3. Destaque
  5. GRUPO KIZUMBAMBA SE APRESENTA NO “HAPPY HOUR MUSICAL” DESTA SEXTA-FEIRA (16/8), NA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO…

GRUPO KIZUMBAMBA SE APRESENTA NO “HAPPY HOUR MUSICAL” DESTA SEXTA-FEIRA (16/8), NA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO MUNICIPAL

Os músicos apresentarão o show “A raiz do samba – Sua regionalidade, urbanidade e contemporaneidade”, com o intuito de resgatar, valorizar e dar continuidade ao samba.

O Grupo Kizumbamba será a atração do Projeto “Happy Hour Musical” – promovido pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer – que acontece nesta sexta-feira (16/8), às 19h, na Praça de Alimentação Municipal.

Os músicos apresentarão o show “A raiz do samba – Sua regionalidade, urbanidade e contemporaneidade”, com o intuito de resgatar, valorizar e dar continuidade ao samba, destacando a importância das duas “capitais” tradicionais deste gênero musical: São Paulo e Rio de Janeiro.

Contemplado pelo Edital de Cultura nº 01/2023 – “Maria Ruth Luz”, da Prefeitura de Tatuí, o Grupo Kizumbamba completará, em breve, uma década de existência, na resistência do coletivo e com a missão de levar o samba, dando continuidade a esse gênero genuinamente brasileiro que é parte importante na formação cultural do Brasil.

Formado por sambistas, músicos e pesquisadores da cultura popular brasileira que compreendem o samba muito além de sua música, como uma manifestação cultural rica, diversa, ancestral, cheia de contextos históricos, políticos e sociais, o Kizumbamba foi criado no ano de 2014, na cidade de Tatuí, a partir de rodas de samba informais realizadas por músicos e amantes desta expressão popular, em um bar tradicional do município, o “Bar do Elias”. Destes encontros, criou-se um movimento cultural, que toda quarta-feira à noite, por dois anos, se reunia para uma Roda de Samba. A partir deste grupo, alguns integrantes e estudantes do Conservatório de Tatuí resolveram começar vários processos de pesquisa dentre as diversas ramificações do samba pelo Brasil e assim surgiu o Kizumbamba.

Nesses 10 anos de existência, o grupo já passou por vários momentos e mudou sua formação alguma vezes por trocas de integrantes que precisaram e/ou quiseram sair, mas sempre mantendo o foco em seu objetivo e com resistência na caminhada. Nessa trajetória, o maior fluxo de produções e apresentações acontece, em boa parte, no interior de São Paulo e na capital, mas também em outros estados do Brasil, como Paraná e Minas Gerais.

O programa audiovisual “A Cara do Samba” foi um marco na história do Kizumbamba onde, em parceria com a TV Faster, de Cerquilho, produziram quatro episódios com entrevistas, apresentações, cenas, causos e muitas informações sobre o samba. Com o espetáculo “Do Rio a São Paulo”, o grupo já circulou por importantes instituições no Estado de São Paulo, como o SESC e o SESI.

Os músicos também já realizaram projetos sociais em Tatuí, como o “Samba que nos une”, uma roda de samba solidária, com arrecadação de alimentos e fundos para os necessitados. Há, ainda, projetos de concertos pedagógicos, levando para as escolas um pouco da história do samba, salvaguardando assim esta cultura, onde, além de tocar, mostram diversos conteúdos históricos do País por meio desse gênero musical genuinamente brasileiro e colocam em pauta questões sociais importantíssimas, como racismo, representatividade, preconceito e intolerância.

Atualmente, está em circulação o Projeto “A raiz do samba – Sua regionalidade, urbanidade e contemporaneidade”, onde o grupo cita vários compositores(as) renomados, que estão inseridos nas propostas das ramificações do samba, seja rural, regional ou no samba urbano. Na proposta da contemporaneidade, apresentam compositores atuais, mas em sua maior parte estão as músicas e parcerias autorais de seus integrantes. Além disso, estão em processo de gravação da webserie “O papo é Samba”, onde tocam e apresentam, sendo contemplados financeiramente pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura do Governo Federal e Prefeitura de Tatuí. Ainda está sendo planejada pelo grupo a captação do seu primeiro Ep, com previsão de lançamento para ano de 2025.

O “Happy Hour Musical” conta com o apoio cultural da Cervejaria Comendador e ocorre quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, de forma gratuita ao público. O objetivo é valorizar os diferentes estilos musicais, além de ampliar as possibilidades de espaços para apresentações na “Capital da Música”.

A Praça de Alimentação Municipal, local do “Happy Hour Musical”, está situada na Rua Santa Cruz, nº 219, esquina com a Rua José Bonifácio, em frente à Praça da Santa.

EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE TATUÍ, ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE SAÚDE SEXUAL

O encontro, que aconteceu nas dependências da unidade escolar, teve apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE LANÇA 4º EPISÓDIO DA 2ª TEMPORADA DO PROJETO “VOZES DA ARTE DE TATUÍ”; LUIZA GAIÃO É A ENTREVISTADA

Adriana Afonso entrevista a compositora, produtora e intérprete Luiza Gaião para a segunda temporada do Projeto “Vozes da Arte de Tatuí”.

RECITAL “BRASILIDADES”, DE PROFESSORES DE CANTO LÍRICO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ, ACONTECE NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Serão apresentadas obras de compositores brasileiros, destacando a diversidade e a riqueza da música lírica do País.