplicativo que permite às vítimas acionar rapidamente a GCM em situações de emergência. O cadastro para uso do aplicativo é feito na Justiça Restaurativa e a GCM se encarrega de instalar o aplicativo no celular da vítima. Quando acionado, ele gera automaticamente uma ocorrência de risco, direcionando a equipe policial mais próxima ao local.
Denúncias de violência podem ser feitas através da Central de Atendimento à Mulher pelo telefone 180, que integra a Rede de Apoio à Mulher Vítima de Violência em Tatuí, juntamente com a Delegacia de Defesa da Mulher e outros serviços de apoio. Mais informações sobre o programa “Patrulha da Paz” podem ser obtidas com a Guarda Civil Municipal pelo telefone (15) 3251-2849 ou pelos números de emergência 199 e 153.