3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. ENCERRAMENTO DO “FÉRIAS NO MUSEU” RECEBE O PROJETO “TEM CULTURA POPULAR? TEM SIM, SENHORA!”

O projeto traz o saudosismo dos movimentos circenses e resgata as manifestações artísticas da cultura popular.

Após dias intensos de atividades educativas e culturais, o projeto “Férias no Museu” – realizado pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal, da Prefeitura de Tatuí – chega ao fim. Nesta sexta-feira (26/7), às 14h, na Praça Manoel Guedes (Praça do Museu), o encerramento será com o projeto “Tem cultura popular? Tem sim, senhora!”, da Cia. Minuê.

Com o apoio do ProAC Editais – Lei Paulo Gustavo/Difusão Cultural, “Tem cultura popular? Tem sim, senhora!” traz o saudosismo dos movimentos circenses que anunciam que “o circo chegou” em cada nova parada. É um resgate das manifestações artísticas da cultura popular tão colocada em espaço de esquecimento hoje em dia, que gera naturalmente um desconhecimento por parte das crianças e jovens.

A Cia. Minuê afirma que, com o avanço das tecnologias, as crianças se esqueceram das cantigas de roda, das brincadeiras de rua e de outras formas de comunicação que não sejam aparelhos eletrônicos e isso criou um desestímulo à imaginação e à força de criação, dificultando a compreensão da leitura e até mesmo o desenvolvimento pessoal.

Por isso, por meio do espetáculo teatral e musical ”Cantos e Contos”, que tem duração de 60 minutos, as crianças e adolescentes presentes no “Férias no Museu” estarão incluídos em um universo imaginário e de exploração de suas raízes e origens.

Mais informações sobre o projeto “Férias no Museu” podem ser obtidas pelos e-mails educativo.paulosetubal@gmail.com ou museupaulosetubal@gmail.com.

SOBRE A CIA. MINUÊ

O nome da Cia. Minuê vem de uma brincadeira infantil de mesmo nome, também conhecida como amarelinha africana. O termo é francês, derivado da palavra “minuet”, que é uma dança tradicional francesa, caracterizada por uma melodia alegre. Todavia, embora a dança originalmente seja aristocrática, a origem do grupo é exclusivamente popular, logo, seu trabalho também se posiciona nesse campo.

Tendo a sustentabilidade como marca em seu pilar, a Cia. também busca pesquisar temas necessários às vivências infantis, ainda que delicados, para uma abordagem lúdica e significativa, visando contribuir para a formação plena dos indivíduos, para um convívio sadio e harmonioso em sociedade, bem como proporcionar o aumento do público de teatro, despertando o gosto e o interesse pela arte, além de, concomitantemente, divertir.

EM PARCERIA COM A PREFEITURA DE TATUÍ, ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE SAÚDE SEXUAL

O encontro, que aconteceu nas dependências da unidade escolar, teve apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE LANÇA 4º EPISÓDIO DA 2ª TEMPORADA DO PROJETO “VOZES DA ARTE DE TATUÍ”; LUIZA GAIÃO É A ENTREVISTADA

Adriana Afonso entrevista a compositora, produtora e intérprete Luiza Gaião para a segunda temporada do Projeto “Vozes da Arte de Tatuí”.

RECITAL “BRASILIDADES”, DE PROFESSORES DE CANTO LÍRICO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ, ACONTECE NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Serão apresentadas obras de compositores brasileiros, destacando a diversidade e a riqueza da música lírica do País.