3. Educação
  5. COM O TEMA “PATRIMÔNIO – NOSSOS BENS CULTURAIS”, PREFEITURA COMEÇA A PRODUZIR O DESFILE CÍVICO…

COM O TEMA “PATRIMÔNIO – NOSSOS BENS CULTURAIS”, PREFEITURA COMEÇA A PRODUZIR O DESFILE CÍVICO DOS 198 ANOS DE TATUÍ

Os grupos, escolas, instituições e associações interessados em participar do desfile devem se inscrever até o dia 10 de julho.

A Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Educação e de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, realizou, na quarta-feira (22/5), no Centro Cultural, uma reunião para organizar o Desfile Cívico de 11 de agosto, em comemoração ao 198º aniversário do município.

O encontro contou com a participação de 53 pessoas, entre diretores e coordenadores de unidades escolares, presidentes e coordenadores de instituições e associações, representantes militares e Comissão Organizadora – que conduziu a reunião. Essa Comissão foi instituída pela Portaria nº 046/2024 e é composta pelos secretários municipais Elisângela da Costa Rosa Cecílio (Educação) e Douglas Dalmatti Alves Lima (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer); pelo diretor de Cultura, Rogério Vianna; pelo diretor de Museus e Memória, Cristiano Guimarães; e pelos agentes de Turismo, Rafael Halcsik Coutinho e Jean Vinicios Sebastião.

O tema escolhido para este ano será “Patrimônio – Nossos Bens Culturais”, destacando a importância da preservação e da valorização dos elementos que compõem a identidade e a história de Tatuí. Isso inclui não apenas monumentos e construções históricas, mas também tradições, práticas culturais, artesanato, arte, literatura e música. “A preservação do patrimônio cultural é essencial para manter viva a memória das gerações passadas e transmitir esse legado às futuras. Além disso, o patrimônio cultural contribui significativamente para a construção da identidade cultural e para a promoção do turismo, beneficiando economicamente o desenvolvimento da cidade”, explicou o diretor de Cultura, Rogério Vianna, enfatizando ainda que é importante reconhecer a diversidade do patrimônio cultural e garantir sua representatividade, evitando a marginalização de certas tradições ou formas de expressão cultural.

Na reunião foi apresentado que cada grupo ou escola inscrita pode ter até 100 participantes. Aqueles que desfilarão com agrupamentos musicais (fanfarra/banda) devem especificar essa informação no ato da inscrição para facilitar a organização do desfile. Novas solicitações de participação passarão pela apreciação da Comissão Organizadora. Os interessados devem se inscrever até o dia 10 de julho, por meio de um formulário on-line disponível em https://bit.ly/44U52nM.

O Desfile Cívico deste ano acontecerá em um domingo (11 de agosto), aniversário de Tatuí, em seu trajeto tradicional, partindo da Rua XI de Agosto, com concentração nos arredores da EMEF “Eugênio Santos”, e se dirigindo até a Igreja São Roque. Como já é costume, ele será dividido em quatro segmentos: militar; educacional; clubes de serviços e associações; e o desfile de cavaleiros.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura@tatui.sp.gov.br, pelo telefone (15) 3259-3993 ou pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro Cultural (Praça Martinho Guedes, n° 12, Centro).

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.

AÇÃO ENTRE AMIGOS ARRECADA FUNDOS PARA RESTAURAR A ESCULTURA “O CONDUTOR”, SITUADA NA ETEC “SALES GOMES”

O vencedor da ação ganhará duas obras, que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.