Com texto inédito de um dos maiores nomes da história da dramaturgia brasileira, Luís Alberto de Abreu, o Centro Cultural, da Prefeitura de Tatuí, receberá, no dia 9 de agosto (sexta-feira), o espetáculo “As Três Marias”, que tem montagem da Dupla Companhia. A ação integra as programações da 82ª Semana Paulo Setúbal e do 198º aniversário de Tatuí.
Com entrada gratuita, a apresentação será em duas sessões: uma às 9h30, voltada para o Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida”, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT); e outra às 20h30, aberta ao público. A classificação indicativa da peça é de 14 anos e os ingressos devem ser retirados no local 1 hora antes da sessão.
A peça gira em torno de três gerações de uma família interiorana que vive às margens de um rio. As histórias são narradas e cantadas por um elenco que se multiplica às vistas do espectador e que dão vida a figuras que alargam nosso entendimento sobre a vida e a morte.
Mãe de 25 filhos, Maria Eugênia viu suas perspectivas de vida serem reduzidas ao domínio de um homem que a tornou refém de uma vida inglória. Lembrada até hoje pela família como uma das mulheres mais felizes que já conheceram, Maria Eugênia é o retrato de inúmeras Marias do Brasil e sua memória levanta um nevoeiro sobre as histórias de Maria de Lourdes e Maria Aparecida.
“Um dos destaques dessa circulação é a frente de trabalho do programa de acessibilidade que nós criamos. Além da tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais, também ficam disponíveis os programas do espetáculo em Braile, o tour sensorial para pessoas não videntes e audiodescrição. Dessa forma, reafirmamos nosso compromisso com um teatro para todas as pessoas”, destaca o diretor do espetáculo, Lucas Gonzaga.
“As Três Marias” é uma produção original SESI-SP e, atualmente, conta com fomento do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, através do Programa de Ação Cultural – ProAC, que promove a circulação da montagem do grupo Dupla Companhia, de Tatuí.
O Centro Cultural, local do espetáculo, está situado na Praça Martinho Guedes, n° 12, Centro.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia inédita: Luís Alberto de Abreu; Direção geral: Lucas Gonzaga; Direção musical: Jessé Jackson; Preparação vocal: Babaya; Dramaturgia da voz: Francesca Della Monica; Preparação de elenco: Grácia Navarro, Andréia Nhur e Kiko Marques; Suporte teórico: Elena Vássina, Joaquim Gama e Luís Cláudio Machado; Iluminação: Lucas Gonzaga; Operador de luz: Vinícius de Mello; Visagismo: Claudinei Hidalgo; Assistente de cabelo e maquiagem: David Lenk; Figurinos e acessórios: Nour Koeder e Lucas Gonzaga; Cenografia e adereços: Lucas Gonzaga, Carpinteiros Breves (Franklin Breves, Eurides Breves e Diego Breves) e Dupla Companhia; Assistentes de cenografia: Nádia Rodrigues e Luna Marcelino; Elenco: Gabriela Carriel, Hugo Muneratto, Ismênia Leão, Jessé Jackson, Lucas Gonzaga, Rafaele Breves e Tamires Carvalho; Consultoria em acessibilidade: Edgar Jacques; Mediação dos debates: Anuradha Barreto; Audiodescrição: Direção de Ray Oliveira, Roteiro de Keiko Trida, Consultoria de Sidney Tobias e Locução de Taiz Lenk; Direção de comunicação e Assessoria de imprensa: Rafaele Breves; Direção de produção: Lucas Gonzaga; Produção executiva: Jaqueline Rodrigues e Tamires Carvalho; Estágio em produção: Pietro Bermudes; Fotógrafo: Rodrigo Costa; Produção original: SESI-SP.