Na próxima sexta-feira (16/8), às 18h, estreia no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube (https://bit.ly/4dgYmna) a segunda temporada do Projeto “Vozes da arte de Tatuí: fortalecendo a diversidade na Cidade Ternura”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura do Governo Federal e Prefeitura de Tatuí.
Haverá, também, na próxima quinta-feira (15/8), às 19h, uma pré-estreia presencial no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes. O evento será aberto ao público e contará com show musical de uma artista local, a exibição do primeiro episódio e a presença da equipe “Vozes da arte” e de alguns entrevistados.
“Vozes da arte de Tatuí: fortalecendo a diversidade na Cidade Ternura” busca valorizar a diversidade e a representatividade na cena artística do município. Esta nova temporada – apresentada por Adriana Afonso, mais conhecida como Drica – contará com 10 entrevistas programadas, dando destaque para artistas locais com ênfase em mulheres, pessoas da comunidade LGBTQIAP+, pessoas negras e outras minorias sociais.
De acordo com o proponente Raul Galhego da Silva, a série é uma plataforma para dar visibilidade a esses talentos e incentivar a participação do público em eventos culturais locais, fortalecendo a cena cultural de Tatuí, promovendo o diálogo entre a comunidade artística e o público em geral, além de fomentar novas parcerias e colaborações. “Pretendemos, ainda, aprofundar as demandas da classe artística, identificadas na primeira edição, como a necessidade de investimentos públicos, inclusão social e viabilidade econômica da carreira artística. O objetivo é construir um ecossistema cultural mais justo e representativo, promovendo a colaboração entre os artistas”, destaca Galhego.
A estrela deste episódio de estreia da nova temporada é Helen Quintanares, uma artista multifacetada que procura incorporar às suas composições traços do Baroque Pop e da World Music. Ouvir as suas letras é como estar diante de uma contadora de histórias, mas por mais encantadas que elas pareçam, suas músicas são frutos de sentimentos reais que tocam os seres humanos cotidianamente.
SOBRE RAUL GALHEGO
Editor audiovisual independente e estudante de Produção Fonográfica na FATEC – Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”. Já atuou em diversas áreas, incluindo coordenação de equipes, produção de conteúdo audiovisual e edição de áudio. Foi coordenador da equipe de edição no projeto “Biblioteca Falada”, da Unesp Bauru, adaptando conteúdos para pessoas com deficiência visual, e trabalhou no projeto “Revista Torta”, também da Unesp Bauru, convertendo matérias científicas em vídeos acessíveis. Atualmente, é editor para redes sociais e foi o responsável pela produção executiva, edição e direção da primeira temporada do “Vozes da arte de Tatuí’, atuando ainda como diretor e editor nesta segunda temporada do projeto.
SOBRE ADRIANA AFONSO
Mais conhecida como Drica, é pedagoga e gestora pública, além de atriz e contadora de histórias. Leciona Artes Cênicas no Conservatório de Tatuí, é educadora social no COSC – Centro de Orientação e Serviços à Comunidade, diretora e produtora no Grupo Asas de Tatuí, e atriz na Cia. de Opinião. Com sua vasta experiência e paixão pela arte, Drica traz uma nova energia ao projeto, continuando a missão de destacar e celebrar a diversidade artística de Tatuí.