3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. AÇÕES INCLUSIVAS E PONTOS DE APOIO PARA CARAVANAS SÃO ALGUMAS DAS NOVIDADES DA 10ª FEIRA…

AÇÕES INCLUSIVAS E PONTOS DE APOIO PARA CARAVANAS SÃO ALGUMAS DAS NOVIDADES DA 10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ

A feira mais saborosa do interior paulista começa nesta sexta-feira (5/7), com mais de 250 tipos de doces e muita música.

A 10ª Feira do Doce de Tatuí, que acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz, proporcionará uma experiência inclusiva e acolhedora para todos os visitantes, destacando assim o seu compromisso com a humanização e a acessibilidade turística. Diversas ações serão realizadas pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, em parceria com o Departamento Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (DPCD) e com o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD).

A grande novidade dessa edição será “A hora dos autistas”, em que a praça estará com menos pessoas circulando e o som ficará desligado, para atender respeitosamente as necessidades das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, garantindo o conforto e a segurança de todos. Essa ação acontecerá sexta-feira (5/7), das 12h às 13h; sábado (6/7), das 10h às 11h; e domingo (7/7), das 11h às 12h.

Outras medidas implementadas serão: vagas exclusivas para embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida; intérprete de Libras na cerimônia de abertura, com orientação para que todos os que façam o uso da palavra realizem a autodescrição; intérprete de Libras no stand da Secretaria de Cultura e Turismo para auxiliar os PCDs durante o evento; mesas e assentos sinalizados com o símbolo universal da acessibilidade e equipadas com QRCodes do cardápio e da programação musical; espaço preferencial para PcDs; banheiros adaptados; fraldário com espaço adequado para amamentação; espaço saúde e cadeiras de rodas disponíveis para uso na festa; e totem com informações do evento e da cidade. Tudo isso soma-se ao piso tátil, que já existe na Praça da Matriz;

A 10ª Feira do Doce de Tatuí conta com a parceria da APRODOCE (Associação dos Produtores de Doces de Tatuí) e tem como apoiador master: Pacaembu Construtora; como apoiadores premium: Atacadão de Embalagens, Sicao, Harald e Mottanet; como apoiadores oficiais: Agência AMICI, COOP – Cooperativa de Consumo, Marquespan, Laboratório Cruzeiro, Trifor Urbanismo e WM Confecções; e como apoiadores culturais: BRZ Empreendimentos/Portal Jardins de Turim, Centro Hípico de Tatuí (CHT), L.A. Comendador, Grupo Moreno/Lucemi, McDonald’s e Sítio do Carroção.

APOIO PARA CARAVANAS

O evento contará com pontos de embarque e desembarque para ônibus e vans de turismo na Praça Manoel Guedes, em frente ao Museu Histórico Paulo Setúbal (acesso pela Rua Sete de Maio). O museu funcionará como Posto de Informações Turísticas (PIT) e estará aberto durante os cinco dias da feira, das 9h às 17h, com acesso e banheiros adaptados. Outro ponto de embarque e desembarque será na Praça Martinho Guedes, nº 12, em frente ao Centro Cultural Municipal.

Após o embarque e desembarque, os veículos poderão estacionar no Complexo Cultural de Tatuí, que inclui o Museu da Imagem e do Som (MIS Tatuí) e o Memorial do Rugby 1928, que estará aberto para visitação turística durante os dias do evento, das 10h às 17h, com sanitários adaptados.

Guias de turismo, agências e turistas que necessitarem de mais informações podem acessar o site visitetatui.com.br ou entrar em contato com o Departamento Municipal de Turismo pelo telefone/WhatsApp (15) 3259-4135.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.