Uma edição especial da Feira do Doce de Tatuí, de 10 anos, também apresentou um relatório final especial. Entre os dias 5 e 9 de julho, na Praça da Matriz, o maior evento do segmento gastronômico doceiro do interior paulista teve a passagem de 298.233 pessoas que consumiram 426 mil doces e movimentaram mais de R$ 2,3 milhões.
Realizada pela Prefeitura de Tatuí – por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer -, em parceria com a APRODOCE (Associação dos Produtores de Doces de Tatuí), a 10ª Feira do Doce de Tatuí teve seu relatório final divulgado na quarta-feira (17/7), no Centro Cultural, em reunião com os 65 expositores e mais o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT).
Dos cinco dias de evento, o domingo (7/7) foi o que recebeu o maior número de passagem de pessoas pela Praça da Matriz: 82.831 pessoas; e o último dia da 10ª edição do evento, terça-feira (9/7), foi o que recebeu a menor quantidade: 22.265 pessoas. Com isso, a média de público por dia que passou pelo local foi de 59.646 pessoas, um crescimento de 23,07% em relação a edição anterior.
Estes números foram computados graças ao sistema de segurança e monitoramento instalado na Feira: 21 câmeras com 2.520 horas de gravação. Com isso, além de ter sido a Feira mais doce do interior paulista, ela também pode ser considerada uma das mais seguras, já que, com este sistema de segurança, não foram registrados furtos e nenhum procurado pela Justiça foi detectado.
O número de empregos gerados entre os expositores/doceiros durante os cinco dias “mais doces do ano” foi superior ao da última edição. Neste ano, 869 empregos diretos e indiretos foram criados, sendo que, em 2023, este número foi de 615. Além disso, as empresas doceiras participantes da Feira – de acordo com pesquisa realizada entre elas – gastaram, neste período, no comércio tatuiano, um montante estimado em R$ 790.700,00.
A 10ª edição da Feira do Doce de Tatuí teve como apoiador master: Pacaembu Construtora; como apoiadores premium: Atacadão de Embalagens, Sicao, Harald e Mottanet; como apoiadores oficiais: Agência AMICI, COOP – Cooperativa de Consumo, Marquespan, Laboratório Cruzeiro, Trifor Urbanismo e WM Confecções; e como apoiadores culturais: BRZ Empreendimentos/Portal Jardins de Turim, Centro Hípico de Tatuí (CHT), L.A. Comendador, Grupo Moreno/Lucemi, McDonald’s e Sítio do Carroção.
RESULTADOS
Por meio de uma pesquisa, os produtores de doces participantes da Feira foram questionados com diversas perguntas, que resultaram nas seguintes respostas: 68,7% acharam o evento ótimo/bom; para 94% a Feira foi boa para fazer novos clientes; 95,5% participariam na próxima edição do evento; 92,5% admitiram que personalizaram a apresentação de seus produtos (embalagens, etiquetas etc.); para todos eles, as apresentações musicais foram importantes para a Feira; e para 76,1% a decoração de seus estandes influenciou na venda de seus produtos.
Outros questionamentos: Você acha que 5 dias de feira foi bom? – 53,7% sim, neste ano foi bom fazer 5 dias devido ao feriado prolongado, 40,3% que 4 dias já são suficientes e 6% fizeram outras considerações; O que achou dos estandes, tendas, banheiros químicos para o público, parte elétrica e das demais infraestruturas do evento? – 37,3% ótimo e 40,3% bom; O que achou da sonorização e da programação musical do evento? – 56,7% ótimo e 31,3% bom; O que achou da identidade visual (painéis de Led, aventais, adesivos etc.)? – 71,6% ótima e 25,4% boa; O que achou da segurança geral do evento (Guarda Civil Municipal, brigadistas, apoio da Polícia Militar, monitoramento com câmeras, serviço da equipe de controladores de acesso)? – 79,1% ótimo e 19,4% bom; O que achou dos itens de acessibilidade e inclusão da Feira? – 73,1% ótimo e 26,9% bom; Referente ao seu cardápio, algum doce acabou antes do término do evento? – 80,6% não e 19,4% sim; Para você, qual foi o melhor dia de vendas na Feira do Doce? – 74,6%, domingo (7/7) e 25,4%, sábado (6/7).
A “Pesquisa de Demanda Turística” foi realizada pelo site visitetatui.com.br com 387 entrevistados e os dados obtidos foram: 51% se consideravam do gênero feminino, 47% masculino, 1% outro e 1% preferiu não se classificar; 24% eram menores de 18 anos de idade, 66% tinham entre 18 e 30 anos de idade, 40% entre 31 e 40 anos de idade, 30% entre 41 e 50 anos de idade, 17% entre 51 e 60 anos de idade e 6% acima de 60 anos de idade; 81% já conheciam o evento e 19% ainda não. 46% dos turistas ficaram sabendo do evento pelas Redes Sociais, 29% por meio de amigos, 18% por outros meios, 3% pelo jornal, 2% pela televisão e outros 2% pelo rádio. De todas as pessoas que responderam à pesquisa, 56% são moradoras de Tatuí, 36% vieram à Tatuí somente para a Feira do Doce, 6% vieram para turismo, lazer e entretenimento e 2% por outro motivo. Também foi questionado o que acharam do evento de modo geral: 71% ótimo, 24% bom, 4% regular e 1% ruim. Com relação a variedade de doces dos expositores da Feira, os turistas analisaram como: ótima, 79%; boa, 18%; regular, 2%; e ruim, 1%. E, para finalizar, o público opinou a respeito da programação musical do evento, cujo resultado foi: 49% ótima, 25% boa, 21% regular e 5% ruim.
O Departamento de Turismo promoveu, ainda, uma pesquisa com 55 pessoas da área comercial de Tatuí, já que a Feira do Doce impulsiona também o Turismo de Negócios e Eventos no município. 89,1% destas pessoas trabalham no comércio local e 10,9% são proprietários. 50,9% disseram que a Feira do Doce ajuda o comércio local, aumentando o fluxo de pessoas na cidade e também o faturamento de lojas, restaurantes, rede hoteleira e outros, 41,8% que não ajuda e 7,3% não souberam dizer; no entanto, 96,4% concordaram que o turismo é importante para o comércio da cidade. Eles também foram questionados se acreditam que a Feira do Doce é o maior evento turístico da cidade – 92,7% sim e 7,3% não.