3. Destaque
  5. ATRIZ, PROFESSORA E YOUTUBER RITA VON HUNTY MINISTRA AULA MAGNA EM CURSO DE ARTES DA…

ATRIZ, PROFESSORA E YOUTUBER RITA VON HUNTY MINISTRA AULA MAGNA EM CURSO DE ARTES DA CENA NA SEDE DA DUPLA COMPANHIA

A atividade, que acontecerá nesta segunda-feira, dia 29 de julho, será gratuita e aberta ao público.

Nesta segunda-feira (29/7), às 19h, o Curso de Formação em Artes da Cena, da Dupla Companhia, receberá a professora, atriz e youtuber Rita von Hunty, que ministrará, de forma gratuita, uma aula magna com o tema “Como o discurso produz minorias e qual papel das artes da cena na construção da degradação”. O evento acontece em parceria com o Ministério da Cultura – do Governo Federal -, e com a Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, e tem o apoio da Prefeitura de Tatuí.

Rita von Hunty, interpretada por Guilherme Terreri Lima Pereira, é conhecida por sua capacidade de articular questões complexas com lucidez. Ela trará para o público de Tatuí um debate sobre a construção social das minorias, explorando como os discursos hegemônicos moldam percepções e realidades, resultando na marginalização e abjeção de determinados grupos sociais, ilustrando como as artes, como o teatro e outras formas de expressão artística podem tanto reforçar estigmas quanto desafiar normas opressivas, contribuindo para a construção de novas narrativas que promovam a inclusão e a diversidade.

“A presença de Rita von Hunty em nosso programa reforça a importância de discutirmos temas sociais através das artes, utilizando o palco como um espaço de resistência e transformação. É uma oportunidade única para nossos alunos, e para a comunidade em geral, aprenderem com uma das vozes mais influentes e respeitadas do cenário artístico e do ativismo contemporâneo”, comenta o diretor da Dupla Companhia e coordenador do Curso de Formação em Artes da Cena, Lucas Gonzaga.

De acordo com ele, esta aula magna abrirá o segundo módulo da primeira edição do Curso de Formação em Artes da Cena, reforçando o compromisso da instituição com a formação crítica e reflexiva de seus estudantes.

O interessado em participar do evento deve retirar o seu ingresso gratuito pelo Sympla (https://bit.ly/4djf9FN). O encontro contará com intérprete de Libras, possibilitando a participação de pessoas com deficiência auditiva. A sede da Dupla Companhia está localizada na Rua Prefeito Antônio Tricta Júnior, n° 262, Vila Dr. Laurindo.

SOBRE RITA VON HUNTY

É a persona drag do ator e professor Guilherme Terreri Lima Pereira. Com formação em Artes Cênicas (Unirio) e Língua e Literatura Inglesa (USP), suas áreas de pesquisa são os Estudos Literários, Estudos Culturais, Estudos de Gênero, Teoria Crítica e Teoria Queer. Rita atua como crítica cultural, educadora popular, professora, atriz e palestrante, além de seus trabalhos como colunista na Carta Capital e vídeo colunista em uma série de outros meios.

Como professora convidada ou palestrante, Rita já esteve em uma série de espaços de luta social, como sindicatos, escolas e universidades, tanto no Brasil quanto no exterior. Destacam-se suas passagens pela USP, UNICAMP, UEPB, EUMA, O Museu da Resistência (Lisboa) e a École Polytechnique (Paris).

Em 2023, a convite do Ministério da Cidadania e Direitos Humanos e da Secretaria Nacional LGBTQIA+, Rita fez a conferência de reabertura do curso de Formação em Direitos Humanos pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE TATUÍ, ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE SAÚDE SEXUAL

O encontro, que aconteceu nas dependências da unidade escolar, teve apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE LANÇA 4º EPISÓDIO DA 2ª TEMPORADA DO PROJETO “VOZES DA ARTE DE TATUÍ”; LUIZA GAIÃO É A ENTREVISTADA

Adriana Afonso entrevista a compositora, produtora e intérprete Luiza Gaião para a segunda temporada do Projeto “Vozes da Arte de Tatuí”.

RECITAL “BRASILIDADES”, DE PROFESSORES DE CANTO LÍRICO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ, ACONTECE NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Serão apresentadas obras de compositores brasileiros, destacando a diversidade e a riqueza da música lírica do País.