3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. OFICINA SOBRE CINEMA, DO “PONTOS MIS”, É REALIZADA NO MUSEU TATUIANO

OFICINA SOBRE CINEMA, DO “PONTOS MIS”, É REALIZADA NO MUSEU TATUIANO

O curso será ministrado por Marcelo Lyra e tem vagas limitadas para interessados a partir de 14 anos de idade.

Promovida pelo Projeto “Pontos MIS”, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), a Oficina gratuita “Cinema em foco: da origem à fascinante mistura de arte e entretenimento” será realizada na próxima terça-feira (11/6), das 13h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí.

No mês em que se comemora o Dia do Cinema Nacional (19/6), o curso será ministrado pelo professor, crítico de cinema e de literatura, e jornalista Marcelo Lyra. Ela apresentará como o cinema surgiu e como se transformou nessa fascinante mistura de arte e entretenimento. A aula expositiva terá exibição de cenas de filmes para exemplificar o funcionamento das diferentes técnicas de filmagem: montagem, iluminação, profundidade de campo etc. Também será estudado os principais movimentos cinematográficos, como Expressionismo e Neorrealismo, e como eles influenciaram as gerações posteriores de cineastas.

Ao todo são 40 vagas para interessados a partir de 14 anos de idade. Para realizar a inscrição, basta comparecer pessoalmente no Museu (Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro), de terça-feira  a domingo, das 9h às 17h, ou enviar e-mail para educativo.paulosetubal@gmail.com e museupaulosetubal@gmail.com, informando nome completo e contato. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969.

SOBRE O OFICINEIRO

Marcelo Lyra é professor e crítico de cinema e de literatura. Formado em Jornalismo, cursou as disciplinas de Montagem, Crítica de Cinema e de História da Crítica, ambos na Escola de Comunicação e Artes da USP.

Foi crítico de cinema dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Revista de Cinema, Jornal do Brasil, Revista Bizz e Valor Econômico.

Desde 2010 ministra regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema e literatura.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.

AÇÃO ENTRE AMIGOS ARRECADA FUNDOS PARA RESTAURAR A ESCULTURA “O CONDUTOR”, SITUADA NA ETEC “SALES GOMES”

O vencedor da ação ganhará duas obras, que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.