No dia 6/8 (terça-feira), a Guarda Civil Municipal de Tatuí (GCM) apreendeu um veículo clonado em um posto de combustível da Avenida Pompeo Realli, graças a eficiência das câmeras de segurança que integram o sistema de monitoramento da “Muralha Paulista” e que permitem a leitura das placas dos veículos.
O alarme da “Muralha Paulista” na área central foi irradiado pela COD (Central de Operações e Despachos) da GCM apontando que um veículo possivelmente clonado havia passado pelo sistema de monitoramento. A viatura da Guarda Municipal se deslocou até as proximidades e, em patrulhamento preventivo, visualizou o carro entrando em um posto de combustível para abastecer e conseguiu abordá-lo. Após pesquisa da documentação junto a COD, foi constatado que o chassi dos vidros do veículo não conferia com o do documento; além disso, a placa apontava ser de Cajamar (SP) e o chassi de Itu (SP).
Com isso, o condutor e sua esposa foram conduzidos até a Delegacia de Polícia. No local, ele relatou que havia comprado o carro há alguns dias e fez contato com o antigo proprietário, que também foi até a delegacia para prestar esclarecimentos. De acordo com a GCM, o veículo ficou recolhido para perícia e as partes envolvidas foram liberadas, mas deverão responder pelo Artigo 311 do Código Penal, ou seja, adulteração ou remarcação de número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, de seu componente ou equipamento.
DEMAIS OCORRÊNCIAS
No período de 5 a 11 de agosto, a GCM abordou 55 pessoas e 9 veículos e registrou 25 atendimentos, sendo: 5 averiguações; 2 apoios à outras instituições; 3 sinistros de trânsito; 2 capturas de procurados; 5 policiamentos preventivos; 2 direções sem CNH; 1 receptação; 1 porte de entorpecentes; e 4 recolhas de veículos.
Em relação às ocorrências crime, foram presos 7 homens e apreendidos 4 menores de 18 anos de idade, liberados posteriormente na Delegacia pela autoridade policial. Estas ocorrências resultaram em 7 flagrantes, sendo: 5 por tráfico de entorpecentes (foram apreendidas 151 porções de crack, 132 porções de cocaína e 27 porções de maconha), 1 por violência doméstica e 1 por embriaguez ao volante.