A cidade de Tatuí é palco de um projeto inovador neste mês de junho. Trata-se do “Intervenções pelas Ruas de Tatuí: Arte Espontânea”, da Dupla Teatral Apoenas, formada pelas atrizes Lorrane Suelen e Marília Pasqualotto.
O propósito é ocupar os espaços públicos do município com intervenções artísticas, mas de forma diferente das tradicionais, sem divulgações prévias. As intervenções serão surpresas para o público, de forma espontânea e buscando uma interação genuína. Portanto, a ideia é levar a arte para locais normalmente não ocupados por artistas, se aproximando de diferentes públicos e despertando novas perspectivas sobre a cidade e sua cultura.
A Dupla Teatral Apoenas, inspirada pela obra “Ações”, da performer e teórica Eleonora Fabião, explora programas performáticos, realizando intervenções nas ruas e praças, procurando transfigurar o cotidiano, despertando sensações e gerando reflexões nos espectadores. “Queremos com isso ampliar o alcance da arte em Tatuí, rompendo barreiras e levando-a para além dos ambientes tradicionais. Por meio das intervenções, buscaremos alcançar públicos diversos, estimulando conversas, curiosidades e opiniões sobre a riqueza cultural da cidade. Queremos não apenas entreter, mas também inspirar, provocar e conectar pessoas através da arte, transformando espaços públicos em palcos de expressão e diálogo”, justificam as proponentes deste projeto.
“Intervenções pelas Ruas de Tatuí: Arte Espontânea” foi contemplado pelo Edital de Cultura nº 02/2023 “Carlos Ribeiro”, da Prefeitura de Tatuí.
SOBRE A DUPLA TEATRAL APOENAS
A Dupla Teatral Apoenas é composta pelas atrizes Lorrane Suelen e Marília Pasqualotto.
Lorrane possui formação em Artes Cênicas Juvenil e Artes Cênicas Adulto pelo Conservatório de Tatuí. Cursou, na mesma instituição, Aperfeiçoamento em Teatro de Mamulengo e, no momento, cursa Aperfeiçoamento em Práticas Tecnológicas para o Teatro. Participou do Curso Livre de “Estudos Urbanos em Artes do Corpo”, no SESC de Sorocaba. Tem experiências em diversos espetáculos, incluindo “O Pequenino Grão de Areia”, “O Mágico de Oz”, “Annie o Musical”, entre outros. Atualmente, integra o elenco do Grupo Artístico de Teatro do Conservatório de Tatuí e está engajada em pesquisas e projetos com a Apoenas desde 2023.
Marília Pasqualotto é formada em Teatro Adulto pelo Conservatório de Tatuí, onde também se formou em Aperfeiçoamento em Teatro de Mamulengo e, no momento, cursa Aperfeiçoamento em Práticas Tecnológicas para o Teatro. Participou do Curso Livre de “Estudos Urbanos em Artes do Corpo”, no SESC de Sorocaba e de espetáculos como “O Pequenino Grão de Areia”, “Alice no País das Maravilhas “, “O Quebra-Nozes “, entre outros. Desde 2023 está engajada em pesquisas e projetos com a Apoenas e ainda integra o Grupo Artístico de Teatro do Conservatório de Tatuí.