3. Campanhas
  5. “AGOSTO DOURADO”: PREFEITURA DE TATUÍ REALIZA PALESTRA SOBRE ALEITAMENTO MATERNO

No encontro, gestantes e lactantes puderam aprender sobre a importância do leite materno, da amamentação e dos cuidados com as mamas.

Na última sexta-feira (9/8), a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu uma palestra sobre “Aleitamento Materno” na ESF do bairro Jardins de Tatuí. O evento atraiu dezenas de gestantes e lactantes, que puderam aprender sobre a importância do leite materno e receber orientações práticas sobre amamentação e cuidados com as mamas.

As enfermeiras Eliana Mari de Moura e Priscila Miranda Formigoni foram responsáveis por conduzir a palestra sobre o assunto. Além do conteúdo educativo, o evento contou com um delicioso café oferecido pela “Casa da Amizade”, do Rotary Club. Para tornar a ação ainda mais especial, houve sorteios de carrinhos, roupas e acessórios para bebês, doados por pacientes e pelo comércio local.

Durante o encontro, também foi destacada a importância da “hora de ouro”, que é o primeiro contato entre mãe e bebê logo após o nascimento, essencial para o fortalecimento do vínculo afetivo e para o início do processo de amamentação.

As gestantes e lactantes que ainda têm dúvidas sobre o aleitamento materno são incentivadas a procurar o posto de saúde mais próximo para receberem orientação adequada.

Aleitamento Materno

O aleitamento materno é a melhor maneira de garantir os nutrientes necessários aos recém-nascidos até os seis meses de idade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Após esse período, o ideal é continuar com esse hábito, mas com a adição de alimentos complementares até a criança completar dois anos de idade ou mais.

Essa prática protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de reduzir o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta. Anualmente, cerca de 6 milhões de vidas são salvas devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade, segundo a OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

No Brasil, as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno são realizadas por meio do Ministério da Saúde, que coordena estratégias para proteger e promover a amamentação no país, que possui 225 bancos de leite humano e 219 postos de coleta.

EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE TATUÍ, ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE SAÚDE SEXUAL

O encontro, que aconteceu nas dependências da unidade escolar, teve apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE LANÇA 4º EPISÓDIO DA 2ª TEMPORADA DO PROJETO “VOZES DA ARTE DE TATUÍ”; LUIZA GAIÃO É A ENTREVISTADA

Adriana Afonso entrevista a compositora, produtora e intérprete Luiza Gaião para a segunda temporada do Projeto “Vozes da Arte de Tatuí”.

RECITAL “BRASILIDADES”, DE PROFESSORES DE CANTO LÍRICO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ, ACONTECE NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Serão apresentadas obras de compositores brasileiros, destacando a diversidade e a riqueza da música lírica do País.