5. COM A REVITALIZAÇÃO DO CENTRO CIRÚRGICO DASANTA CASA, NÚMERO DE CIRURGIAS REALIZADASNA REDE MUNICIPAL AUMENTA…

COM A REVITALIZAÇÃO DO CENTRO CIRÚRGICO DASANTA CASA, NÚMERO DE CIRURGIAS REALIZADASNA REDE MUNICIPAL AUMENTA EM 50% POR MÊS

O espaço é composto por quatro salas cirúrgicas e uma para exames (endoscopia, colonoscopia e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica).

As obras de revitalização do Centro Cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí foram entregues na última segunda-feira (15/7). Agora, o espaço – composto por quatro salas cirúrgicas e uma para exames (endoscopia, colonoscopia e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica) – aumentará em 50% o número de cirurgias realizadas na Rede Municipal de Saúde, passando de 300 para até 450 por mês.

Para que a revitalização pudesse ser feita, foram investidos cerca de R$ 300 mil, oriundos de recursos próprios do município, que se somaram as doações de equipamentos feitas pelo Lions Clube de Tatuí, pelo Rotary Club de Tatuí e por outros parceiros.

Uma série de etapas foram seguidas para garantir a adequação às normas sanitárias vigentes e melhorar a funcionalidade do local. Para isso, foram retiradas as placas de gesso antigas, que apresentavam desgaste do tempo e instaladas placas de drywall com pintura acrílica, permitindo a higienização adequada; e as luminárias antigas foram substituídas e todas as tomadas e interruptores foram trocados conforme a norma ABNT NBR 5410.

Foram instalados dois novos focos cirúrgicos KSS de 160.000 lux e secundário de 120.000 lux de intensidade luminosa. Um foco já instalado foi adequado para 160.000 lux e secundário de 160.000 lux de intensidade luminosa, permitindo que a sala possa, no futuro, atender a alta complexidade.

O sistema hidráulico foi refeito, a caixa d’água foi trocada e novas torneiras foram instaladas conforme as normas sanitárias vigentes, juntamente com mesas e cubas de inox. Toda a pintura foi refeita com tinta lavável de alta qualidade, permitindo a higienização adequada do local. Os bate-macas de madeira, considerados inadequados, foram removidos e substituídos por novos, de composto de PU, e todas as portas do setor foram reformadas.

Os suportes de monitores de madeira foram trocados por modelos de metal padronizados pela ANVISA e um banheiro foi adaptado para uma sala de descontaminação. O expurgo foi adequado com a retirada do tanque de louça e a instalação de uma boca de lobo de inox. A rede de gases medicinais foi revisada e novas réguas de gases foram instaladas.

O parque tecnológico foi atualizado com novos aparelhos de anestesia, bisturi, mesa cirúrgica e monitores, adequando a quantidade para atender todas as salas do centro cirúrgico. Uma farmácia satélite foi instalada e a sala de prescrição foi adequada com a aquisição de computadores e impressora, possibilitando o uso integral do sistema de gestão hospitalar e prontuário eletrônico. Um televisor de alta resolução também foi instalado para facilitar a visualização do mapa cirúrgico, comunicação do setor, treinamentos e outros usos.

Além disso, todo o piso foi refeito com sistema epóxi líquido; os vestiários foram revitalizados e novos armários de inox foram instalados para guardar os pertences dos colaboradores, eliminando o uso de armários de ferro, considerados inadequados; a sala de convivência agora tem sofá, frigobar e televisor; o fluxo da Central de Esterilização de Materiais foi adequado conforme as normas da ANVISA; e o acesso que interliga o Centro Cirúrgico ao Centro Obstétrico da Maternidade “Maria Odete Azevedo” foi preparado.

Por fim, placas luminescentes de identificação de extintores, rotas e luzes de emergência foram colocadas, além de dispensers de álcool gel, álcool antisséptico pré-cirúrgico e sabão antisséptico, cujas fórmulas foram analisadas para melhor atender às necessidades técnicas do hospital.

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DAS FESTIVIDADE DE TATUÍ TEM FOCO NA 82ª SEMANA PAULO SETÚBAL E NO 198º ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Desfile cívico e Aerofest marcarão as festividades de 11 de agosto.

QUASE 3 MIL ATENDIMENTOS JÁ FORAM REALIZADOS NO HORÁRIO ESTENDIDO DA ESF DO JARDIM SANTA RITA DE CÁSSIA

Desde maio, a Unidade de Saúde atende à demanda espontânea da população, de segunda a sexta-feira, em feriados e em pontos facultativos, das 19h às 7h.

PREFEITURA DE TATUÍ INTENSIFICA AÇÕES DE PROTEÇÃO A PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA DURANTE O INVERNO

Na “Operação Frentes Frias”, 250 pessoas já foram assistidas desde 29 de maio.