3. Destaque
  5. COM CERCA DE SEIS MIL PARTICIPANTES E 74 ATRAÇÕES, DESFILE CÍVICO DO 198º ANIVERSÁRIO DE…

COM CERCA DE SEIS MIL PARTICIPANTES E 74 ATRAÇÕES, DESFILE CÍVICO DO 198º ANIVERSÁRIO DE TATUÍ REÚNE QUASE 23 MIL PESSOAS

Neste ano, o tema foi “Patrimônio – Nossos Bens Culturais”, destacando a importância da preservação e da valorização dos elementos que compõem a identidade e a história de Tatuí.

O município de Tatuí comemorou seu 198º aniversário no último domingo (11/8) com o tradicional desfile cívico na Rua XI de Agosto. O ato contou com 74 atrações e cerca de seis mil participantes, entre militares, estudantes, cavaleiros e integrantes de clubes de serviços e associações, que desfilaram para um público de, aproximadamente, 23 mil pessoas.

Neste ano, o tema foi “Patrimônio – Nossos Bens Culturais”, destacando a importância da preservação e da valorização dos elementos que compõem a identidade e a história de Tatuí, incluindo monumentos, construções históricas, tradições, práticas culturais, artesanato, arte, literatura e música.

O desfile teve início com o Hino à Tatuí e as saudações das autoridades. A primeira ala a passar pela Rua XI de Agosto foi a dos estagiários do Programa “Posso Ajudar?”, uma parceria da Prefeitura de Tatuí e da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tatuí); seguida pelos militares, com a presença da Polícia Militar do Estado de São Paulo, do Policiamento Rodoviário do Estado de São Paulo, do Departamento de Mobilidade Urbana, da Polícia Militar Ambiental, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Municipal, do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), da Guarda Civil Municipal e do Centro de Educação Pré-Militar – CEPM.

Logo depois, desfilaram a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a APODET – Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí, o Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida do FUSSTAT (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), a Estratégia Saúde da Família (ESF) “Roseli de Oliveira Camargo”, a Educação Infantil Municipal, o Colégio Girassol, o COSC – Centro de Orientação e Serviços à Comunidade, o Lar Donato Flores, o Cordão Folclórico Tatuiense (Cordão dos Bichos) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II).

As unidades escolares da Rede Municipal desfilaram com as seguintes escolas: EMEF “Prof. Accácio Vieira de Camargo”, EMEF “Teresinha Vieira de Camargo Barros”, EMEF “Eugênio Santos”, EMEF “Prof. José Galvão Sobrinho” e NUMEA – Núcleo Municipal de Educação Ambiental “Rita Corrêa Coelho”, EMEF “Eunice Pereira de Camargo” e Aeroclube de Tatuí, EMEF “Prof.ª Magaly Azambuja de Toledo”, Ginásio Municipal de Esportes “Prof. Jordão do Canto e Silva”, Associação Esporte Clube Judô Pires, EMEF “Prof. José Tomás Borges”, EMEF “Prof.ª Maria Eli da Silva Camargo”, EMEF “Prof. Paulinho Ribeiro”, EMEF “Prof.ª Maria da Conceição Oliveira Marcondes”, EMEF “Prof. Firmo Antônio de Camargo Del Fiol”, EMEF “Prof.ª Sarah de Campos Vieira dos Santos”, EMEF “Prof.ª Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”, EMEF “Prof.ª Maria Helena Machado”, NEBAM – Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva”, EMEF “Prof. Alan Alves de Araújo”, EMEF “Prof. Mauro Antônio Mendes Fiusa”, Escola Projeto “Senna em Ação” e EMEF “João Florêncio”.

Os clubes de serviços, escolas estaduais e particulares e associações vieram após as escolas municipais, entre eles: Lions Clube de Tatuí, Rotary Club Tatuí Cidade Ternura, Rotary Club Tatuí, Interact Club Tatuí, Rotaract Club Tatuí, Departamento de Esportes da Prefeitura de Tatuí, Duas Rodas MTB Tatuí, grupos de escoteiros Goyotin e Tupancy, Clube de Desbravadores e Clube de Aventureiros (ambos da Igreja Adventista do Sétimo Dia), Colégio CENEP Integração – Cursos Profissionalizantes, Colégio CENEP Unidade Infantil, Escola Técnica “Dr. Gualter Nunes”, FAESB – Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara, Academia Ronin de Artes Marciais, ETEC “Sales Gomes”, Batelli Acrodance, E.E. PEI “Chico Pereira”, Associação Atlética XI de Agosto, Clube de Campo de Tatuí, Fut Gar Martial Arts, Grupo Moreno, Grupo Paraíso, Neoenergia Elektro, Old Stop Veículos Antigos e Customizados, Wheeling Stunt Tatuí e Moto Clube Lokas.

O encerramento do desfile foi com a Comitiva Amigos Sertanejos e demais cavaleiros, além do Departamento de Bem-estar Animal da Prefeitura de Tatuí.

EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE TATUÍ, ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE SAÚDE SEXUAL

O encontro, que aconteceu nas dependências da unidade escolar, teve apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE LANÇA 4º EPISÓDIO DA 2ª TEMPORADA DO PROJETO “VOZES DA ARTE DE TATUÍ”; LUIZA GAIÃO É A ENTREVISTADA

Adriana Afonso entrevista a compositora, produtora e intérprete Luiza Gaião para a segunda temporada do Projeto “Vozes da Arte de Tatuí”.

RECITAL “BRASILIDADES”, DE PROFESSORES DE CANTO LÍRICO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ, ACONTECE NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Serão apresentadas obras de compositores brasileiros, destacando a diversidade e a riqueza da música lírica do País.