No ano em que se comemora os 28 anos de atuação da Guarda Civil Municipal em Tatuí, a corporação recebe um local apropriado para os seus treinamentos e aperfeiçoamentos. Trata-se do Estande de Tiro “GCM Douglas de Oliveira Paulino”.
Situado na Rua Rosalina Holtz de Paula, nº 1.546, próximo ao Bairro Inocoop, o Estande de Tiro foi inaugurado na tarde desta quinta-feira (16/5) pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana.
A obra foi executada com participação de uma emenda parlamentar, no valor de R$ 200 mil, destinada pelos deputados Coronel Telhada e Capitão Telhada, por interlocução do vereador Fábio Villa Nova.
Na ocasião, também foi apresentado o novo veículo da frota da GCM, uma picape 0 Km, que estará disponível para patrulhamento de ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), podendo ser tripulada por até quatro integrantes. A nova viatura é fruto de uma emenda parlamentar disponibilizada pelo deputado federal José Aníbal, por solicitação do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Marcos de Abreu.
Os familiares do GCM Douglas de Oliveira Paulino, que dá nome ao Estande de Tiro, foram homenageados. A esposa de Douglas, Nelma Luiz da Silva Paulino, recebeu um braçal da Guarda Municipal; a mãe dele, Marlene Aparecida de Oliveira, foi agraciada com um quadro; e o filho, Rafael Mendonça Paulino, recebeu uma camiseta e uma viatura em miniatura.
Estiveram presentes na solenidade, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; o deputado federal Coronel Telhada; o deputado estadual Capitão Telhada; o vice-presidente da Câmara Municipal, Antônio Marcos de Abreu, e os vereadores Fábio Villa Nova, Paulo Sérgio de Almeida Martins, João Francisco de Lima Filho e Valdir de Proença; o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Cel. Miguel Angelo de Campos, e demais secretários municipais; o diretor estratégico da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Cel. Kleber Vieira Pinto; o comandante da Guarda Civil Municipal de Tatuí, inspetor Vanderlei dos Passos; o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Tatuí, Tenente PM Orlando Leme Filho; o prefeito de Paranapanema, Rodolfo Hessel Fanganiello; o chefe de gabinete da Prefeitura, Patrício Antunes Pereira; diversos secretários de Segurança Pública e comandantes de Guardas Civis Municipais das cidades da região; além de familiares e amigos do patrono do Estande de Tiro.
SOBRE O HOMENAGEADO
Douglas de Oliveira Paulino nasceu em 10 de julho de 1974, filho de Orlando Francisco Paulino e Marlene Aparecida de Oliveira e teve dois irmãos, Danilo e Diogo. Casou-se com Nelma Luiz da Silva Paulino e teve um filho, Rafael Mendonça Paulino, atualmente com 16 anos de idade.
No dia 1º de julho de 1997, após concurso público, iniciou a trajetória de guarda civil municipal, ingressando nas fileiras da corporação. Depois de ter participado de concursos internos, chegou à graduação de Subinspetor.
Paulino gostava de aprender coisas novas e, por isso, fazia muitos cursos, entre eles: Socorrista Resgatista; Curso Técnico-profissional para GCM’s; Pilotagem de Moto; Tatical Entrances – Swat, Dynamic Entry – Swat; Tiro para arma curta – revólver calibre .38; Agente de Autoridade de Trânsito; Técnicas Operacionais – Nível I; Cinotecnia; Conduta e Patrulhamento em Local de Risco; Instrutor de Tiro; e outros.
Em 23 anos de Guarda Civil Municipal exerceu com zelo sua escala de serviço, colaborando nos trabalhos do setor administrativo, na ronda rural, no patrulhamento de área, na ambiental e na sua grande paixão, a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal). Se dedicou à corporação no seu ideal, que é defender a sociedade e se doar de forma exclusiva ao bem-estar da população. Com seu jeito peculiar de ser, atuava com indiscutível profissionalismo e capacidade técnica no serviço público.
Paulino faleceu no dia 12 de dezembro de 2020, aos 46 anos de idade, vítima da Covid-19. Para a corporação da Guarda Civil Municipal de Tatuí ele deixou um legado de trabalho, caráter, amor à farda e exemplo a ser lembrado e digno de ser seguido.