A Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, da Prefeitura de Tatuí, receberá nos dias 15 e 16 de agosto, às 9h e às 14h – como parte das comemorações do 198º aniversário do município – o lançamento do 11º livro da escritora tatuiana Raquel Prestes. Intitulada “Que frio!!!”, a obra é ilustrada por Dora Weigand, publicada pela Editora Sowilo e trata da generosidade, uma qualidade sempre bem-vinda em todos os momentos da vida.
A história do livro se passa em um dia frio, onde animais variados procuram a aranha para que ela lhes teça roupas para enfrentarem o inverno. A simpática tecedeira não titubeia, nem reclama, e tece para cada bicho uma peça condizente com sua necessidade: uma calça para o gato, uma blusa para o cachorro, um gorro para o passarinho e assim por diante. Como gratidão, os animais compuseram uma cantiga para a benfeitora, afinal, nem tudo na vida se paga com dinheiro: o afeto e a solidariedade é que deveriam ser nossas moedas de troca.
O evento será aberto ao público, com a participação especial dos alunos da EMEI “Winie Sarli Fitts” e da EMEI “Prof. Cyro Rodrigues Alves”.
A Unidade Bibliotecária está situada na Rua Santa Cruz, nº 405, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3259-5647.
SOBRE A ESCRITORA
Raquel Prestes Ferreira de Morais nasceu em 11 de julho de 1972 na cidade de Santo André (SP), filha de Joversino e Araci Prestes Ferreira. Em 1979, a família veio morar em Tatuí em busca de uma cidade tranquila. Cursou Magistério, faculdade de Pedagogia, faculdade de Artes Visuais e fez pós-graduação em Educação Infantil. Casada com Antônio Edson de Morais desde 1994, tem o filho João Vitor Ferreira de Morais.
Concursada no cargo de coordenadora pedagógica de Educação Infantil desde 1996, Raquel trabalha na Rede Municipal de Ensino de Tatuí com a formação de professores.
Escreveu seu primeiro livro em 2006, intitulado “O Menino Passou Por Aqui”, editora Petra, agraciado pelo PROAC 2006. Desde então, sua carreira de escritora não parou e Raquel lançou outras obras: “Ovelha Raquel”, editora Sowilo; “Vamos Jogar?”, editora Sowilo; “As Mães Nunca são Iguais”, editora Adonis; “O Senhor Compratudo”, editora Adonis; “História para um boi dormir”, editora Sowilo; “Não alimente o monstro!”, editora Casa Kids; “O livro dos nomes”, editora Casa Kids; “Lagarta quer casa”, editora Sowilo; e “Tatu Cantarola”, contemplado pelo edital “Publicação de Livros 2023”, da Prefeitura de Tatuí.
Em 2022 recebeu menção honrosa com o conto “A velha aranha e a máquina mágica” no “Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias”, de abrangência nacional, na categoria “Contos”, concorrendo com 1.536 trabalhos enviados e ficando entre os 10 melhores textos selecionados. No mesmo ano (2022), iniciou um Projeto de Contação de Histórias, intitulado “Tatu de Histórias”, na Rede Municipal de Ensino de Tatuí; e recebeu, também, o título de Cidadã Tatuiana.
É voluntária na APODET – Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí, onde conta histórias para pessoas com deficiência visual e baixa visão. Tem um canal no YouTube, o “Tatu de histórias” (https://bit.ly/4duQGNP), onde sempre costuma dizer: “Beijos literários para vocês!”.