1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo e Lazer
  4. »
  5. SARAU, OFICINAS, APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E EXPOSIÇÕES MARCAM O DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL NO CAPS-II

SARAU, OFICINAS, APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E EXPOSIÇÕES MARCAM O DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL NO CAPS-II

Publicado em:

No decorrer deste mês, estão acontecendo dez encontros em cinco creches da região central com o objetivo de apresentar aos monitores sobre o movimento da luta antimanicomial e os serviços de saúde mental no município.

A Prefeitura de Tatuí – por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II), coordenado pela psicóloga Marinara Soares e pertencente à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), dirigida por Cintia Scaglioni – realizará diversas ações em razão do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18/5.

A partir das 10h desta sexta-feira (17/5), na sede do CAPS-II (Rua Maneco Pereira, nº 570), acontecerá o Sarau “Vozes da Liberdade: Um encontro pela luta antimanicomial”, o qual o público poderá participar. A abertura do evento será com o DJ Gui Motta. Depois, acontecerão duas Oficinas: às 11h, Oficina de Fanzine, com a terapeuta ocupacional Marina Garcia; e às 13h, Oficina de Mandalas, com a psicóloga Liliana Rosa. Em seguida, às 14h, serão feitas apresentações artísticas e microfone aberto. Além disso, até às 17h, será possível conferir três exposições dos usuários do CAPS-II: uma de artesanato; a exposição “Eu me vejo em você”; e “Histórico da luta antimanicomial e reforma psiquiátrica”.

Em maio, outras ações sobre o tema já aconteceram e ainda serão realizadas ao longo deste mês. No dia 2/5, os usuários do CAPS-II receberam o Projeto “Biblioteca Itinerante – Intervalo Literário”, da Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, em parceria com a Secretaria da Educação. A escritora Raquel Prestes realizou a contação de história de seu livro “O Senhor Compratudo”, refletindo sobre dinheiro, felicidade, liberdade e natureza. E a coordenadora da Biblioteca, Maria Salete Pereira, promoveu dinâmicas e doou exemplares de livros.

Com a proposta de reinserção social, visando o acesso aos dispositivos de cultura de Tatuí, no dia 8/5 os usuários visitaram a Unidade 2 do Conservatório de Tatuí, como parte da Oficina “Ocupa-cidade”, com a terapeuta ocupacional Marina Garcia.

Também estão acontecendo dez encontros em cinco creches da região central com o objetivo de apresentar aos monitores sobre o movimento da luta antimanicomial e os serviços de saúde mental do município.

Vale destacar que em Tatuí, de acordo com a Lei Municipal nº 5.357, sancionada em 30 de maio de 2019, o Dia da Luta Antimanicomial consta no calendário de eventos do município. O objetivo é conscientizar a população acerca dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais (previstos na Lei Federal nº 10.216, de 6 de abril de 2001), relembrando a data com reuniões, exposições e apresentações voltadas à conscientização da população.

Compartilhe:

Outras

Notícias

INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA MARCA ATIVIDADES DO SENAI TATUÍ EM ABRIL

TATUÍ CELEBRA A SEMANA NACIONAL DE MUSEUS COM EXPOSIÇÃO DEDICADA AO TROPEIRISMO

Aberta ao público de maio até o dia 29 de junho, das 9h às 17h, a mostra reúne peças do acervo permanente do museu e obras do artista plástico tatuiano Mingo Jacob, que retrata a vida dos tropeiros e o cotidiano rural com grande expressividade.

MAIS DE 35 KM DE ESTRADAS RURAIS SÃO REVITALIZADOS EM TATUÍ NO MÊS DE ABRIL

Ao longo do mês, 13 bairros receberam serviços de regularização de estradas de terras.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.