3. Agricultura e Meio Ambiente
  5. PLANTIO DE MUDAS NATIVAS ÀS MARGENS DO MANDUCA E BLITZ DE COLETA DE LIXO ELETRÔNICO…

PLANTIO DE MUDAS NATIVAS ÀS MARGENS DO MANDUCA E BLITZ DE COLETA DE LIXO ELETRÔNICO SÃO OS DESTAQUES DESTA SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM TATUÍ

Também estão acontecendo, no decorrer desta semana, atividades de educação ambiental com alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino, como esta, que foi realizada em parceria com a Ford.

Está acontecendo em Tatuí a Semana do Meio Ambiente, instituída pela Lei Municipal n° 3.754, de 16 de novembro de 2005. Tal evento – organizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal – é em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1972 para ser celebrado em 5 de junho.

Como já é costume, palestras educativas estão sendo desenvolvidas no decorrer desta semana com alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino e com funcionários de empresas da cidade. No entanto, duas ações serão abertas para a participação do público em geral.

A primeira delas acontecerá nesta sexta-feira (7/6), às 15h30, na Praça Mário Cóscia. Trata-se de um mega plantio de mudas nativas às margens do Ribeirão Manduca, entre os bairros Jd. Wanderley e Jd. Lucila; grande parte destas mudas será plantada em um dos trechos que passou por melhorias e revitalização por meio do Programa “Rios Vivos”. Também será realizado um plantio para enriquecimento da arborização existente na Praça Mário Cóscia, nas proximidades do lago. A atividade será coordenada pelo Departamento de Meio Ambiente, com a participação dos alunos da E.E. PEI “Prof. Fernando Guedes de Moraes”.

A outra ação aberta ao público tatuiano, a Blitz de Coleta do Lixo Eletrônico, acontecerá neste sábado (8/6), das 9h às 14h, na Praça Ayrton Senna, situada na Vila Dr. Laurindo. Promovido pela Prefeitura, em parceria com o Lions Clube de Tatuí e a empresa Recitek, o evento coletará resíduos eletroeletrônicos, pilhas e baterias; doará mudas nativas; terá atividades de Educação Ambiental e muita música. A população poderá descartar tudo o que um dia funcionou na energia elétrica, incluindo seus acessórios, como por exemplo: liquidificador; fios e plugues de tomadas; celular; computador; fone de ouvido; ferro de passar roupa; micro-ondas; notebook; telefone; rádio; televisores; secador de cabelo; impressora; e câmera fotográfica. Não serão recolhidos resíduos perigosos, medicamentos vencidos, lâmpadas fluorescentes, restos de inseticidas, tintas e outros.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

As atividades de educação ambiental que fazem parte da Semana do Meio Ambiente tiveram início nesta segunda-feira (3/6) e seguirão até sexta-feira (7/6). Confira abaixo a programação completa.

– Dia 3/6 (segunda-feira), às 8h30, visita educativa nas instalações da empresa Ford Motor Company Brasil Ltda, com duas turmas de 3º anos do Ensino Fundamental da EMEF “Prof.ª Maria da Conceição Oliveira Marcondes”.

– Dia 5/6 (quarta-feira), às 9h30, na E.E. PEI “Barão de Suruí”, atividade de educação ambiental com alunos do 3º ano do Ensino Médio. Será realizada uma palestra com a temática “Mudanças Climáticas – Ações Locais para Mudanças Globais”, com ênfase na importância da arborização no ambiente urbano, que será ministrada pela engenheira ambiental Daiane Aparecida dos Santos Bueno Machado, da equipe técnica do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura.

– Dia 6/6 (quinta-feira), às 13h, no canteiro de obras dos empreendimentos Portal Jardins de Turim e Portal Vila de Palermo, palestra orientativa “Cuidados com o Meio Ambiente na Construção Civil”, ministrada pela engenheira ambiental Daiane Aparecida dos Santos Bueno Machado, da equipe técnica do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, para os funcionários da empresa BRZ Empreendimentos.

– Dia 7/6 (sexta-feira), às 14h, na ETEC “Sales Gomes”, simpósio “Gestão de Áreas de Preservação Permanente APP’s e Florestas Urbanas, aplicações de tecnologia de geoprocessamento”, com o engenheiro ambiental Luís Fernando de Oliveira, professor e proprietário da empresa de consultoria Síntese Ambiental, para alunos do curso Técnico em Meio Ambiente e demais convidados.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.

AÇÃO ENTRE AMIGOS ARRECADA FUNDOS PARA RESTAURAR A ESCULTURA “O CONDUTOR”, SITUADA NA ETEC “SALES GOMES”

O vencedor da ação ganhará duas obras, que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.