3. Assistência e Desenvolvimento Social
  5. PREFEITURA DE TATUÍ INTENSIFICA AÇÕES DE PROTEÇÃO A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA DURANTE O…

PREFEITURA DE TATUÍ INTENSIFICA AÇÕES DE PROTEÇÃO A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA DURANTE O INVERNO

Na “Operação Frentes Frias”, 250 pessoas já foram assistidas desde 29 de maio.

A Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, em parceria com a Casa de Apoio Irmãos de Rua São José e o FUSSTAT (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), está realizando diversas ações para proteger e amparar as pessoas em situação de rua durante o inverno.

As abordagens sociais nas ruas acontecem até setembro. Neste ano, devido a uma queda abrupta nas temperaturas, a intitulada “Operação Frentes Frias” foi antecipada e teve início em 29 de maio, em vez de começar no primeiro dia de junho. Desde então, quase 250 pessoas já foram atendidas. O município conta também com recursos do Governo do Estado de São Paulo, destinados ao Serviço de Proteção em Situação de Calamidades Públicas e Emergenciais.

A Casa de Apoio Irmãos de Rua São José está disponível 24h por dia para os usuários, realizando abordagens nas terças e quintas-feiras e em dias com temperaturas abaixo de 14ºC. O local oferece serviços de banho, alimentação, acomodação para pernoite com leito individual, roupas e produtos de higiene pessoal, incluindo um quarto separado para mulheres. Também funciona como um serviço de passagem, permitindo que pessoas de outros municípios retornem para suas cidades ou sigam para outros destinos.

O FUSSTAT realiza a Campanha do Agasalho, destinando os cobertores arrecadados para auxiliar no amparo às pessoas que preferem permanecer nas ruas. Em muitas abordagens noturnas, a Secretaria de Segurança Pública apoia no acolhimento e no transporte das pessoas.

Além disso, o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) oferece atendimento social individualizado e humanizado, encaminhamentos para a rede de serviços e benefícios às pessoas em situação de rua. Durante o dia, uma equipe realiza abordagens sociais, direcionando as pessoas para a Casa de Apoio Irmãos de Rua São José.

Em 2023, Tatuí inaugurou o Consultório de Rua, uma grande conquista que conta com uma equipe multiprofissional, incluindo enfermeira, técnica de enfermagem, assistente social, agentes de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF), da Vigilância Epidemiológica e do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD). Este consultório presta atendimento de saúde aos mais vulneráveis, minimizando seus sofrimentos ao oferecer cuidados de saúde diretamente nas ruas.

Por fim, existe a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) do Ministério da Saúde, que visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, oferecendo atenção integral à saúde para esse grupo em condições de vulnerabilidade.

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DAS FESTIVIDADE DE TATUÍ TEM FOCO NA 82ª SEMANA PAULO SETÚBAL E NO 198º ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Desfile cívico e Aerofest marcarão as festividades de 11 de agosto.

QUASE 3 MIL ATENDIMENTOS JÁ FORAM REALIZADOS NO HORÁRIO ESTENDIDO DA ESF DO JARDIM SANTA RITA DE CÁSSIA

Desde maio, a Unidade de Saúde atende à demanda espontânea da população, de segunda a sexta-feira, em feriados e em pontos facultativos, das 19h às 7h.

Na “Operação Frentes Frias”, 250 pessoas já foram assistidas desde 29 de maio.