3. Destaque
  5. VENCEDORES DO “22º CONCURSO PAULO SETÚBAL – LITERATURA E ARTES VISUAIS” SERÃO CONHECIDOS NA PRÓXIMA…

VENCEDORES DO “22º CONCURSO PAULO SETÚBAL – LITERATURA E ARTES VISUAIS” SERÃO CONHECIDOS NA PRÓXIMA SEMANA

A cerimônia de premiação será no dia 6 de agosto, às 19h, no Teatro Procópio Ferreira, e terá transmissão ao vivo pelo canal do Museu no YouTube.

As 32 escolas municipais, estaduais e particulares de Tatuí que estão participando do “22º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais”, realizado pela Prefeitura, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, com 659 trabalhos (278 trabalhos a mais que em 2023) conhecerão os vencedores deste certame na próxima terça-feira (6 de agosto). A cerimônia de premiação acontecerá às 19h, no Teatro Procópio Ferreira, e terá transmissão ao vivo pelo canal do Museu no YouTube (https://bit.ly/4foHWKU).

Inspiradas na poesia “A Vila”, constante no capítulo “Flocos de Espuma”, da obra “Alma Cabocla”, do escritor tatuiano Paulo Setúbal, as Unidades Escolares desenvolveram – de março a maio – este tema com seus alunos e, respeitando o edital, selecionaram somente 5 trabalhos por série e professor para inscreverem em uma das três modalidades do Concurso: 1- Artes Visuais, que consiste na produção de um desenho baseado no tema, sendo as categorias Ensino Fundamental (1° e 2° anos) e Ensino Fundamental (3º, 4º e 5° anos); 2- Desenho Universal da Aprendizagem, que consiste em um trabalho que permita aos alunos demonstrarem seus conhecimentos de várias maneiras, como, por exemplo, por meio da escrita, da fala, do desenho ou da criação de projetos, sendo a categoria Educação Especial, e com a análise do trabalho respeitando a Lei nº 13.146/2015 ou Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI); e 3- Literatura, que consiste na produção de texto envolvendo o tema, sendo as categorias Ensino Fundamental (6° e 7° anos), Ensino Fundamental (8° e 9° anos), Ensino Médio (1° ao 3° anos) e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Quanto à premiação deste ano, 92 alunos, 37 professores e 32 diretores de escolas receberão medalhas e todas as categorias terão seus respectivos prêmios principais, somando R$ 21 mil, divididos da seguinte forma: 7 alunos contemplados com 1° lugar – R$ 800,00 cada um; 7 alunos contemplados com 2° lugar – R$ 600,00 cada um; 7 alunos contemplados com 3° lugar – R$ 400,00 cada um; e 21 professores que tiveram seus alunos contemplados com 1º, 2º e 3º lugares – R$ 400,00 cada um.

“Foram produzidas 200 medalhas criadas exclusivamente para celebrar esta edição do Concurso e desenvolvidas pela equipe de Comunicação da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer da Prefeitura, refletindo o compromisso com a valorização da arte e da cultura de Tatuí”, conta o diretor de Cultura, Rogério Vianna, completando que estas medalhas celebram não apenas os vencedores do Concurso, mas também o legado de Paulo Setúbal. “Cada medalha representa um pedaço da alma cabocla de Tatuí, eternizando a contribuição de Paulo Setúbal e a dedicação dos participantes ao universo das letras e das artes visuais”, finaliza Vianna.

A cerimônia de premiação – que é parte integrante da programação da 82ª Semana Paulo Setúbal – será abrilhantada pelo Grupo “Seresteiros com Ternura”, composto por Maria Inês de Camargo (afoxé e voz), Pedro Adilson Pavanelli (violão), Paulo Rita Aguar (cavaquinho), Leo da Sanfona (sanfona) e Carlos Mendes (timba). Haverá, também, homenagem ao Mestre Canturião José Pinto de Moraes, conhecido popularmente como Zé Pinto, que faleceu em setembro de 2023 e era cururueiro e escritor de poesias, algumas musicadas em parceria com vários artistas e duplas caipiras, entre elas, Lourenço & Lourival. E será lançado o “Tabloide 2024” – encarte jornalístico que irá compor a edição do 198º aniversário de Tatuí do jornal “O Progresso de Tatuí” – com todas as obras vencedoras do “22º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais” e do “22º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias”.

EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE TATUÍ, ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE SAÚDE SEXUAL

O encontro, que aconteceu nas dependências da unidade escolar, teve apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE LANÇA 4º EPISÓDIO DA 2ª TEMPORADA DO PROJETO “VOZES DA ARTE DE TATUÍ”; LUIZA GAIÃO É A ENTREVISTADA

Adriana Afonso entrevista a compositora, produtora e intérprete Luiza Gaião para a segunda temporada do Projeto “Vozes da Arte de Tatuí”.

RECITAL “BRASILIDADES”, DE PROFESSORES DE CANTO LÍRICO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ, ACONTECE NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Serão apresentadas obras de compositores brasileiros, destacando a diversidade e a riqueza da música lírica do País.