A Capital da Música – reconhecida pela Lei Estadual nº 12.544/2007 -, que abriga o maior Conservatório Musical da América Latina, foi um dos destaques do Programa “Arquivo A”, da TV Aparecida. Na reportagem “Cidades Musicais Brasileiras”, que foi ao ar no dia 1º/8, são exibidas três cidades brasileiras conhecidas por sua ligação histórica com a música, entre elas, Tatuí (SP), Conservatória (distrito de Valença, no Rio de Janeiro), e São João Del Rei (MG).
O jornalista Eduardo Gois é quem apresenta alguns personagens e lugares tatuianos, a começar pelo Conservatório. O Grupo de Música Raiz da escola, coordenado pelo professor Zeca Collares, é o primeiro a ser mostrado na reportagem, destacando a importância da música caipira. Neste momento, é citado como o Conservatório impacta a vida das pessoas e do município, e como está presente no turismo e na cultura local, como por exemplo, na apresentação do Festival Capital da Música “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, que faz parte da Feira do Doce de Tatuí. Para ilustrar a importância do Conservatório, há entrevistas com o músico e professor Odair Cardoso Júnior e com a estudante de Violão Popular, Bianca de Melo, que contam suas histórias e trajetórias no mundo da música.
Além disso, o jornalista e historiador tatuiano Christian Pereira de Camargo relata sobre o crescimento turístico, cultural e musical da cidade, por meio do desenvolvimento e da criação de novos espaços, entre eles, o Museu da Imagem e do Som – MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo”, que faz parte do Complexo Cultural (situado na Av. Domingos Bassi, esquina com a Av. João Batista Correia Campos, a Marginal do Manduca, ao lado ada Prefeitura).
A reportagem termina destacando que, além de Capital da Música, Tatuí também é a Terra dos Doces Caseiros e mostra imagens da Feira do Doce do município, o maior evento do segmento gastronômico doceiro do interior paulista.
Para conferir a reportagem completa, basta acessar o canal da TV Aparecida no YouTube (https://bit.ly/3WZQZtx).