3. Destaque
  5. EMEI É INAUGURADA NO BAIRRO NOVA TATUÍ COM CAPACIDADE PARA ATENDER ATÉ 150 CRIANÇAS DE…

EMEI É INAUGURADA NO BAIRRO NOVA TATUÍ COM CAPACIDADE PARA ATENDER ATÉ 150 CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS DE IDADE

A cerimônia de inauguração aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 15 de maio, e contou com a presença do governador em exercício, Felício Ramuth.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria da Educação, e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa Creche Escola, inauguraram na tarde desta quarta-feira (15/5), a EMEI “Professora Leila Salum Menezes da Silva”, localizada no bairro Nova Tatuí. Com investimento de R$ 3,6 milhões, a nova unidade escolar tem capacidade para atender até 150 crianças de 0 a 5 anos de idade, divididas em turmas de Berçário I e II, Maternal I e II e Pré-escola.

A cerimônia contou com a presença do governador em exercício, Felício Ramuth; do prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso; do presidente da FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Jean Pierre Neto; da dirigente da Diretoria de Ensino da Região de Itapetininga, Elizete Ribeiro Ponsi Petelinkar; da subprefeita de São Paulo e ex-deputada estadual, Damaris Moura; do vice-presidente da Câmara, Antônio Marcos de Abreu; dos vereadores Valdir de Proença, Micheli Vaz, José Eduardo Perbelini, Fábio Villa Nova, João Francisco de Lima Filho, Renan Cortez e Paulo Sérgio de Almeida Martins; da secretária da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio, e demais secretários municipais; do chefe de gabinete da Prefeitura, Patrício Antunes Pereira; do empresário Jonas Caetano Filho; e de familiares e amigos da patrona da escola.

Durante o evento, aconteceu o descerramento da placa da Unidade Escolar que, por meio da Lei nº 5.826/2023, de autoria do vereador Valdir de Proença, a nomeou em homenagem a professora Leila Salum Menezes da Silva. Em seguida, o filho da homenageada, José Gilton Menezes da Silva (Boge)e a nora da homenageada, viúva de Cassiano Ricardo, Sônia Menezes, receberam um mimo da primeira-dama Regiane.

A EMEI está situada na Alameda Dalva de Oliveira, sem nº, no Bairro Nova Tatuí. Em suas instalações, receberá até 70 alunos na Creche (de 0 a 3 anos de idade), em período integral, divididos entre turmas de Berçário I e II e Maternal I e II. Já na Pré-Escola, em período parcial, serão 80 alunos (de 4 e 5 anos de idade).

A equipe de trabalho será composta por, aproximadamente, 33 profissionais, distribuídos entre diretora, auxiliar de Direção, auxiliares de Serviços Gerais, cozinheiras, monitores e professores.

O prédio está situado em uma área total de 3.745,10 m², sendo 813,78 m² de construção, ficando com uma área livre de 78,3% para que as crianças tenham espaços externos para brincadeiras e atividades. Em suas dependências estão instalados: fraldário; lactário; sala de repouso para o berçário; sala referência para o berçário; salas de atividades para a Creche; salas de aulas para a Pré-Escola; secretaria; diretoria; sala dos educadores; recepção; brinquedoteca; sala para atividades diversas; parque; copa para funcionários; cozinha com despensa; refeitório; lavanderia; e sanitários de funcionários e infantil.

SOBRE A HOMENAGEADA

Leila Salum Menezes da Silva nasceu em Tatuí, no dia 31 de agosto de 1932. Cursou o primário na Escola Eugênio Santos e após o término deste, cursou o ginasial na Escola Barão de Suruí. Foi casada com Gilton Menezes, um dos pioneiros no ramo da fotografia no município, com quem teve quatro filhos: Emílio Augusto, Cassiano Ricardo, Marionildes e José Gilton.

“Dona Leila”, como assim era chamada, se formou pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e lecionou na escola Barão de Suruí, na Escola Industrial (ETEC “Sales Gomes”) e também na cidade de Cerquilho, nas disciplinas de Português, Francês e Latim. Teve entre seus alunos da 5ª série do Ensino Fundamental o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Celso de Mello Filho.

Fluente em cinco línguas, ela era uma mulher enérgica e exigente com seus alunos e com as coisas da vida; ao mesmo tempo, uma mulher solidária e prestativa, que amava ensinar. Dona Leila dedicou a sua vida ao ensino. Tornou-se, na cidade de Tatuí, uma referência na área da Educação. Mesmo já aposentada, entrou para a faculdade de Direito em Itapetininga, exercendo a profissão de advogada por 23 anos.

A cultura de Tatuí também deve muito à Dona Leila. Ela é autora de pesquisas históricas que ajudam até hoje na construção da identidade dos tatuianos, dentre elas o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, onde foi diretora de 1984 a 1986.

Vencedora de diversos concursos literários e profunda conhecedora das obras do escritor tatuiano Paulo Setúbal, Leila foi contemplada em segundo lugar no Prêmio Literário Paulo Setúbal, em 1969 e 1971. Além disso, conquistou o primeiro lugar nos anos de 1970, 1972, 1973, 1974 e 1975. Em 1993, por conta das comemorações do Centenário de Nascimento de Paulo Setúbal, Dona Leila lançou o livro “Biografia de Paulo Setúbal”.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.

AÇÃO ENTRE AMIGOS ARRECADA FUNDOS PARA RESTAURAR A ESCULTURA “O CONDUTOR”, SITUADA NA ETEC “SALES GOMES”

O vencedor da ação ganhará duas obras, que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.