1. Home
  2. »
  3. Guarda Civil Municipal
  4. »
  5. “MURALHA PAULISTA” EM TATUÍ PASSA A CONTAR COM MAIS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA; NO TOTAL, 47…

“MURALHA PAULISTA” EM TATUÍ PASSA A CONTAR COM MAIS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA; NO TOTAL, 47 CÂMERAS FAZEM PARTE DO SISTEMA

De forma integrada, o “Muralha Paulista” tem o objetivo de combater crimes de furto e de roubo, bem como o deslocamento de criminosos.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, está investindo na aquisição de novos equipamentos tecnológicos de segurança, como parte de seu Plano Municipal de Segurança. Este Plano inclui ainda a renovação da frota da Guarda Civil Municipal de Tatuí (GCM), a aquisição de armamentos e de coletes balísticos e a implantação do Centro de Treinamento para os guardas.

No início deste mês de julho, graças a uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, do deputado estadual Danilo Balas, estava prevista a compra de 16 câmeras de segurança fixas por meio de pregão eletrônico. No entanto, com as propostas de menor preço das empresas participantes do processo licitatório, foi possível adquirir esses equipamentos por um preço bem abaixo do previsto – e com ainda mais qualidade – aumentando a quantidade de 16 para 40 câmeras de segurança.

Com isso, somadas as 7 câmeras Speed Dome 360º com zoom de 48x – que foram instaladas no fim de 2023 -, o sistema integrado de segurança da “Muralha Paulista” em Tatuí conta agora com 47 câmeras. Uma parte destas 47 câmeras já está instalada e em pleno funcionamento em todas as entradas da cidade e em pontos estratégicos. O restante, deve ser instalado no prazo de até três meses. Além das câmeras, também foi adquirido um software de inteligência artificial de nível nacional para atrelar a plataforma de conexão do município a outros sistemas, entre eles: o Detecta, que é a base de dados do “Muralha Paulista”, do Governo do Estado de São Paulo; o Córtex, do Governo Federal; e o Jecrim, da Região Metropolitana de Campinas.

De forma integrada em todo o Estado de São Paulo, o “Muralha Paulista” consiste na leitura de placas dos veículos, com o objetivo de combater crimes de furto e de roubo, bem como o deslocamento de criminosos. “Todos os dados recebidos por este sistema, além de irem para as plataformas conectadas, vão para a central de monitoramento local, que fica na sede da GCM de Tatuí. Esta sede, muito em breve, deverá abrigar também o Departamento de Mobilidade Urbana, para auxílio no trabalho dos agentes de trânsito”, comentou o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Cel. Miguel Angelo de Campos.

Na madrugada desta quarta-feira (24/7), graças a eficiência das câmeras de segurança que integram o “Muralha Paulista” e que permitem a leitura das placas dos veículos, o alarme da Avenida Vice-Prefeito Pompeo Realli foi disparado na central e, imediatamente, a GCM direcionou o patrulhamento e conseguiu recuperar um carro roubado e prender o autor do roubo.

O “Muralha Paulista” igualmente auxiliou no monitoramento da Feira do Doce de Tatuí, o maior evento do segmento gastronômico doceiro do Interior Paulista, que ocorreu neste mês de julho na Praça da Matriz. Com o compartilhamento da base de dados, as forças de segurança puderam verificar se havia algum procurado da Justiça circulando pela Feira. O secretário responsável pela Pasta reforçou ainda que, com essa tecnologia, Tatuí está sendo referência para outros municípios da Região Metropolitana de Sorocaba que pretendem implantar o sistema de monitoramento por câmeras.

Compartilhe:

Outras

Notícias

AUDITÓRIO DO NEBAM RECEBE CONCERTO DE NATAL DA ORQUESTRA “NOTAS BRILHANTES”

O evento, com entrada gratuita, promete encantar o público com um repertório variado, incluindo a sofisticação da música clássica e a leveza de peças populares.

GRUPO DE TRABALHO, ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC (PNAB) SUSPENDE ATIVIDADES TEMPORARIAMENTE

O recesso administrativo seguirá até o dia 13 de janeiro de 2025.

NO PERÍODO DE 30 DIAS, 18 CASOS DE DENGUE SÃO REGISTRADOS EM TATUÍ, SENDO 16 AUTÓCTONES E 2 IMPORTADOS

Neste ano de 2024, a cidade tem um total de 871 casos da doença, sendo 770 autóctones e 101 importados.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo