3. Educação
  5. DESFILE CÍVICO EM COMEMORAÇÃO AO 198º ANIVERSÁRIO DE TATUÍ ACONTECE NESTE DOMINGO, 11 DE AGOSTO

O início será às 8h30, na Rua XI de Agosto, com concentração próxima a EMEF “Eugênio Santos” e dispersão próxima a Igreja São Roque.

Com o tema “Patrimônio – Nossos Bens Culturais”, o tradicional Desfile Cívico – organizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias da Educação e de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer – em comemoração ao 198º aniversário do município acontecerá neste domingo (11/8), às 8h30, na Rua XI de Agosto, com concentração próxima a EMEF “Eugênio Santos” e dispersão próxima a Igreja São Roque.

O intuito do evento neste ano, de acordo com o tema, é destacar a importância da preservação e da valorização dos elementos que compõem a identidade e a história de Tatuí. Isso inclui não apenas monumentos e construções históricas, mas também tradições, práticas culturais, artesanato, arte, literatura e música. “A preservação do patrimônio cultural é essencial para manter viva a memória das gerações passadas e transmitir esse legado às futuras. Além disso, o patrimônio cultural contribui significativamente para a construção da identidade cultural e para a promoção do turismo, beneficiando economicamente o desenvolvimento da cidade”, explicou o diretor de Cultura, Rogério Vianna, enfatizando ainda que é importante reconhecer a diversidade do patrimônio cultural e garantir sua representatividade, evitando a marginalização de certas tradições ou formas de expressão cultural.

O ato cívico será dividido em quatro momentos: Militar; Educacional; Clubes de Serviços e Associações; e Desfile de Cavaleiros.

A ala dos militares será a primeira a desfilar, com a presença da Câmara Municipal, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, do Policiamento Rodoviário do Estado de São Paulo, do Departamento de Mobilidade Urbana, da Polícia Militar Ambiental, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Municipal, do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), da Guarda Civil Municipal e do Centro de Educação Pré-Militar – CEPM.

Em seguida, desfilarão a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a APODET – Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí, o Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida do FUSSTAT (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), a Estratégia Saúde da Família (ESF) “Roseli de Oliveira Camargo”, a Educação Infantil Municipal, o Colégio Girassol, o COSC – Centro de Orientação e Serviços à Comunidade, o Lar Donato Flores, o Cordão Folclórico Tatuiense e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II).

A escolas, que compõem a Rede Municipal de Educação, desfilarão logo depois, nesta sequência: EMEF “Prof. Accácio Vieira de Camargo”, EMEF “Teresinha Vieira de Camargo Barros”, EMEF “Eugênio Santos”, EMEF “Prof. José Galvão Sobrinho” e NUMEA – Núcleo Municipal de Educação Ambiental “Rita Corrêa Coelho”, EMEF “Eunice Pereira de Camargo”, EMEF “Prof.ª Magaly Azambuja de Toledo”, Ginásio Municipal de Esportes “Prof. Jordão do Canto e Silva”, Associação Esporte Clube Judô Pires, EMEF “Prof. Alan Alves de Araújo”, EMEF “Prof.ª Maria Eli da Silva Camargo”, EMEF “Prof. Paulinho Ribeiro”, EMEF “Prof.ª Maria da Conceição Oliveira Marcondes”, EMEF “Prof. Firmo Antônio de Camargo Del Fiol”, EMEF “Prof.ª Sarah de Campos Vieira dos Santos”, EMEF “Prof.ª Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”, EMEF “Prof.ª Maria Helena Machado”, NEBAM – Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva”, EMEF “Prof. José Tomás Borges”, EMEF “Prof. Mauro Antônio Mendes Fiusa”, Escola Projeto “Senna em Ação” e EMEF “João Florêncio”.

Os clubes de serviços – Lions Clube de Tatuí, Rotary Club Tatuí Cidade Ternura, Rotary Club Tatuí, Interact Club Tatuí e Rotaract Club Tatuí – desfilarão logo em seguida, bem como o Departamento de Esportes da Prefeitura de Tatuí e o Duas Rodas MTB Tatuí.

A Rua XI de Agosto receberá então os grupos de escoteiros Goyotin e Tupancy, que serão seguidos pelo Clube de Desbravadores e Clube de Aventureiros (ambos da Igreja Adventista do Sétimo Dia), Colégio CENEP Integração – Cursos Profissionalizantes, Colégio CENEP Unidade Infantil, Escola Técnica “Dr. Gualter Nunes” e FAESB – Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara.

Também desfilarão no dia 11 de agosto: Academia Ronin de Artes Marciais, ETEC “Sales Gomes”, Batelli Acrodance, E.E. PEI “Chico Pereira”, Clube de Campo de Tatuí, Fut Gar Martial Arts, Aeroclube de Tatuí, Grupo Moreno, Neoenergia Elektro, Grupo Paraíso, Old Stop Veículos Antigos e Customizados, Wheeling Stunt Tatuí e Loucos por Motos, Moto Clube Lokas, Insanos MC e American Mud.

O encerramento do desfile será com a Comitiva Amigos Sertanejos e demais cavaleiros, além do Departamento de Bem-estar Animal da Prefeitura de Tatuí.

EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE TATUÍ, ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE SAÚDE SEXUAL

O encontro, que aconteceu nas dependências da unidade escolar, teve apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE LANÇA 4º EPISÓDIO DA 2ª TEMPORADA DO PROJETO “VOZES DA ARTE DE TATUÍ”; LUIZA GAIÃO É A ENTREVISTADA

Adriana Afonso entrevista a compositora, produtora e intérprete Luiza Gaião para a segunda temporada do Projeto “Vozes da Arte de Tatuí”.

RECITAL “BRASILIDADES”, DE PROFESSORES DE CANTO LÍRICO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ, ACONTECE NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Serão apresentadas obras de compositores brasileiros, destacando a diversidade e a riqueza da música lírica do País.