3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5.  TATUIANO JORGE RIZEK É HOMENAGEADO NO PROJETO “ILUSTRES TATUIANOS” DURANTE A “NOITE DA SERESTA COM…

TATUIANO JORGE RIZEK É HOMENAGEADO NO PROJETO “ILUSTRES TATUIANOS” DURANTE A “NOITE DA SERESTA COM TERNURA”

A exposição fotográfica sobre a vida de Jorge ficará disponível para visitação no Museu até o dia 16 de junho, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Mais uma edição da tradicional “Noite da Seresta com Ternura”, com o Grupo “Seresteiros com Ternura”, acontecerá nesta sexta-feira (24/5), às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí. O projeto foi contemplado pelo Edital de Cultura nº 01/2023 “Maria Ruth Luz – Seleção de Propostas de Circulação na Expressão Música”, promovido pela Prefeitura.

Junto com a “Noite da Seresta com Ternura” acontecem as homenagens do Projeto “Ilustres Tatuianos”, que serão para o protagonista da arte, da cultura, do turismo e da noite do município, Jorge Rizek. A exposição fotográfica sobre a vida de Jorge – com fotos de seu acervo pessoal e também do acervo do Museu – ficará disponível para visitação até o dia 16 de junho, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

A seresta, gênero musical tão amado e apreciado pelos tatuianos, ficará sob a responsabilidade de Maria Inês de Camargo (afoxé e voz), Pedro Adilson Pavanelli (violão), Paulo Rita Aguiar (violão e cavaquinho), Leonel Antunes da Rosa (acordeão) – conhecido por Léo da Sanfona – e Carlos Orlando Mendes (violão e timba).

A entrada para prestigiar o evento é franca. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” fica localizado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails educativo.paulosetubal@gmail.com e museupaulosetubal@gmail.com ou pelo telefone (15) 3251-4969.

SOBRE O HOMENAGEADO

Nascido em Tatuí, Jorge Roberto Rizek é uma figura emblemática que contribuiu imensamente para o desenvolvimento cultural e turístico da cidade. Formado em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi, Rizek também estudou na Escola Estadual “Barão de Suruí”.

Sua carreira política inclui dois mandatos como vereador em Tatuí, além de 16 anos de atuação como secretário de Cultura e Turismo. Desempenhou papel fundamental como diretor do Departamento de Comunicação e como cerimonialista da Prefeitura de Tatuí. Sua paixão pela literatura o levou, no ano de 2002, ao lado de grandes nomes locais, a instituir o “Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais”, destinado à Rede Municipal de Educação, e o “Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônica e Poesias”, de âmbito nacional, no formato que até hoje é praticado pelo Museu. Essas iniciativas fomentaram a divulgação da obra de Paulo Setúbal e incentivaram a produção literária local.

Como produtor cultural, Rizek criou eventos memoráveis, como o Baile Vermelho e Preto, em 1980, o Clube Trololó, o Bar 8 ou 80, o Bar 5 meia 7 e festas itinerantes em diversos locais de Tatuí, incluindo a fábrica e o casarão dos Guedes. Ele também foi o idealizador da Feira do Doce, que atualmente está em sua 10ª edição, promovendo a valorização da cultura local e dos produtos gastronômicos tradicionais.

Sua atuação como colunista há 40 anos no jornal “O Progresso de Tatuí” reflete seu compromisso com a cultura da cidade. Sob a direção de Ivan Camargo, editor, jornalista, escritor e dramaturgo, Rizek continua a informar e entreter os leitores com suas colunas.

Atualmente, Jorge Roberto Rizek atua como cerimonialista e assessor de eventos corporativos, casamentos e aniversários. Recentemente, ele inaugurou o “Emílio Lounge Bar”, onde gerencia toda a administração e os eventos. Como empresário, ele está envolvido em várias iniciativas que impulsionam o desenvolvimento econômico e cultural de Tatuí.

Rizek é amplamente reconhecido como um promotor cultural e organizador de eventos que celebra e fortalece a identidade cultural de Tatuí. Sua atuação exemplifica um compromisso profundo com o desenvolvimento cultural e histórico da cidade, fazendo dele uma figura respeitada e influente na comunidade local. Jorge Roberto Rizek é, sem dúvida, um nome significativo para a cultura, o turismo e o desenvolvimento artístico de Tatuí, que deixará um legado duradouro e impactante para as futuras gerações.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.

AÇÃO ENTRE AMIGOS ARRECADA FUNDOS PARA RESTAURAR A ESCULTURA “O CONDUTOR”, SITUADA NA ETEC “SALES GOMES”

O vencedor da ação ganhará duas obras, que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.