Nas quartas-feiras, dias 3 e 10 de julho, a Dupla Companhia, em parceria com o Ministério da Cultura – do Governo Federal -, e a Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Tatuí – por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer -, oferecerá duas aulas gratuitas com o tema “Estéticas no teatro brasileiro: Teatros Negros”, ministradas pela dramaturga, atriz e poeta, Cristiane Sobral.
Em formato virtual, as aulas acontecerão das 19h às 22h e, para participar, o interessado deve se inscrever por meio de um formulário (https://forms.gle/aWdBxhBtJZK5Vztq5). Os encontros contarão com intérprete de Libras, possibilitando a participação de pessoas com deficiência auditiva.
As aulas integrarão a programação pedagógica da primeira edição do Curso de Formação em Artes da Cena, oferecido pelo Centro de Difusão, Criação e Produção Cultural da Dupla Companhia. Além disso, será celebrado o “Julho das Pretas”, para comemorar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25 de julho).
Durante os encontros, mediados pela jornalista Rafaele Breves, Cristiane Sobral abordará a rica e complexa trajetória dos teatros negros no Brasil, com destaque para a importância dos intérpretes negros desde o surgimento do teatro brasileiro. Ela também discutirá os desafios históricos e atuais enfrentados por esses artistas, bem como as estéticas específicas que representam o jeito de ser e de viver da população negra brasileira, entrelaçando arte e política.
A exclusão histórica e a estereotipação de atores negros no teatro, na televisão e no audiovisual serão temas centrais das aulas, assim como a luta pelo reconhecimento e a ampliação de oportunidades para os teatros negros no cenário artístico nacional e nas universidades.
De acordo com o diretor da Dupla Companhia, Lucas Gonzaga, todos os participantes que estiverem presentes nos dois encontros, de três horas de duração cada, receberão um certificado. “Essa atividade com a Cristiane Sobral reforça nosso compromisso com a democratização da arte. Queremos oferecer atividades gratuitas e de qualidade. Estamos comprometidos com a difusão, a formação e a diversidade cultural”, afirma Lucas.