No último sábado (3/8), a Guarda Civil Municipal de Tatuí (GCM) realizou uma Operação “Cerol” no Residencial Nova Tatuí Caguassu, com o objetivo de coibir e prevenir contra o uso de cerol em pipas. Os guardas localizaram um homem, de 24 anos de idade, comercializando linhas chilenas pelo bairro, com os respectivos carretéis guardados em seu veículo. Ao ser abordado, ele confessou o negócio e disse que já havia vendido, até aquele momento, quatro carretéis de linha chilena. Com o homem foram encontrados 24 carretéis de linha chilena e R$ 100,00 em espécie. Ele foi conduzido até a Delegacia de Polícia, onde a autoridade responsável apreendeu os objetos e o liberou em seguida.
Na noite anterior, sexta-feira (2/8), a GCM conseguiu recuperar 20 metros de fio de cobre de energia elétrica, avaliados em R$ 200,00. A equipe foi acionada via COD (Central de Operações e Despachos) sobre o furto dos mesmos na região da Ceagesp; de acordo com populares, o suspeito havia fugido em direção ao Centro da cidade pela via férrea. Ao averiguarem a região, os guardas encontraram um homem caminhando pela linha férrea do Jardim Palmira e o abordaram. Prontamente ele confessou o que havia feito e indicou onde havia jogado a sacola com os fios furtados. Sendo assim, foi encaminhado ao Pronto Socorro para minuta médica e, logo após, para a Delegacia de Polícia, onde permaneceu à disposição da Justiça.
OUTRAS OCORRÊNCIAS
Na última semana (29 de julho a 4 de agosto), a GCM também registrou operações de abordagem (49 pessoas e 12 veículos) e realizou 34 atendimentos, sendo: 5 apoios à outras instituições; 5 capturas de procurados; 2 sinistros de trânsito; 8 policiamentos preventivos; 5 averiguações; 6 recolhas de veículos; 1 auto localizado; 1 venda de produtos para cerol e 1 meio ambiente.
Em relação às ocorrências crimes, foram 9 homens presos e 1 menor de 18 anos de idade apreendido, que foi liberado pela autoridade policial na Delegacia. Os 5 flagrantes registrados foram: 1 por tráfico de entorpecentes (29 porções de crack e 38 porções de cocaína foram apreendidas), 1 por violência doméstica e 3 por furto.