1. Home
  2. »
  3. Destaque
  4. »
  5. EM CINCO DIAS, MAIS DE 298 MIL VISITANTES PASSAM PELA 10ª FEIRA DO DOCE DE…

EM CINCO DIAS, MAIS DE 298 MIL VISITANTES PASSAM PELA 10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ, MOVIMENTANDO MAIS DE R$ 2,3 MILHÕES

Publicado em:

Entre os dias 5 e 9 de julho, 66 expositores participaram desta edição na Praça da Matriz.

Uma edição especial da Feira do Doce de Tatuí, de 10 anos, também apresentou um relatório final especial. Entre os dias 5 e 9 de julho, na Praça da Matriz, o maior evento do segmento gastronômico doceiro do interior paulista teve a passagem de 298.233 pessoas que consumiram 426 mil doces e movimentaram mais de R$ 2,3 milhões.

Realizada pela Prefeitura de Tatuí – por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer -, em parceria com a APRODOCE (Associação dos Produtores de Doces de Tatuí), a 10ª Feira do Doce de Tatuí teve seu relatório final divulgado na quarta-feira (17/7), no Centro Cultural, em reunião com os 65 expositores e mais o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT).

Dos cinco dias de evento, o domingo (7/7) foi o que recebeu o maior número de passagem de pessoas pela Praça da Matriz: 82.831 pessoas; e o último dia da 10ª edição do evento, terça-feira (9/7), foi o que recebeu a menor quantidade: 22.265 pessoas. Com isso, a média de público por dia que passou pelo local foi de 59.646 pessoas, um crescimento de 23,07% em relação a edição anterior.

Estes números foram computados graças ao sistema de segurança e monitoramento instalado na Feira: 21 câmeras com 2.520 horas de gravação. Com isso, além de ter sido a Feira mais doce do interior paulista, ela também pode ser considerada uma das mais seguras, já que, com este sistema de segurança, não foram registrados furtos e nenhum procurado pela Justiça foi detectado.

O número de empregos gerados entre os expositores/doceiros durante os cinco dias “mais doces do ano” foi superior ao da última edição. Neste ano, 869 empregos diretos e indiretos foram criados, sendo que, em 2023, este número foi de 615. Além disso, as empresas doceiras participantes da Feira – de acordo com pesquisa realizada entre elas – gastaram, neste período, no comércio tatuiano, um montante estimado em R$ 790.700,00.

A 10ª edição da Feira do Doce de Tatuí teve como apoiador master: Pacaembu Construtora; como apoiadores premium: Atacadão de Embalagens, Sicao, Harald e Mottanet; como apoiadores oficiais: Agência AMICI, COOP – Cooperativa de Consumo, Marquespan, Laboratório Cruzeiro, Trifor Urbanismo e WM Confecções; e como apoiadores culturais: BRZ Empreendimentos/Portal Jardins de Turim, Centro Hípico de Tatuí (CHT), L.A. Comendador, Grupo Moreno/Lucemi, McDonald’s e Sítio do Carroção.

RESULTADOS

Por meio de uma pesquisa, os produtores de doces participantes da Feira foram questionados com diversas perguntas, que resultaram nas seguintes respostas: 68,7% acharam o evento ótimo/bom; para 94% a Feira foi boa para fazer novos clientes; 95,5% participariam na próxima edição do evento; 92,5% admitiram que personalizaram a apresentação de seus produtos (embalagens, etiquetas etc.); para todos eles, as apresentações musicais foram importantes para a Feira; e para 76,1% a decoração de seus estandes influenciou na venda de seus produtos.

Outros questionamentos: Você acha que 5 dias de feira foi bom? – 53,7% sim, neste ano foi bom fazer 5 dias devido ao feriado prolongado, 40,3% que 4 dias já são suficientes e 6% fizeram outras considerações; O que achou dos estandes, tendas, banheiros químicos para o público, parte elétrica e das demais infraestruturas do evento? – 37,3% ótimo e 40,3% bom; O que achou da sonorização e da programação musical do evento? – 56,7% ótimo e 31,3% bom; O que achou da identidade visual (painéis de Led, aventais, adesivos etc.)? – 71,6% ótima e 25,4% boa; O que achou da segurança geral do evento (Guarda Civil Municipal, brigadistas, apoio da Polícia Militar, monitoramento com câmeras, serviço da equipe de controladores de acesso)? – 79,1% ótimo e 19,4% bom; O que achou dos itens de acessibilidade e inclusão da Feira? – 73,1% ótimo e 26,9% bom; Referente ao seu cardápio, algum doce acabou antes do término do evento? – 80,6% não e 19,4% sim; Para você, qual foi o melhor dia de vendas na Feira do Doce? – 74,6%, domingo (7/7) e 25,4%, sábado (6/7).

A “Pesquisa de Demanda Turística” foi realizada pelo site visitetatui.com.br com 387 entrevistados e os dados obtidos foram: 51% se consideravam do gênero feminino, 47% masculino, 1% outro e 1% preferiu não se classificar; 24% eram menores de 18 anos de idade, 66% tinham entre 18 e 30 anos de idade, 40% entre 31 e 40 anos de idade, 30% entre 41 e 50 anos de idade, 17% entre 51 e 60 anos de idade e 6% acima de 60 anos de idade; 81% já conheciam o evento e 19% ainda não. 46% dos turistas ficaram sabendo do evento pelas Redes Sociais, 29% por meio de amigos, 18% por outros meios, 3% pelo jornal, 2% pela televisão e outros 2% pelo rádio. De todas as pessoas que responderam à pesquisa, 56% são moradoras de Tatuí, 36% vieram à Tatuí somente para a Feira do Doce, 6% vieram para turismo, lazer e entretenimento e 2% por outro motivo. Também foi questionado o que acharam do evento de modo geral: 71% ótimo, 24% bom, 4% regular e 1% ruim. Com relação a variedade de doces dos expositores da Feira, os turistas analisaram como: ótima, 79%; boa, 18%; regular, 2%; e ruim, 1%. E, para finalizar, o público opinou a respeito da programação musical do evento, cujo resultado foi: 49% ótima, 25% boa, 21% regular e 5% ruim.

O Departamento de Turismo promoveu, ainda, uma pesquisa com 55 pessoas da área comercial de Tatuí, já que a Feira do Doce impulsiona também o Turismo de Negócios e Eventos no município. 89,1% destas pessoas trabalham no comércio local e 10,9% são proprietários. 50,9% disseram que a Feira do Doce ajuda o comércio local, aumentando o fluxo de pessoas na cidade e também o faturamento de lojas, restaurantes, rede hoteleira e outros, 41,8% que não ajuda e 7,3% não souberam dizer; no entanto, 96,4% concordaram que o turismo é importante para o comércio da cidade. Eles também foram questionados se acreditam que a Feira do Doce é o maior evento turístico da cidade – 92,7% sim e 7,3% não.

Compartilhe:

Outras

Notícias

PRAZO FINAL PARA ENTREGA DO RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DOS SEIS EDITAIS DA LEI PAULO GUSTAVO É ATÉ A PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (29/11)

O contemplado que não apresentar este Relatório de Execução, ficará inabilitado de participar de futuros editais no âmbito municipal pelo prazo de três anos e responderá pelo uso indevido de recursos públicos.

EXPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DESTACA A CONEXÃO ESPIRITUAL E CULTURAL DAS TRADIÇÕES AFRICANAS COM O BRASIL

Denominada “Conscientização e valorização da cultura negra”, a mostra conta com um acervo exclusivo de máscaras africanas e indígenas, confeccionadas com materiais típicos e repletas de simbolismo.

NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”, AUTOR TATUIANO LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO SOBRE FORMAÇÃO DE ESPECTADORES E ACESSIBILIDADE EM TEATRO

Thiago de Castro Leite, que é ator, pesquisador e pedagogo teatral, lançará a obra “Para o mundo aumentar de tamanho: formação de espectadores, mediação teatral e acessibilidade”.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo