3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. ATELIÊ CRISTINA SIQUEIRA PROMOVE OFICINA DE POESIA E ESCRITA CRIATIVA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA…

ATELIÊ CRISTINA SIQUEIRA PROMOVE OFICINA DE POESIA E ESCRITA CRIATIVA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Com o tema “Abrir os canais de sensibilidade e traduzi-los em palavras”, a oficina será realizada em três encontros mensais e encerrada com uma palestra para os professores participantes e alunos indicados por eles.

Contemplado pelo Edital de Cultura nº 04/2023 “Celina Fiusa Araújo”, da Prefeitura de Tatuí, o Projeto “Encontros com Cristina Siqueira”, idealizado pela renomada poeta e escritora Cristina Siqueira, está promovendo uma oficina de poesia e escrita criativa para professores da Rede Pública de Ensino. O curso será concluído com a palestra “A poesia como instrumento de sensibilização e transformação social”, que terá a participação dos professores e de alunos indicados por eles.

Com o tema “Abrir os canais de sensibilidade e traduzi-los em palavras”, a oficina será realizada em três encontros com Cristina Siqueira, que acontecerão uma vez por mês em seu Ateliê (Rua Cônego Demétrio, nº 200, Centro), sendo o primeiro deles neste sábado (17/8).

Nesses encontros, Cristina Siqueira compartilhará seu percurso literário e a realização de seus livros, por meio da leitura e da análise de trechos de suas obras. A autora discutirá suas influências literárias, destacando o ilustre tatuiano Paulo Setúbal, membro da Academia Brasileira de Letras, que a inspirou desde os tempos do curso ginasial no Instituto de Educação Barão de Suruí, em Tatuí. Também serão abordados temas como as certezas e as hesitações diante da página em branco, o mercado editorial e os desafios de escrever e publicar no Brasil.

O primeiro livro de Cristina a ser trabalhado, logo no primeiro encontro, será “Prisma”, uma coletânea de entrevistas publicadas no jornal “O Progresso de Tatuí”, destacando pessoas notáveis da cidade, incluindo a professora e seresteira Celina Fiusa Araújo, homenageada no Edital de Cultura nº 04/2023 da Prefeitura. Cristina enfatizará o papel dos editais de cultura na formação de novos autores, dos quais ela é uma ativa participante.

De acordo com a proponente do projeto, a oficina de poesia e escrita criativa tem o objetivo de desenvolver uma percepção mais rica da realidade, abrir os canais de sensibilidade e traduzi-las em palavras, aguçando os sentimentos e aumentando a familiaridade com uma linguagem mais elaborada. “Incentivaremos os professores participantes a serem multiplicadores em sala de aula, promovendo oficinas de poesia com seus alunos e privilegiando os estudantes que se destacaram no Concurso Paulo Setúbal de Literatura e Artes Visuais”, completa Cristina.

O encerramento do Projeto “Encontros com Cristina Siqueira” será no mês de novembro, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” (Rua Santa Cruz, n° 405, Centro), com os professores que participaram das oficinas, com os alunos indicados por eles e com a imprensa. Todos eles participarão da palestra “A poesia como instrumento de sensibilização e transformação social”, ministrada pela própria Cristina Siqueira.

Mais informações sobre este Projeto podem ser obtidas pelo WhatsApp (15) 99243-9759.

EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE TATUÍ, ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE SAÚDE SEXUAL

O encontro, que aconteceu nas dependências da unidade escolar, teve apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE LANÇA 4º EPISÓDIO DA 2ª TEMPORADA DO PROJETO “VOZES DA ARTE DE TATUÍ”; LUIZA GAIÃO É A ENTREVISTADA

Adriana Afonso entrevista a compositora, produtora e intérprete Luiza Gaião para a segunda temporada do Projeto “Vozes da Arte de Tatuí”.

RECITAL “BRASILIDADES”, DE PROFESSORES DE CANTO LÍRICO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ, ACONTECE NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Serão apresentadas obras de compositores brasileiros, destacando a diversidade e a riqueza da música lírica do País.