3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. “DAS PISTAS AO PALCO”: CENTRO CULTURAL DE TATUÍ TEM AULAS GRATUITAS DE DANÇA

“DAS PISTAS AO PALCO”: CENTRO CULTURAL DE TATUÍ TEM AULAS GRATUITAS DE DANÇA

As aulas serão ministradas pela professora de dança e assistente coreográfica, Aline Ferreira Costa dos Santos, e pelo professor de dança, coreógrafo e produtor de espetáculo, Luis Fernando da Silva Pinto.

A partir desta sexta-feira (14/6), o Centro Cultural, da Prefeitura de Tatuí, terá aulas gratuitas de dança do Projeto “Das Pistas ao Palco”. As atividades acontecerão até a última sexta-feira deste mês de junho (28/6) e, também, na segunda sexta-feira do mês de julho (12/7), das 19h às 21h, sendo que o encerramento será com uma apresentação pública na Praça da Matriz no dia 13 de julho (sábado), às 13h30.

As aulas serão ministradas pelo professor de dança, coreógrafo e produtor de espetáculo, Luis Fernando da Silva Pinto, e pela professora de dança e assistente coreográfica, Aline Ferreira Costa dos Santos. O objetivo é que os participantes entendam como ocorre a produção de um espetáculo de dança, especialmente aqueles que não dançam profissionalmente, mas possuem um desejo interno de subir ao palco e se expressar por meio da dança. A inspiração vem dos concursos de danças populares na TV, onde pessoas sem experiência têm apenas uma ou duas semanas para aprenderem uma nova dança.

De acordo com os proponentes do Projeto, as aulas iniciais focarão em três estilos de danças sociais: Rock, Forró e Valsa. Após esta introdução, os alunos participarão de um laboratório coreográfico, onde aprenderão sobre o processo de criação de uma coreografia, desde a escolha de figurinos e músicas até a execução final da mesma. Este resultado final culminará na apresentação pública de uma mostra coreográfica, que passará pela valorização de todo o processo criativo, oferecendo um ambiente em que os participantes se sintam capazes e importantes. “A experiência de subir ao palco e dançar, independentemente do grau de habilidade, visa motivar os alunos a perseguirem outros sonhos e objetivos pessoais”, concluem os professores.

Podem participar das aulas pessoas maiores de 14 anos de idade que desejam se apresentar dançando em um palco, independentemente do nível de suas capacidades físicas. Profissionais da dança também são bem-vindos. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no link https://bit.ly/3RlEYfN.

“Das Pistas ao Palco” foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura do Governo Federal e Prefeitura de Tatuí. O Centro Cultural de Tatuí, local do curso, está situado na Praça Martinho Guedes, n°12, Centro.

SOBRE OS PROFESSORES

Aline Ferreira Costa dos Santos iniciou a sua carreira como professora em 2012, ministrando aulas de Danças Urbanas e Fitness em academias.  Dois anos depois (2014), concluiu sua graduação de Licenciatura e Bacharel em Educação Física; neste mesmo ano se tornou instrutora de Zumba. Em 2016, fez cursos de Capacitação em Forró e Curso Preparatório para Competidores de Dança, sob a gestão do mestre Ivan Ribeiro, completando mais dois módulos nos anos seguintes. Também cursou Dança Afro, Atividades Circenses, Ritmos e Didática do Street Dance no Fitness Brasil, em Santos (SP). Continuamente se atualiza por meio de workshops e congressos de dança, incluindo Danças Urbanas, Sertanejo, Zouk e Forró. No ano de 2016, foi cofundadora do grupo “Forró do Bão”, desenvolvendo conteúdos coreográficos nas vertentes do Forró e das Danças Populares Nordestinas. Em 2018, participou como professora convidada do evento “O Forró Patrimônio”, organizado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Aline possui o curso on-line “ABC do Forró” e tem ministrado workshops de forma on-line em diversos festivais. Também foi campeã, na modalidade profissional de Forró Cênico, no Campeonato “Troféu Forró Para o Mundo”.

Luis Fernando da Silva Pinto é professor e coreógrafo de Danças de Salão desde 2009 e formado em Educação Física. Participou de vários cursos, incluindo o CARDAS e a Capacitação em Forró com o mestre Ivan Ribeiro. Frequentou diversos congressos e workshops em Samba de Gafieira, Sertanejo, Zouk, Salsa e Forró. É professor concursado na Oficina Municipal de Artes de Boituva, onde ministra aulas regulares e dirige festivais temáticos de dança. Lá também lidera o grupo “Ritmo A Dois”, formado por alunos regulares de Danças de Salão, e trabalha, há mais de 10 anos, no Núcleo da Terceira Idade (NUTI), de Boituva. Foi fundador do grupo “Forró do Bão”, desenvolvendo trabalhos coreográficos com base na diversidade do Forró e das Danças Populares Nordestinas. Venceu campeonatos de dança, incluindo “Salto Fest” e “Troféu Forró para o Mundo”. Participou como professor convidado no evento “O Forró Patrimônio”, em 2018. Possui o curso on-line “ABC do Forró” e ministrou workshops on-line em vários festivais. Desde 2021, trabalha com Dança Inclusiva na Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí (APODET). É idealizador do projeto “Dançando às Escuras”, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Boituva.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.

AÇÃO ENTRE AMIGOS ARRECADA FUNDOS PARA RESTAURAR A ESCULTURA “O CONDUTOR”, SITUADA NA ETEC “SALES GOMES”

O vencedor da ação ganhará duas obras, que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.