3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  5. CENTENÁRIO DE WALDIR AZEVEDO, AUTOR DE “BRASILEIRINHO”, É CELEBRADO COM CONCERTO ESPECIAL NA BIBLIOTECA “BRIGADEIRO…

CENTENÁRIO DE WALDIR AZEVEDO, AUTOR DE “BRASILEIRINHO”, É CELEBRADO COM CONCERTO ESPECIAL NA BIBLIOTECA “BRIGADEIRO JORDÃO”

Com classificação livre, o concerto “Violão, cavaco e muita música para contar e tocar!” será com Rafael Meira (cavaquinho) e Guilherme Sparrapan (violão).

Os músicos Guilherme Sparrapan e Rafael Meira realizam nesta sexta-feira (24/5), na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, da Prefeitura de Tatuí, duas sessões – às 9h e às 14h -do concerto “Violão, cavaco e muita música para contar e tocar!”. A apresentação gratuita é uma celebração ao centenário de Waldir Azevedo, figura icônica do Choro brasileiro e autor do clássico “Brasileirinho”.

Com um repertório cuidadosamente selecionado, Guilherme Sparrapan, no violão, e Rafael Meira, no cavaquinho, apresentarão obras emblemáticas do compositor Waldir Azevedo, reconhecido como o precursor do cavaquinho no universo solístico do Choro. Entre estas obras, estão as músicas “Brasileirinho”, “Camundongo”, “Carioquinha”, “Sentido”, “Atrevido”, “Minhas mãos meu cavaquinho” e “Vê se Gostas”.

O concerto, que tem classificação livre e duração aproximada de 50 minutos, não se limita a uma aula de história da música, mas busca envolver os ouvintes em uma experiência autêntica e contemporânea da música brasileira.

Além desta apresentação na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, o concerto “Violão, cavaco e muita música para contar e tocar!” também será realizado, nesta quarta-feira (22/5), na EMEI “Prof.ª Maria de Lourdes Rosa Bueno”, do Parque San Raphael, exclusivamente para os alunos da instituição.

Este evento foi contemplado pelo Edital de Cultura nº 01/2023 – “Maria Ruth Luz”, da Prefeitura de Tatuí. A Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, local do concerto, está situada na Rua Santa Cruz, nº 405, Centro.

SOBRE OS MÚSICOS

O duo Guilherme Sparrapan e Rafael Meira são ativos no contexto musical, com uma trajetória de ensaios, pesquisa e transcrições. Está em evidência a participação do violonista Guilherme Sparrapan com o renomado flautista Toninho Carranqueira, um dos ícones da música brasileira instrumental contemporânea. Rafael Meira será palestrante de um Masterclass de Choro com as músicas de Waldir Azevedo, por meio do Projeto Guri, para professores e alunos, assim como tem publicado o livro infantil “Brasileirinho – Coleção O Chorinho dos Chorões”, como pesquisador e coautor com Mabel Zattera. O fato de Rafael e Guilherme serem exímios instrumentistas, e também atuarem como arte-educadores no momento, faz com que o projeto seja muito agregador com o formato de concerto didático.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.

AÇÃO ENTRE AMIGOS ARRECADA FUNDOS PARA RESTAURAR A ESCULTURA “O CONDUTOR”, SITUADA NA ETEC “SALES GOMES”

O vencedor da ação ganhará duas obras, que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.